O setor de transportes vem passando por mudanças sísmicas ultimamente, com um crescente número de empresas buscando maneiras de melhorar a imagem pública e linhas de fundo através da introdução de práticas mais ecológicas.

 

As preocupações ambientais são cada vez mais presentes em face das crescentes evidências de que o aquecimento global é um problema que precisa ser enfrentado, estimulando muitas empresas a limpar suas ações. Uma chamada foi feita pela Organização Marítima Internacional, solicitando que as empresas de transporte naval busquem maneiras de reduzir as emissões dos gases do efeito estufa. Há um número significativo de agências de olho no setor de transporte naval para assegurar que todos tenham consciência das preocupações ambientais, oferecendo oportunidades para empresas com visão de futuro realizarem mudanças e melhorarem sua reputação.

 

Uma das principais áreas de investimento consiste na consolidação da administração dos transportes. Algumas empresas têm optado por investir em navios maiores que são capazes de transportar cargas muito maiores e assim reduzir o número de viagens individuais necessárias. Quanto maior o navio, menor o consumo de combustível, o que significa que não apenas um número menor de viagens será necessário, como também menos combustível será utilizado.

 

Outro método para reduzir o consumo de combustível é simplesmente diminuir a velocidade dos navios. Isso pode fazer uma diferença significativa no volume de combustível necessário e, com um planejamento cuidadoso, a entrega das cargas menos rapidamente geralmente tem poucas conotações negativas em outros aspectos do negócio. O alto preço dos combustíveis garante a economia feita com a diminuição da velocidade e, portanto, esse corte no uso de combustíveis geralmente vale a pena.

 

No entanto, entregas mais lentas não são possíveis para todas as cargas, por isso é necessário buscar outras maneiras para que os navios sejam projetados para economizar combustível. Há diversas inovações que podem ser desenvolvidas em um navio a fim de promover a navegação mais estável dependendo de menos combustível, incluindo recursos ambientalmente corretos como um novo estilo de proa que corta as ondas com mais eficiência e um tipo especial de tinta que reduz o atrito na água.

 

É também uma boa ideia examinar frequentemente os sistemas de energia e abastecimento em todos os navios, pois um erro mínimo pode acabar custando muito dinheiro. Sistemas de energia ineficientes e ultrapassados podem ser responsáveis por uma grande quantidade de desperdícios, por isso é inteligente reavaliar sua adequação regularmente. Um conjunto mais moderno de geradores a diesel a bordo de um navio ou uma atualização em seus sistemas de energia podem significar um progresso significativo em relação à melhoria de sua eficiência de bordo. Através da redução da energia necessária para sua tripulação e o combustível utilizado por seus motores, você pode tornar suas embarcações muito mais eficientes.

 

Uma série de pesquisas vem sendo feitas para produzir motores menos poluentes para navios petroleiros e navios de grande porte em geral, portanto é provável que haja uma nova gama de opções no futuro. Por agora, faça o melhor que você puder para reduzir o consumo buscando formas de consolidar suas viagens, descubra como reduzir a velocidade e procure geradores a gásou a diesel de bordo eficientes para substituir aqueles que utilizam mais energia do que o necessário. Comece a tornar seus navios mais ecologicamente corretos hoje mesmo para alcançar um futuro favorável.