Não é raro ouvir jogadores de futebol reclamando do tempo que passam concentrados antes dos jogos. Mas a concentração - período de alguns dias no qual eles ficam reunidos em um hotel ou hospedagem - sempre foi um terreno fértil para a proliferação de passatempos coletivos. Além da resenha habitual entre os jogadores, muitos costumam recorrer ao pebolim, à sinuca e, principalmente, aos jogos de cartas.

Na novela “Avenida Brasil”, por exemplo, que tem como pano de fundo o dia a dia e a cultura do subúrbio brasileiro, uma das atividades prediletas de Tufão, um jogador de futebol aposentado, é jogar buraco. Em sua residência, o ex-craque e sua família passam horas a fio jogando conversa fora e disputando interessantes batalhas de carteado. É o lazer familiar brasileiro em sua mais pura manifestação. Atualmente, mesmo que as brincadeiras de jogos de cartas tenham se tornado mais raras, ainda existem versões online que alimentam a demanda por diversão.

Por ser um jogo de fácil aprendizado, com regras simples e que passam de geração para geração, o buraco pode ser praticado por qualquer um. Isso talvez explique sua importância nas confraternizações e reuniões familiares. Afinal de contas, quem nunca jogou uma partida de buraco?




Nos tempos dourados do futebol brasileiro, de Zico, Socrátes e Telê Santana, o buraco era o carteado preferido de 9 entre 10 atletas brasileiras. Mas com a evolução tecnológica, que levou para dentro da concentração notebooks, celulares, e poderosos aparelhos sonoros, esse costume se perdeu. Mesmo assim, o carteado permanece vivo por meio do poker, que é jogado tanto pessoalmente como em sites como o Jogatina.com

Para os apaixonados pelo jogo de buraco, resta a esperança de que esse passatempo tradicional não seja esquecido. Felizmente, alguns lugares ainda estimulam a prática do jogo e oferecem conteúdo atualizado sobre a atividade. Entre outras, para quem quiser saber mais de como jogar Buraco Online pode entrar nesse link e aproveitar.