contas a pagar e receberPara que um financeiro tenha sempre um bom resultado e não gere prejuízos aos funcionários, apenas consiga lucros e crescimento, há algumas coisas básicas a se fazer para que você e sua empresa detenha o controle da própria. Assim, uma dessas coisas é o controle de contas a pagar e receber.

O controle das contas a pagar e receber é primordial pois te mostrará como você gasta e recebe em sua empresa e para onde está indo e de onde vem mais parcelas do dinheiro. Portanto, tal controle faz com que você detenha um conhecimento maior do próprio financeiro do seu negócio, o que é ótimo para que ele continue decolando.

Para realizar o controle, você deve registrar todos os gastos e despesas de sua empresa junto aos valores recebidos e pagos por clientes, por exemplo. E sim, registre TODOS! Mas como fazer isso? Aqui você descobre algumas das várias formas que empresas já se utilizaram ou utilizam para controlar suas contas a pagar e receber.

- Planilhas: as planilhas feitas por você mesmo são simples, mas detém muita concentração e seriedade na hora de realizá-las. Você pode criá-las à mão, em cadernos que você deve dedicar apenas a tal finalidade, ou no seu computador, como no Excel, que já vem com tabelas, só basta você desenvolver as funcionalidades de colunas e linhas. Se você escolher o controle através de planilhas, lembre-se de criar campos como: número do documento, data de vencimento, condições de pagamento (à vista, 30, 45, 60 dias), fornecedor ou emitente, forma de pagamento, natureza dos pagamentos (cliente 1, energia, telefone, condomínio, funcionário 1, tarifas bancárias, etc), tipo do título, valores unitários e total a pagar. É claro que tudo isso também é flexível, mas serve para contas a pagar e receber, ao mesmo tempo.

- Softwares ou aplicativos: são as formas que hoje se tornam mais comuns por serem mais tecnológicas, confiáveis e adaptadas a sua finalidade. Eles funcionam como uma planilha, mas já são todos montados a fim de que seu único trabalho seja inserir os valores, sem criar a própria tabela. Além disso, como ele te lembra de o que colocar lá, se torna mais seguro e confiável, além de prático.

Bom, agora é só você escolher o que mais combina com sua empresa e com seu bolso e parta para o controle que é mais que essencial!