Já é conhecimento geral que é preciso manter a marca atualizada, renová-la e readaptá-la com o passar do tempo. Isso também é comum quando se trata de franquias de escola de idiomas. Existem diversas maneiras de buscar e propor essa renovação, de forma mais sutil ou radical, seja com um novo planejamento de marketing a até um novo conceito. Mas, principalmente, é possível implementar ferramentas de gestão eficazes, que ajudam a revitalizar os produtos e serviços da franquia, sem grandes gastos. Isso pode ser feito gerenciando estratégias através de pessoas.

A maior parte das franquias de escola de idiomas mantém poucas pessoas que podem ser consideradas de grande confiança e cobra eficiência na parte operacional sem oferecer programas de desenvolvimento, treinamento, ou motivacionais. Assim, a equipe não se integra e os colaboradores não se sentem participativos. Esse cenário compõe apenas uma estrutura burocratizada e totalmente dependente de decisões de algumas pessoas específicas, fechada e que se perde em meio a sistemas de controle internos. São redes sem visão, que conseguem enxergar o quanto economizam, mas não veem o quanto poderiam ganhar e não o fizeram.

Também existem, no entanto, algumas redes que buscam o crescimento da qualidade do pessoal e, para isso, criam programas de qualidade, tentam implantar um sistema que motive, com possibilidade de diálogo, incentivando que essas pessoas tragam ideias para o desenvolvimento da empresa. Mas, mesmo assim, isso muitas vezes se mostra insuficiente ou ineficaz, levando muitos a questionar o eu fazer para que os colaboradores desenvolvam habilidades como liderança, criatividade e iniciativa.

Como alavancar os resultados das franquias de escola de idiomas?

Não tem jeito. Para alavancar os resultados das franquias de escola de idiomas é preciso que a franqueadora invista no pessoal para se desenvolver operacionalmente. Considerando isso, levantamos uma série de pontos e os apresentamos aqui, para que vocês possam avalia-los e, com isso, buscar melhorar a qualidade da sua marca e desenvolvimento da empresa.

Avalie, em primeiro lugar, se seus colaboradores e parceiros são leais ao seu negócio e se eles demonstram satisfação em trabalhar. Esses são os principais fatores para avaliar como anda a motivação da sua equipe. Preste atenção também em pontos como o tempo médio que os colaboradores trabalham na empresa.

Em seguida, faça uma avaliação da empresa. Avalie se existe e em que grau, preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores e se a rede possui um alto volume de litígios trabalhistas. Pense, você considera os colaboradores valiosos para sua equipe? Analise ainda se seus processos foram implementados há mais de dois anos, se treinamentos são vistos como despesa ou investimento, se existe incentivo à participação das pessoas nas decisões e como anda a comunicação interna.

Dependendo das respostas, realmente pode ter chegado a hora de mudar, envolver as pessoas nas estratégias e melhorias da empresa para melhores resultados. Com uma equipe de alta performance, não há como sua franquia de escola de idiomas ficar para trás.