FUTSAL CRIANÇA

 

 

 

A pratica do futsal  com esporte-aprendizado requer determinadas condições físicas e educativas.

 No futsal o desenvolvimento motor e de habilidades são complexas, pois os fundamentos do futsal que são mais de 10 tipo.

O programa de treinamento tem que ser rico em pequenos jogos de competição de curta duração, de pequena organização, de ligeiro formalismo, que favoreça á criança um clima facilitador da demonstração da aprendizagem conseguida em período de curtas atividades e que podem assumir as características  de jogo-treino e provas combinadas.

Á medida que a criança cresce, ela apresenta melhora e aperfeiçoamento das habilidades motoras e, mas habilidade dos fundamentos do futsal como nas atividades sociais e intelectuais.

O desenvolvimento da qualidade física-social estar diretamente relacionada com a quantidade e variedade de experiências vividas pela criança. A criança tem o tempo certo para adquiri esta maturidade.

 

INICIAÇAO AO FUTSAL

Vamos dividir em três grupo:

1-      De 6 a 10 anos.

2-      De 11 a 13 anos.

3-      De 14 a 17 anos.

GRUPO 1 – 6 a 10 ANOS.

 As aulas devem ser através da combinação de exercícios com bola e pequenos jogo formativos, que se tornarão cada vez mais complexos, tanto em regras como em movimentos.

Esta idade é que as crianças desenvolveram uma fase de produtividade quando são aplicados diversos movimentos e situação de jogos que vão melhora sua coordenação motora e social.

Nesta fase os treinos devem ser de observação das características genética, e não haver preocupação com a especialização e / ou aprimoramento da qualidade. A plasticidade do movimento melhora à medida que a criança crescer.

A criança tem necessidade de auto-afimação, de consolidar sues sentimento de valor e segurança, precisa de atividades vigorosas e enérgicas, que proporcionem algumas dificuldades e complexidade na execução.

Com a consolidação dos movimentos (automatização) deve ter muito cuidado para o aprendizado dos gestos desportivos (fundamento do futsal) correto, a fim de se evitar perda de tempo com reaprendizagem deste gesto ensinados erradamente.

GRUPO 2 – 11 a 13 ANOS.

Aprendizagem dos fundamentos do futsal que é a técnica e a forma de jogo que é a tática do jogo. É o inicio da atividade competitiva.

Esta fase, se faz necessário de alguns ajuste e adaptações para enquadrar esse tipo de futsal aos padrões de desenvolvimento físico e psicológico das crianças. As competições devem ter o caráter formativo e de socialização.

 A competição entre crianças não deve ser apenas uma redução do tempo de jogo e o tamanho e peso da bola.

Os  objetivos, conteúdos e métodos devem diferenciar em muitos pontos de vista daqueles que convêm aos adultos.

Na competição o adulto valorizar o resultado, que associar a vitória com superioridade e a derrota com a inferioridade, a competição é tratada como um produto, onde o seu valor esta relacionada diretamente com o resultado.

Este tipo de mentalidade é prejudicial a criança, pois a exaltação pela vitória e a sensação de fracasso não e é bem assimilada pela criança que não possuir perfeito controle emocional, gerando perturbações.

A atividade da escolinha deve ter os objetivo, nos conteúdo das aulas, nos exercícios dos fundamentos e nos jogos que tenha a finalidade de integração físico-social e que venha facilitar aproximação e a confraternização dos integrantes das equipes  e que através da competição levada avante pelo motivação e com respeito aos adversários vencido ou vencedor na qual, mais que a vitória  no campo  desportivo deve prevalecer á vitória no terreno da disciplina, da lealdade do respeito das pessoas envolvidas na competição.

O ganhar ou perder será então, uma medida do seu progresso, que teve ou não e tem de ser aceito por todos e professor e o aluno com  os acontecimentos verificados campo esportivo e daí retirar as lições e no seu conjunto de professor e aluno, venha ser corrigidos e preparar para um nova atividade de futsal corrigindo os ponto fracos e otimizando os pontos forte.

GRUPO 3 – 13 a 17 ANOS.

Esta é a fase da especialização da modalidade escolhida no caso o futsal.

Nesta etapa, com o aumento da intelectualidade os alunos e a aplicação de nova concepção técnicas e táticas serão bem recebidos e assimilados, mais a coordenação piora e influi diretamente com a motivação.

Entrando na segunda etapa, que coincidir com a fase do estirão do crescimento, as capacidades físicas como força, velocidade, resistências devem ser treinadas de forma lúdicas.

As alterações físicas marcantes desta fase causam sensíveis instabilidades psíquicas, que é alimentada pela instabilidade hormonal.

O comportamento critica e o de questionar a autoridade, que até então era admitido e o desejo de autonomia e de responsabilidade própria passar para o primeiro plano.

A discordância entre o querer e o poder traz fortes conflitos dos alunos com o mundo adulto, também o distanciamento em relação os pais e treinadores,  uma crescente propensão de se apegar-se aos amigos da mesma idade.

A saída é o convívio social os professores, têm de usar a competência e o respeito mutua e com o direito democrático de dar opinião e a cooperação ativa dos alunos nas aulas.

Estas mudanças trás profunda transformação nos interesses pela pratica do futsal.

 

“A criança não é um adulto e miniatura. Criança é criança”.

“Aprende-se o que se vive e vive o que se aprende”.