As escolas de inglês estão por todo o lado, mas nem sempre ostentam a marca de uma franquia de curso de idiomas confiável. Muitas vezes, elas nascem da iniciativa de pessoas que decidem abrir uma escola e captar alunos das redondezas, normalmente atraídos por preços convidativos.

Essas escolas são denominadas “bandeira branca” porque não possuem vínculo com nenhuma franquia – o que significa que não têm processos administrativos e metodológicos estruturados, e ensinam a partir de livros didáticos disponíveis para venda em livrarias especializadas. Quando se opta por estudar em uma escola assim, paga-se menos, uma vez que os custos de operação são inferiores ao de escolas franqueadas.

É importante compreender, porém, que o valor repassado aos clientes que estudam em uma franquia de escola de idiomas compreende parte do valor agregado que as pessoas adquirem quando se matriculam em um curso de inglês: a garantia de um ensino de qualidade, que as franquias buscam por meio de estudos e desenvolvimento de sua metodologia, a fim de se manterem competitivas.

A maioria das escolas “bandeira branca” não contam com a estrutura de atualização de material e treinamento de professores, tão importantes para a qualidade do ensino oferecido. Por outro lado, as franquias de escola de inglês possuem padrões de qualidade a serem seguidos, desde o material utilizado até o treinamento de professores, passando pelo monitoramento do nível dos alunos para se certificar que os mesmos estão de fato aprendendo.

Riscos ao contratar serviços

Além do ensino em si, quando se contrata uma prestadora de serviços, como um curso de inglês, há estrutura e segurança até mesmo nos meios de pagamento. Escolas maiores oferecem comodidade como boleto bancário e contratos confiáveis, com a segurança de que os direitos do consumidor serão respeitados e a garantia de que surpresas desagradáveis não aparecerão ao longo do curso – por exemplo, a escola fechar as portas.

Franquias de escola de inglês oferecem todo um aparato que garante ao consumidor que seu contrato será cumprido até o fim, além de disponibilizar uma estrutura física e de funcionamento padronizada nacionalmente. Tanto as metodologias quanto os processos internos são fruto de estudos, testes e aprimoramento, o que garante um ensino de qualidade e segurança ao contratar um serviço tão importante como o de educação, que é um verdadeiro investimento.