•  Formulação

   Para entender sobre a composição do gesso marmorito, vamos começar a entender sobre um pó branco conhecido como o tradicional gesso, composto por  sulfato de cálcio mono-hidratado, CaSO4.H2O. Quando adicionamos água ao pó de gesso, este sofre uma reação de hidratação, originando o sulfato de cálcio hidratado, iniciando, por sua vez, um processo de cristalização, que resulta na solidificação do material. Para a nova formulação, são acrescidos os solúveis específicos de petróleo, untados com pó de mármore, formando a nova massa.

  •  Resultado

   Este solúvel hidratado apresenta textura incolor, micáceo, lamelar, brilho cristalino, tato oleoso, ou líquido, apresenta uma dureza mais elevada (8,0), ao processo de evaporitos ou como camadas interestratificada com folhelhos, calcário e argila. Presente também em meteoritos. O gesso marmorito, apresenta-se como um material incolor e fino pelo contato com a água, pó de mármore e solúvel, se hidratando, num processo exotérmico, formando um novo produto, pouco hidráulico e mais pastoso, ou seja, numa massa mais densa, mais dura e menos porosa que o gesso, no caso o gesso marmorito.

  • Produção

   A produção do gesso marmorito se dá pela mineração e calcinação da gipsita (gesso em pó), mineral natural produzido pela evaporação de mares, o minério de gesso (gipsita),  formado entre 100 e 200 milhões de anos atrás, está presente em grande parte da superfície terrestre. Sua extração não gera resíduos tóxicos e requer pouca interferência na superfície. Após esta estratificação e transformação em pó de gesso, passando por um novo processo de mistura com produtos líquidos, somados a pó de mármore, petrifica a massa após a secagem, apresentando com isso esta massa dura, isto é, também chamada gesso de paris.

  • Propriedades

   Veja as principais propriedades do gesso marmorito processado (peças): elevada plasticidade da pasta; pega e endurecimento rápido; finura equivalente ao cimento; pequeno poder de retração na secagem e estabilidade volumétrica, garantem desempenho satisfatório em peças de arte e imagens.