O mundo passa por um momento em que a sustentabilidade e o compromisso social das empresas se tornaram imprescindíveis para a conquista de um nome de respeito e credibilidade no mercado. Por isso, as franquias de escola de inglês estão se adaptando às novas demandas e desenvolvendo projetos de responsabilidade social dentro de suas unidades, das mais diversas formas.

Anualmente, a Associação Franquia Solidária (AFRAS) - vertente social da Associação Brasileira de Franchising (ABF)- homenageia as empresas que executam projetos sociais com o Prêmio ABF - AFRAS Destaque em Responsabilidade Social. Com isso, a AFRAS visa incentivar outras franquias a investirem em responsabilidade social, o que também pode ser um diferencial para a empresa.

Algumas franquias de escola de inglês, por exemplo, disponibilizam uma quantidade de bolsas de estudo para alunos que não podem pagar pelos cursos de inglês. O processo de escolha depende de cada escola, porém a transparência é fator imprescindível.

Outros projetos também já são desenvolvidos, como visitas às comunidades carentes para doar desde produtos e serviços até materiais escolares, também realizam dinâmicas para lazer e aprendizagem. Além disso, são realizados projetos específicos para cada época do ano, como doação de cobertores e agasalhos no inverno, ou chocolates na páscoa. O importante é ajudar ao próximo.

Aprender e ajudar

Esses trabalhos normalmente envolvem o corpo docente da escola (professores e funcionários em geral). Porém, os alunos também podem fazer parte dos projetos. É uma forma de envolvê-los ainda mais com a escola, por meio de atividades extraclasse, e com ações beneficentes, levando-os a se sentirem capazes de ajudar.

A atividade pode ser desenvolvida em sala de aula e planejada juntamente com os alunos, cada qual dando sugestões para a execução do projeto. Dessa forma, os estudantes aprenderão um novo vocabulário e terão oportunidade de desenvolver suas habilidades escrita e oral através de atividades avaliativas, como a escrita de um pequeno texto ou uma apresentação sobre suas impressões em relação ao projeto.