Por: Cléia Elaine Soares - [email protected]

Funcionários de supermercado: motivados, trabalhando em equipe e pensando antes de fazer

Tive a honra de ‘ver com meus próprios olhos’ funcionários de supermercado trabalhando motivados, com espírito de equipe, comunicação aberta, desenvolvendo estratégias criativas de atender ao cliente com agilidade. Foi tudo tão impressionante que gostaria de compartilhar essa experiência.

Mas, o que me deixou mais impressionada foi verificar que os colaboradores e os líderes estavam ‘pensando antes de fazer’. Imagine um supermercado que negocia, recebe mercadorias, expõe na gôndola, passa pelo caixa, atende ao cliente, enfim, segue toda sua rotina e, ainda tem tempo para:

 - Participar de treinamento com foco na P.P.P (Pausa Para Pensar);

- Planejar coletivamente (isso mesmo!);

- Trabalhar em equipe para: reduzir material de higiene, limpeza, embalagem; implantar controle de redução de gasto de energia elétrica e água, reduzir gastos de material de almoxarifado, reduzir custo de alimentação, aumentar a venda na perfumaria, implantar sistema de comanda eletrônica no restaurante. Agora o que me deixou mais impressionada foi a reorganização do layout do depósito...

- Criar soluções inovadoras (usando um sistema de cores de etiquetas para controle de perdas na armazenagem de alimentos perecíveis e não-perecíveis).

O que me deixou muito impressionada foi que os funcionários conseguiram realizar todas as suas atividades rotineiras fazendo uma P.P.P (Pausa Para Pensar). Também planejaram ações complexas, cumprindo prazos, inovando, trabalhando em equipe, diminuindo custos nos processos e aumentando a lucratividade do supermercado.

O mais gostoso foi perceber que as pessoas que trabalham em supermercados podem também: trabalhar e se divertir ao mesmo tempo!

Os funcionários utilizaram o TEvEP®. Trata-se de um método simples e descomplicado para planejar e executar toda e qualquer ação.

TEvEP® é uma metodologia criada por Eduardo Shana, pesquisador e diretor acadêmico da HomoSapiens escola de planejamento. É um método de planejamento para fazer acontecer. Ele funciona como um “protocolo” de comunicação entre as pessoas e facilita a organização das informações e a mobilização de recursos.

A pessoa, utilizando o TEvEP se sente capaz de perceber, em um só olhar, as conexões entre as partes, as partes desconectadas e a maneira de reconfigurar e fazer novas conexões para valorizar o evento.

O TEvEP é uma conjugação de Tempo/Evento/Espaço e Pessoas. Estes são os quatro princípios de um evento. O tempo é o fio condutor onde penduramos os nossos eventos. Os eventos sejam eles pessoais sociais ou profissionais, precisam ter significado para as pessoas e podem causar conforto ou desconforto.

TEvEP®: Redução de material de higiene e limpeza.

Problema: necessidade de controle dos materiais de higiene e limpeza.

Solução: os funcionários se reuniram e criaram uma planilha para controle.

Resultado: conseguiram uma redução de 72% no desperdício.

Funcionários do supermercado que desenvolveram o TEvEP: Luciana Valadares, Heraldo Jorge, Nataniel Cerqueira, Naíme Silva, Maxsuel Cabral.

TEvEP®: Metodologia preventiva para controle de perdas na armazenagem de alimentos perecíveis e não-perecíveis

Problema: tratar da questão da validade de produtos.

Solução: trabalho em equipe: nutricionistas e funcionários de Padaria, Açougue, Frios para criação de etiquetas de coloridas.

Resultado: em três meses houve redução de 64% dos produtos vencidos e 44% de diminuição dos produtos a vencer.

Funcionários do supermercado que desenvolveram o TEvEP: Maria Cristina A.V. Machado, Ingrecht Granja da Silva, Lívia Torres de Carvalho, Mariana Oliveira Monteiro, Patrícia Brito Vieira, Rafaela Dutra Ribeiro, Sheila Cristina de O.S. de Mendonça.

TEvEP®: Layoutização do depósito

Problema: manter a organização, limpeza e agilidade do depósito.

Solução: os funcionários se reuniram e criaram placas indicativas das categorias.

Resultado: em 4 meses - redução de 40%  das perdas da loja; redução de 12% da troca da loja e 65% nos produtos vencidos.

Funcionários do supermercado que desenvolveram o TEvEP: Nataniel Cerqueira, Heraldo Jorge, Pedro Rogério, Patrick Francisco.

A seguir alguns exemplos que como o TEvEP foi utilizado em uma Rede de Supermercados. Foram 10 apresentações no 2º Festival de Projetos com o TEvEP® dos funcionários da Rede de Supermercados Superbom com diretoria do Sr. Joilson Maciel Barcelos Filho e Licínio Maciel Barcelos Netto e do Gerente de Projetos da Barcelos PRÓ-10, Sr. Manoel Luiz da Silva Gomes. A seguir serão apresentados 3 cases de sucesso: