O forno combinado foi inventado na década de 1970 e desde então, tem feito muito sucesso em cozinhas industriais de todo o mundo. Surgiu da combinação de dois outros fornos: o de convecção (ar seco forçado para dentro da câmara de cocção para homogeneizar a distribuição de calor) e do forno a vapor (cozinha sem pressão, somente pelo vapor).

A versatilidade do forno combinado substitui vários outros equipamentos de food service. Assim, a produtividade do forno combinado é tamanha, tomando o lugar de fogões, fritadeiras e outros fornos convencionais de uma só vez. Com o forno combinado há dentro de uma cozinha industrial também na racionalização do espaço e é claro, a economia do consumo de energia elétrica. Somente estas características já explicam os motivos pelos quais o forno combinado faz tanto sucesso e já se tornou o coringa da cozinha.

Em modelos de forno cominado mais modernos, a quantidade de ar seco e de vapor é determinada por sensores e timers, que estão conectados a um painel digital que controla automaticamente o ponto de cocção, a umidade, e a temperatura no interior dos alimentos. Esta vantagem de um forno combinado moderno permite aos cozinheiros de plantão que preparem alimentos de forma uniforme, o que consequentemente gera um maior rendimento na hora do preparo das refeições.

A maioria dos modelos de forno combinado existentes no mercado, grelham, assam, cozinham e descongelam, ao menos. Isso sempre preservando a textura, sabor e nutrientes do alimento. É a mágica dos restaurantes! Entre os alimentos que ganham mais atenção do forno combinado, estão as carnes, pois elas são beneficiadas durante o processo. Se em fornos comuns, a carne perde até 400 gramas de água por quilo, no forno combinado não chega a perder 200 gramas.

Outra vantagem do forno combinado é o preparo de comidas mais saudáveis, pois este equipamento de food service exige uso mínimo de óleo. Vale ressaltar que o forno combinado também prepara variadas comidas ao mesmo tempo, sem deixar que o processo de uma interfira na outra. Deu para entender, porque os chefs de todo o mundo amam este equipamento não tão apreciado? Por isso, os restaurantes têm no forno combinado um grande aliado da lucratividade e do sucesso.