Funcionalismo Norte-Americano

Orlando Rocha Machado (UFC)

Givón lembra que os universais não são absolutos, mas uma questão de grau ou tendência.

Segundo Márcia Nogueira (2013), Givón lembra que os princípios de iconicidade não são universais absolutos, regras categóricas do funcionamento linguístico. Eles representam uma preferência ou tendência no uso de uma língua natural. Esses princípios competem na determinação da expressão linguística. Também, Givón lembra que em relação ao princípio de marcação, uma estrutura pode ser marcada (mais complexa, menos frequente) em um contexto e não ser marcada (menos complexa, mais frequente) em outro.

O GATO E A BARATA

A baratinha velha subiu pelo pé do copo quase cheio de vinho, que tinha sido largado a um canto da cozinha, desceu pela parte de dentro e começou a lambiscar o vinho. Dada a pequena distância que nas baratas vai da boca ao cérebro, o álcool lhe subiu logo a este. Bêbada, a baratinha caiu dentro do copo. Debateu-se, bebeu mais vinho, ficou mais tonta, debateu-se mais, bebeu mais, tonteou mais e já quase morria quando deparou com o carão do gato doméstico que sorria de sua aflição, no alto do copo.

- Gatinho, meu gatinho – pediu ela –, me salva, me salva. Me salva que assim que eu sair eu deixo você me engolir inteirinha, como você gosta. Me salva. - Você deixa mesmo eu engolir você? – disse o gato. - Me saaalva! – implorou a baratinha. – Eu prometo.

O gato virou o copo com uma patada, o líquido escorreu e com ele a baratinha que, assim que se viu no chão, saiu correndo para o buraco mais perto, onde caiu na gargalhada. - Que é isso? – perguntou o gato. – Você não vai sair daí e cumprir sua promessa? Você disse que deixava eu comer você inteira.

- Ah, ah, ah! – ria então a barata, sem poder se conter. – E você é tão imbecil a ponto de acreditar na promessa de uma barata velha e bêbada?

Moral: Às vezes a autodepreciação nos livra do pelotão.

Millôr Fernandes – Fábulas Fabulosas. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/millor/fabulas/074.htm> Acesso em: 13/12/2012.

 Manifestação do Princípio de Iconicidade (Givón) na sequência de orações abaixo.

Bêbada, a baratinha caiu dentro do copo. Debateu-se, bebeu mais vinho, ficou mais tonta, debateu-se mais, bebeu mais, tonteou mais...

Observa-se a manifestação do princípio de iconicidade de Givón, ordem de ocorrência e ordem reportada, ou seja, a ordem temporal na qual os acontecimentos ocorreram é espelhada no relato linguístico desses acontecimentos.

 Classificação das orações em destaque como passagens de Figura (Fi) ou Fundo (Fu).

a)... que tinha sido largado a um canto da cozinha,...

Oração de Fundo (Fu), apenas serve de comentário.

b) Dada a pequena distância que nas baratas vai da boca ao cérebro,...

Oração de Fundo (Fu), explicação ou comentário.

c) Bêbada, a baratinha caiu dentro do copo.

Oração de Figura (Fi), ordenada em uma sequência temporal.

d) O gato virou o copo com uma patada,...

Oração de Figura (Fi), ordenada em uma sequência temporal.

e) ... saiu correndo para o buraco mais perto

Oração de Figura (Fi), ordenada em uma sequência temporal.

 O processo de gramaticalização, o uso do verbo COMEÇAR nas orações abaixo.


I. A aflição da baratinha velha começou
II. A baratinha velha começou a lambiscar o vinho.

Na afirmativa I o verbo começar comporta-se como verbo pleno, enquanto na oração II devido à descategorização, ou seja, à diminuição do estatuto categorial de itens gramaticalizados, e consequente aparecimento de formas híbridas, o verbo pleno  se comporta como auxiliar na locução verbal, com valor gramatical de tempo: começou a lambiscar.

 Comparação das duas orações adjetivas com base no Princípio de Marcação (Givón). Considerando a utilização delas em textos de linguagem coloquial oral de pessoas com pouca escolaridade.


I. A baratinha fugiu depois que conseguiu a ajuda de que precisava. 
II. A baratinha fugiu depois que conseguiu a ajuda que precisava.

A frase I pode ser analisada como a forma marcada (mais complexa, menos frequente), enquanto a frase II, como forma não marcada ( menos complexa, mais frequente).