A FORTALEZA DA MENTIRA.

             Dizer uma mentira, ainda que apenas uma vez, faz alguém se tornar um mentiroso. Uma vez que as Escrituras afirmam que todo homem é mentiroso, é de concluir que todos irão perecer. Mas não é esta a conclusão a que as Escrituras chegam. Nossas mentiras são cobertas pela redenção. Mas esta graça não é uma licença para mentir sem impunidade. Mentir é uma grande ofensa a Deus e a nosso próximo. Persistir em mentir é algo incompatível com a santificação; a pessoa que se caracteriza pelo hábito de mentir não é cristã. Apesar  disso, cristãos mentem e, muitas vezes, com grande facilidade. Mentimos porque tememos as conseqüências da verdade.

Mentimos para encobrir nosso pecado. A mentira tende a criar vida própria, criando novas mentiras para encobrir as anteriores.

 “A MENTIRA É UMA LINGUAGEM DO REINO DAS TREVAS” – Pr. Ademir Barreto

 João 8: 44 – Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

Ef. 4: 25 - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

_Is. 28: 15 - Porquanto dizeis: Fizemos aliança com a morte e com o além fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque, por nosso refúgio, temos a mentira e debaixo da falsidade nos temos escondido.

1 – A MENTIRA POR MEIO DA FALSA RELIGIOSIDADE.

Is. 59: 2,3 – Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.

I Reis 22: 21, 22 – Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.

At. 5: 3- Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

 2 – A MENTIRA PROCEDE DE UM CORAÇÃO IMPURO.

Tg. 3: 14 – Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

Pv. 26: 23 – Como o caco de vaso coberto de escórias de prata, assim são os lábios ardentes com o coração maligno.

Pv. 6: 18, 19 – O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Jó 15: 35 - Concebem a malícia, e dão à luz a iniqüidade, e o seu ventre prepara enganos.

 3 – A MENTIRA ATRAI MALDIÇÕES.

Sl. 52: 2 – A tua língua intenta o mal, como uma navalha amolada, traçando enganos.

Pv. 12: 22 – Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite.

Pv. 17: 20 – O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal.

Pv. 19: 5 - A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará.

Zc. 5: 3- Então disse-me: Esta é a maldição que sairá pela face de toda a terra; porque qualquer que furtar, será desarraigado, conforme está estabelecido de um lado do rolo; como também qualquer que jurar falsamente, será desarraigado, conforme está estabelecido do outro lado do rolo.

4 – A MENTIRA ALARGA OS PASSOS PARA O INFERNO.

Ap. 21: 8- Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Ap. 22: 15 - Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

5 – A MENTIRA É UMA CARACTERÍSTICA DO ÍMPIO.

Sl. 58: 3 – Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.

Sl. 52: 3 – Tu amas mais o mal do que o bem, e a mentira mais do que o falar a retidão.

Jer. 9: 3 a 6 - E encurvam a língua como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade; porque avançam de malícia em malícia, e a mim não me conhecem, diz o SENHOR. Guardai-vos cada um do seu próximo, e de irmão nenhum vos fieis; porque todo o irmão não faz mais do que enganar, e todo o próximo anda caluniando. E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira, andam-se cansando em proceder perversamente. A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o SENHOR.