FUTSAL E CIDADANIA – (Prof. Vanildo Leite / ParâmetrosCurriculares)

" A concepção de cultura corporal de movimento amplia a contribuição do FUTSAL escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e as capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o acesso e a participação no processo de aprendizagem.

Favorece, com isso, a modificação do histórico da área, que aponta para um processo de ensino e aprendizagem centrado no desempenho físico e técnico, resultando em muitos momentos numa seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas da cultura corporal de movimento.

O princípio da inclusão do aluno é o eixo fundamental que norteia a concepção e a ação pedagógica do FUTSAL escolar, considerando todos os aspectos ou elementos, seja na sistematização de conteúdos e objetivos, seja no processo de ensino e aprendizagem, para evitar a exclusão ou alienação na relação com a cultura corporal de movimento.

Além disso, aponta para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a afirmação de valores e princípios democráticos.

O lazer e a disponibilidade de espaços públicos para as práticas da cultura corporal de movimento são necessidades essenciais ao homem contemporâneo e, por isso, direitos do cidadão. Os alunos podem compreender que os esportes e as demais atividades corporais não devem ser privilégio apenas dos esportistas profissionais ou das pessoas em condições de pagar por academias e clubes. Dar valor a essas atividades e reivindicar o acesso a centros esportivos e de lazer, e a programas de práticas corporais dirigidos à população em geral, é um posicionamento que pode ser adotado a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de FUTSAL.

No âmbito da FUTSAL, os conhecimentos construídos devem possibilitar a análise crítica dos valores sociais, como os padrões de beleza e saúde, desempenho, competição exacerbada, que se tornaram dominantes na sociedade, e do seu papel como instrumento de exclusão e discriminação social.

................................

Pode, ainda, favorecer a formação de uma consciência individual e social pautada no bem-estar, em posturas não-preconceituosas e não-discriminatórias e, ainda, no cultivo dos valores coerentes com a ética democrática. "

– introdução adaptada do tema EDUCAÇÃO FÍSICA E CIDADANIA – do PCN de Ed. Física de 5ª a 8ª série – pag. 30.- MEC/1998.

 

A prática do FUTSAL, será pautada no princípio da FRATERNIDADE, prática esta, através de Atividades Físicas-Recreativas, que no âmbito escolar, tem como objetivo FAVORECER a CONVIVÊNCIA SOCIAL e o desenvolvimento PSICOMOTOR, INTELECTUAL e SÓCIO-AFETIVO do aluno, através dos seguintes valores:

·RESPEITO e DISCIPLINA, substituindo o individualismo e a desordem;

·COOPERAÇÃO, confrontando a disputa;

·FRATERNIDADE, confrontando a apropriação e

·EMANCIPAÇÃO, negando a dominação e submissão do homem.

Prof. Vanildo Leite. - [email protected]