Heronide Souza Silva¹ - [email protected]

 

As concepções das práticas pedagógicas estão intimamente relacionadas com o conhecimento e a reflexão das tendências pedagógicas, norteando as ações educativas desenvolvidas pelos professores. Estudos sobre a Didática no Brasil, de acordo com Libâneo (2002), revelam as relações existentes entre a história da didática e as tendências pedagógicas, classificadas em duas correntes: a liberal e a progressista.

As tendências da corrente liberal agruparam a pedagogia tradicional, a pedagogia renovadora e o tecnicismo educacional. Já as tendências da corrente progressista, agruparam a pedagogia libertadora e a pedagogia critico-social dos conteúdos.

As pedagogias liberais adotam a ideia de que a função da escola é preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, de acordo com suas aptidões individuais. Isso significa que se parte do pressuposto de que o individuo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes e, além disso, divulga igualdade de oportunidades, possibilitando a cada indivíduo a busca de seu aperfeiçoamento (LIBÂNEO, 2002).

Consideradas como referências norteadoras da prática educativa, é preciso ter em mente que os movimentos sociopolíticos e filosóficos exercem intensa influência sobre as tendências pedagógicas. As intenções pedagógicas disseminadas em cada tendência pedagógica oportunizam uma ligação entre as práticas pedagógicas, favorecendo ao professor o conhecimento, sem ter a pretensão de se configurar como uma verdade única e irrestrita.

Nesse sentido, conhecer e se apropriar das teorias e tendências pedagógicas é de extrema importância para que os professores possam refletir sobre sua prática, sem no entanto, estar constantemente vinculados apenas e uma delas. É preciso lembrar que, antes de adotar ou utilizar uma delas, é necessário refletir sobre suas

___________________

¹Mestrando em Educação Holística.

características, investigando aquela que mais convém ao seu desempenho acadêmico, procurando em sua operacionalização avaliar sua competência e qualificação, buscando agir com eficiência e atuar com qualidade.

Através da valorização e das trocas de aprendizagens, busca-se desenvolver as atitudes e aquisições de habilidades, substituindo a competição pela cooperação e solidariedade.

O professor deve planejar variadas situações de ensino e aprendizagem, como, por exemplo, propor problemas sem ensinar soluções, promovendo situações de equilíbrio e desequilíbrio, pois o objetivo é que os alunos aprendam, que verifiquem a veracidade das informações trabalhadas e, ao mesmo tempo, que pensem e repensem sobre elas. Logo, o aluno é sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem, devendo integrar e processar a informação e trabalhar o mais independentemente possível.