Há muito tempo, as fotos de casamento serviam apenas para registrar o dia da cerimônia. Esse pensamento seguia a linha do surgimento da fotografia, cujo o objetivo inicial era rigistrar os acontecimentos. Ao longo dos anos, os fotógrafos foram vendo na fotografia, uma possibilidade de criar arte, e não não mais apenas um clique histórico.

Fotos de casamento: evolução

No princípio, as fotos eram posadas e serviam para compôr o álbum de casamento, objeto este que era tradicional e ficava guardado para ser mostrado posteriormente para os filhos, netos etc. Para gerações sucessoras.

Ao longo dos anos, com a evolução do modo de fotografar, essas mesmas fotos ganharam contornos mais discontraídos e divertidos. O intuito é o mesmo: registrar o dia e guardar de recordação, mas a forma como essas fotos são tiradas e também organizadas mudou bastante de uns tempos para cá.

Ensaio pré-casamento e Trash the Dress

Além das fotos que registram o dia do casamento, os fotógrafos têm sugerido outras formas de ensaio fotográfico. As fotos pré-casamento, são tiradas geralmente ao ar livre, com roupas mais discontraídas, como se formassem um book do casal. Alguns noivos procuram contar uma história, ou eternizar um local que seja muito importante para eles.

O Trash the Dress já tem outro conceito. É feito após o casamento com as roupas usadas na cerimônia. No ensaio, os noivos geralmente estão em lugares inusitados, como uma praia ou atravessando uma rua em plena hora do Rush. A intenção é dismitificar a ideia de que os noivos precisam estar impecáveis quando estão trajados para o casamento. Alguns casais usam tintas e outros materiais para discontrair ainda mais o clima da fotografia de casamento.