O que é um advogado criminalista?

Advogados criminalistas também conhecidos como advogados de defesa criminal e defensores públicos defendem indivíduos, organizações e entidades que foram acusados de um crime. Um Advogado criminalista pode lidar com um espectro diversificado de casos criminais, que vão desde crimes de violência doméstica, crimes sexuais, crimes violentos, crimes envolvendo drogas, condução de veículo sob a influência de álcool, roubo, apropriação indébita, fraudes até orientações e recursos em geral.

Formação exigida e atuação

Como todos os advogados, advogados criminalistas devem obter o título de Bacharel em Direito e passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB). A OAB é responsável por representar os advogados brasileiros e determinar a regulamentação da advocacia no Brasil. Regularmente aplica o exame da ordem para fornecer a carteirinha que possibilita que o advogado possa exercer a profissão plenamente juntos aos diversos órgãos do sistema judiciário.

Descrição do trabalho

Um advogado criminalista representa os réus acusados nas esferas estaduais, federais e nas apelações junto aos tribunais. O seu âmbito de prática inclui audiências de fiança, negociações, julgamento, audiências de revogação (liberdade condicional), recursos e remédios jurídicos posteriores à condenação. Como parte das funções de trabalho, entre outras, um advogado criminalista vai:

• Investigar o caso e entrevistar testemunhas;
• Pesquisa de jurisprudência, estatutos, códigos de crimes e do direito processual;
• Construir uma defesa e desenvolver uma estratégia do caso;
• Negociar com o Ministério Público barganha para acusações e penas menores;
• Defesa para o réu durante o julgamento;
• Apelações de penas.

Advogados criminalistas também devem ter uma compreensão aprofundada do funcionamento do sistema estadual, federal, regras locais, procedimentos judiciais, leis e juízes locais para navegar pelo sistema da justiça penal de forma eficiente e competente.
Além disso, é necessário construir uma relação forte cliente-advogado e ter excelentes habilidades interpessoais. Réus criminais são um grupo exigente, que às vezes passam por muitos advogados antes de escolher um que eles gostem. Portanto, a capacidade de atrair e reter clientes são essenciais para uma prática de defesa criminal próspera.

Caso esteja procurando um advogado criminalista em São Paulo procure por Giancarlo Vay no google.