No Fotojornalismo e Videojornalismo se trabalham como os jornalistas fotógrafos e cinegrafistas (revistas, jornais, televisão e cinema), registrando tudo. O segredo é saber a seqüência do que será gravado, como em um casamento, unindo os aspecto objetivo (técnica) e o subjetivo (visão pessoal).

Podemos dizer que o fotojornalismo e o videojornalismo fazem o papel de informar, através de enquadramentos e dos acontecimentos. O profissional intervém subjetivamente sem interferir nos fatos e muitas vezes usa do Design como forma artística de se criar um produto final, seja no álbum diagramado ou num filme editado. O importante é ir além do simples registro documental, e ter estilo arrojado e transformar o material em uma mensagem eterna.

Esse gênero de captação da imagem jornalística vem se popularizando juntamente com a revolução digital, em que o fotojornalista e o videojornalista podem-se pautar e editar o próprio material. É um formato alternativo que se agrega ao formato tradicional (que conta com uma equipe). Hoje esse estilo de captação e edição de imagens são usadas nas empresas do ramos de cobertura de eventos sociais, sendo um diferencial na venda, pois deixa o produto final mais dinâmico e informativo que o tradicional.

Confia-se, portanto, na capacidade do profissional, dos equipamentos e das técnicas para se eternizar os momentos que se consideram valiosos. Recordar com a fotografia e o filme os acontecimentos que duram somente aquele dia e instante. Por isso é muito importante conhecer a empresa e seu material, para ter certeza do que se contrata.

Profissionalismo e Técnica

O que conta é o profissionalismo e a técnica, que depende da escolha da empresa a ser contratada. É necessário pesquisar e conhecer as empresas de Foto e Filme, para saber quem e como vai ser registrado aquele momento único. Para uma cobertura completa de um casamento acima de cem pesssoas, se aconselha dois fotógrafos. No filme, antigamente, se fazia a cobertura somente com um cinegrafista. Hoje, dois cinegrafistas são interessantes para se fazer uma edição mais dinâmica, onde se consegue mostrar duas cenas em tempo real: A noiva entrando na igreja e a expressão do noivo na mesma hora. Isso talvez com um câmera, não conseguiríamos ver com tanta exatidão.

Fonte não citada.