Sigmund Freud (1856 - 1939) foi um neurologista austríaco e fundador da psicanálise. Freud, como ficou conhecido, foi o homem que revolucionou os estudos da psicologia clínica e da psiquiatria. Inclinou-se ao estudo da medicina sendo Graduado em 1881 em Viena, Áustria. Interessou-se, a principio, pelo estudo da fisiologia do sistema nervoso e pela anatomia cerebral, obtendo em 1885 a habilitação para o ensino da neuropatologia. Dedicou-se à psiquiatria e mais tarde ao tratamento do histerismo e de outros transtornos nervosos.

O pensamento, Segundo Freud, “é o ensaio da ação”. A apreensão da realidade para se chegar ao pleno conhecimento ou aceitação da verdade se dá, a princípio, pelo ato de pensar. Pensando o indivíduo é capaz de organizar suas ideias de tal modo a ligá-las aos fatos que se sucedem para então         tirar ou chegar às suas próprias conclusões, este é o principal fundamento da psicanálise. Freud diz ainda que “a nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças”. Vivemos em um contexto social onde há diversas regras para os mais diferentes assuntos nas diversas estratificações sociais. Segundo ele, “somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro” então quiçá “seríamos muito mais felizes se a abandonássemos (a civilização) e retornássemos às condições primitivas”. São apenas conjecturas que sabemos não serem mais possíveis, pois o tempo passa e o que foi é como os segundos, os minutos e a hora que não retornam mais. Segundo esse autor, “a felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz”. (Sigmund Freud1856 - 1939).

Jorge Forbes, 2015 ao abordar sobre os escritos de Freud para os seus contemporâneos, salienta os três famosos textos sobre a organização social: “Totem e Tabu”, “Futuro de uma Ilusão” e “Mal estar na Civilização”. Segundo Forbes, “é nossa tarefa, hoje, reinterpretar essa sociedade, não mais à luz do Complexo de Édipo, mas à luz do amor além do pai que exigirá falarmos da responsabilidade de cada um ante sua escolha”.

Tanto o ócio quanto o estresse podem levar o indivíduo ao desencadeamento de uma depressão, como observou Freud que “a felicidade é um problema individual”, cada um deve buscar preencher seu tempo da melhor maneira possível para evitar consequências frustrantes. O autor disse que é inconcebível “imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto”, pois “a imaginação criadora e o trabalho” segundo ele "andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa”, disse Freud. O homem foi criado como uma máquina viva e precisa estar em ação; parada pode dar diversos defeitos, pois suas peças precisam estar em constante movimento para não serem danificadas com as intempéries da vida. Para Sigmund Freud “o homem enérgico e que é bem sucedido é o que consegue transformar em realidades as fantasias do desejo”. Parar e ver o tempo passar sem que se faça nada, nunca foi e jamais será solução para qualquer que for o problema. Cabe a cada individuo organizar-se de tal modo a não se entregar ao ócio, tampouco saturar-se de afazeres ao ponto de não dar conta de executá-los como se é devido. É preciso que se leve a cabo a ideia de “transformar em realidades as fantasias do desejo” de modo a concluí-lo com perfeição. Deve-se, no entanto, compreender que, como diz Freud, “se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte”, pois esta é inevitável. (Sigmund Freud1856 – 1939).

O objetivo deste trabalho é abordar sobre os Fundamentos e conceitos da Psicanálise: a verdade e a apreensão da realidade