Uma das peculiaridades das franquias de escola de inglês é o público que elas costumam atrair como possíveis franqueados. É comum que o colaborador de uma franquia, quando gosta do trabalho, do negócio, produto ou serviço, procure saber mais sobre a empresa quando quer investir em um negócio próprio. No entanto, mais que os outros segmentos, as franquias de escola de inglês costumam ter funcionários e professores como grandes propulsores de seu crescimento. 

Isso acontece devido ao envolvimento que eles têm com a escola e com os alunos. A maioria dos professores segue na profissão por amor. O primeiro fator a chamar a atenção deles para a franquia é o método de ensino, ver que ele funciona de fato e acompanhar o desenvolvimento dos alunos é grande fator motivador. Eles costumam buscar o próprio negócio como uma forma de crescer financeiramente sem abandonar a profissão que gostam, porém, é muito raro terem conhecimento sobre a parte operacional, ou noções de gestão e administração.

Franquias de escola de inglês devem estar preparadas

As franquias de escola de inglês perceberam que grande parte de sua expansão se deve a esses ex-funcionários, principalmente professores. Devido ao interesse e à aptidão que eles têm para cuidar da parte pedagógica e ao pouco conhecimento empresarial, as franqueadoras precisam estar preparadas para orientá-los. O suporte oferecido acaba se tornando fundamental para o sucesso do negócio.

Por isso, diversas franqueadoras têm reformulado conceitos para evitar erros de gestão e reduzir o número de desligamentos. É necessário aprender com os erros cometidos no modelo anterior e buscar envolver esses franqueados de maneiras diferentes. Simplificar sistemas operacionais e dar um bom treinamento gerencial ajuda muito. Afastar esses professores da função que gostam de exercer para poderem se dedicar à gestão da unidade pode acabar sendo frustrante.

As redes agora buscam entender o que esses profissionais buscam e como gostariam de trabalhar para mantê-los motivados e, a partir disso, montam sistemas e reorganizam o suporte fornecido. Algumas franquias de escola de inglês, inclusive, tentam oferecer atrativos financeiros, como a participação do franqueado no lucro da venda do material didático. Esses ganhos fazem a diferença para que o franqueado veja a rentabilidade do negócio e isso tem grande poder de motivação, dessa forma, é possível trabalhar para atingir metas novas e cada vez maiores tanto para a franqueadora quanto para o franqueado.