" O homem progride, mas não evolui " ? ( Abrir espaço para as colocações e o debate )

      A ciência diz, por exemplo, que o ancestral do cavalo era do tamanho de uma galinha e   que ele evoluiu. Evoluiu ou apenas se modificou? Desde que foi domesticado ele cumpre o mesmo papel para o homem; servir como meio de transporte, transportar cargas ou outra atividade útil ao homem de alguma forma.

    O homem inventou a escritas, os códigos de linguagem, a matemática, a medicina, desenvolveu diversas tecnologias para facilitar sua vida. Anda menos , faz menos esforço físico para sobreviver - não em todo o mundo- existem lugares onde as pessoas vivem atualmente ainda em estado e extrema rusticidade- mas isso é exceção! As pessoas vivem mais que no passado - antigamente era normal as pessoas morrerem antes dos cinquenta anos. Se alimentam melhor. Mas o homem evoluiu? Se tornou melhor do que era no tempo das cavernas, por exemplo? Se acham que evoluímos; porque continuamos matando para comer?Você pode progredir na vida, dentro do seu contexto social ou familiar; isso é uma coisa. Por exemplo; Vamos supor que teu avô morava lá muito no interior. Não tinha água encanada; luz elétrica, escola, nem um rádio tinha para ouvir. Um dia juntou as coisas, mulher e filhos; ou então, foi sozinho para uma cidade qualquer, arrumou um emprego, alugou uma casinha e buscou a mulher e os filhos. Tua avó matriculou as crianças na escola. Teu pai, ou tua mãe e teus tios e tias foram estudar, apenderam a viver na cidade e conquistaram seus diretos de cidadãos. Vamos também supor que um de teus tios estudou mais um pouco, fez faculdade, arrumou um emprego melhor e passou a ajudar a família, e todos acabaram arranjando emprego bons ou razoáveis, compraram suas casas, carros,mobiliaram suas casas com conforto. Eles progrediram! Mas evolução não é isso! Evolução compreende uma busca constante pelo aperfeiçoamento moral, espiritual, intelectual e mental. Uma situação que faça o homem viver melhor para si, consigo e, principalmente para com seus semelhantes! Ao que parece, o Homem nasceu de forma acabada, terminal, imutável. Então, professores e educadores têm a missão de tentar mudar os indivíduos com os quais travam contato; aos poucos, como as formiguinhas! Devagar e sempre! Porque o Homem, movido pelo orgulho, ódio, ganância, continua matando - de diversas formas - para se estabelecer no poder ou para nele se manter. Apesar de ter modificado ou aperfeiçoado as formas de dominação, continua querendo e praticando a dominação e a exploração! Senão vejamos!

A uns vinte mil anos, mais ou menos, os homens viviam em grupos familiares, ou clãs. Começou a se multiplicar e criar comunidades. Muitas pessoas juntas, pensando de formas diferentes gerou as disputas por primazia e poder; e criou-se a arte da política. A arte de conviver em com comunidade com o mínimo de atritos possível ( esse deveriaser o espírito e o fundameto da Política). Mas estabeleceu-se então as áreas de domínio; áreas onde determinadas comunidades implantaram suas formas de viver e de agir. Começaram depois a explorar as cercanias, procurando coisas úteis, como campos de caça ou bons lugares para viver, plantar, ou simplesmente possuir. Nesta andanças descobriram outras comunidades, e na volta contaram o que viram, despertando curiosidade em alguns e cobiça em outros. Reuniram-se, confabularam e resolveram: " Vamos visitá-los! " .Descobriam, talvez, pessoas com estatura diferente, cor da pele diferente, cabelos diferentes, dialetos diferentes, olhos diferentes; mas que, em alguns casos, lhes eram inferior em número e possuíam coisas que despertaram seus maus instintos- e resolveram- " Vamos voltar em número maior, atacá-los, espoliá-los, levaremos suas mulheres para nos divertir, seus filhos para escravizar, e matamos aos que quiserem se submeter." Começou então a grande aventura do Homem na Terra; conhecer, possuir e dominar! Que continua! Hoje, ainda também com guerras e invasões. Mas progrediram um pouco na arte da dominação e exploração, felizmente - dos males, um menor ; Hoje, grupos empresariais, protegidos por Estados fortes, estabelecem negócios em países pobres, com pouco desenvolvimento tecnológico. Se articulam politicamente no pais, talvez financiando campanhas para determinados indivíduos, dão um jeito de modificar as leis trabalhistas destes países para diminuir os direitos dos empregados, pagam salários baixíssimos, mantendo os empregados na condição de semi-escravidão, conseguem influir na política educacional, estabelecendo regras para fornecimento de empréstimos internacionais, privilegiando o ensino técnico, visando abastecer o mercado com mão-de-obra qualificada e de baixo custo, uma formação voltada para o mercado, impedindo ou dificultando investimentos nas universidades, nos centros de pesquisas, e na formação de cientistas. Exigem que os investimentos sejam feitos apenas no ensino fundamental, para impedir o desenvolvimento intelectual das pessoas e dos países.

Infelizmente esta é uma realidade vivida por muitos países, inclusive os nosso Por isso precisamos estudar um pouco mais; ler mais um pouco e procurar identificar situações e oportunidades nas quais possamos buscar também nosso progresso. Mas, mais do que isso, precisamos buscar formas de nos tornarmos pessoas melhores, na nossa própria vida e na convivência com nossos semelhantes, independentemente do que ele tenha ou deixe de ter, do que pensamos deles ou da forma como ele se apresenta para nós. Porque nada impede de que a forma equivocada de como você vê uma pessoa seja também a forma equivocada de como ela vê você. Por isso precisamos nos respeitar mutuamente em todos os momentos e situações e sermos capazes de dialogar para diminuir ou aprendermos a conviver com as diferenças.