Existem muitos mitos quando se trata de franquias de escola de idiomas, várias meias verdades surgem, principalmente no que tange o funcionamento do sistema. É importante conhecer a realidade desse mercado para fazer a escolha certa da melhor franquia para seu perfil, já que vários destes pré-conceitos não são condizentes com a realidade do setor. Assim, evitam-se possíveis armadilhas no processo de aquisição da franquia.

Alguns dos mitos existentes referem-se à disponibilidade de tempo e dinheiro do investidor, ou ao relacionamento com a franqueadora, quase sempre apresentando vantagens que retratam a aquisição da franquia como um negócio quase irresistível, mostrando-o como de baixo risco, retorno garantido e pouco trabalho. Na realidade, o cenário não é exatamente esse. Como qualquer outro investimento, uma franquia exige dedicação de tempo e dinheiro, flexibilidade para adaptar-se ao padrão da rede e grande habilidade de relacionamento, principalmente para lidar com os alunos. Devido a essas meias verdades, muitos adquirem franquias impulsivamente, sem o conhecimento e preparo necessários para mantê-las, e os resultados acabam não sendo como o esperado.

Alguns mitos em relação às franquias de escola de idiomas

O primeiro mito é que qualquer um pode adquirir uma franquia. Sim, elas são negócios acessíveis e existem formatos para quase todos os tipos de investidor, mas é diferente de gerenciar um empreendimento independente, por conta própria, e diferente de ser um empregado. Na verdade é uma mistura disso porque você possui e conduz uma unidade, porém seguindo padrões e normas pré-estabelecidos. Outro grande mito é em relação ao baixo risco. É comum associar franquia à segurança, porém, apesar de receber orientação e o modelo de negócio pronto, não existe “receita de bolo”. O franqueado terá que operar bem o negócio, com dedicação e esforço.

Mais uma inverdade é que uma marca forte garante o sucesso da franquia. No entanto, apenas a marca não será suficiente para o sucesso do negócio se não for bem trabalhada e mantida pela franqueadora. Muitos cometem o erro de confiar apenas no renome da empresa, mas, sem o devido esforço com o negócio, será facilmente substituído pelo aluno. Outro erro comum é acreditar que se pode avaliar o contrato sem auxílio de um advogado. É preciso muito cuidado, pois eles podem ser extremamente tendenciosos. O auxílio de um advogado ou consultor especializado em franchising pode ajudar e esclarecer todos os pontos do contrato alertando-o quanto a possíveis problemas futuros por aderir a esse modelo de negócio.

Por fim, conheça todas as taxas que lhe serão cobradas, lembrando que é lei que elas constem na Circular de Oferta. Lembre-se também de que é fundamental manter contato com outros franqueados da rede, já que eles podem estar em situações que você poderá enfrentar e que todos trabalham pelo crescimento e desenvolvimento da franquia de escola de idiomas.