Com mais de 36 milhões de consumidores via internet, as franquias virtuais cada vez mais despontam como uma tendência bastante interessante de mercado, e de olho neste público que cresce ano após ano as franquias pela internet se tornam cada vez mais uma ótima alternativa para se investir.

Existem atualmente pelo menos 12 franquias existentes no Brasil operando sem que tenha a necessidade de contar com lojas físicas.

Além disto é importante citar que toda a variedade dos serviços que são oferecidos através deste tipo de rede são bastante grandes, como exemplo podemos citas as vendas de soluções em estratégias de marketing digital, serviços de consultorias variados, ofertas de emprego e ainda uma venda de produtos eletrônicos.

Sobre as franquias virtuais

Seguindo todas as regras de redes tradicionais, as franquias pela internet devem obedecer também os parâmetros de leis de franquia, bem como toda a prática de mercado atual em toda a sua concessão e gestão.

Podemos dizer com isto porém que a principal diferença existente está em todos os custos iniciais, o que são considerados como inferiores aos investimentos de uma franquia considerada física, já que não é preciso se alugar estabelecimentos comerciais, ou ainda manter uma grande equipe de colaboradores se oferecendo uma boa oportunidade de franquias baratas.

Os baixos custos de investimento e ainda uma ótima possibilidade de retornos rápidos e ainda um mercado que poderá faturar milhões ou bilhões anualmente, este modelo de negócios é uma verdadeira tentação para novos empreendedores de mercado.

Apesar disto é importante que os franqueadores virtuais contam com um cuidado onde irá se dar uma transferência para que os novos empreendedores não comecem a realizar seus trabalhos no escuro. Afinal de constas, uma vez que não existem sedes físicas, é possível se presumir que todo o treinamento deverá ser oferecido de forma online? Mas não é sempre que isto acontece.

No caso das franquias pela internet deverá também ser de interesse de cada franqueador ficar encarregado de como irá funcionar de uma vez por todas este processo. No caso de franquias virtuais deverá caber aos franqueadores ficarem encarregados de como irá funcionar este processo.