A Central Telefônica é um aparelho que permite que exista comunicação entre os telefones internos de uma empresa, de uma forma automatizada. Basicamente seu funcionamento é da seguinte forma: Um telefone principal é conectado diretamente á linha telefônica da operadora contratada pela empresa, essa linha principal nos termos técnicos é conhecida como tronco. Os outros telefones da empresa são conectados com o formato de ramal, que são linhas telefônicas internas dessa central telefônica, e a central telefônica permite essa transferência de ligação do tronco para os ramais.

Além disso, uma central telefônica moderna como as atualmente vendidas no mercado tem outras funcionalidades que facilitam o dia-a-dia das empresas através de seus softwares internos como, identificação de chamadas, filas de ligação, mensagens automatizadas, atendimento automático, criação de grupos de chamadas para aumentar a segurança das informações trocadas entre os ramais, deixar chamadas em espera entre muitas outras funcionalidades.

A partir disso é possível perceber que ter uma central telefônica em uma empresa que tem a necessidade de fazer comunicação interna, facilitar e aumentar a capacidade de recebimento de ligações externas, além de deixar alguns processos mais seguros e automáticos é uma grande vantagem.