Estudar  a historia é ainda escolher a melhor forma ou recurso adequado de apresenta-la.Os recursos mais utilizados são: a simples narrativa,a narrativa com auxilio do livros , o uso de:  gravuras,  fantoches, clip- charp, desenhos,dedoches,etc. Cada recurso tem suas vantagens especificas e requer numa tecnica especial:

Simples narrativa

            Esta é sem duvida , a mis fascimante de todas as formas, a mais antiga, tradicional e autentica expressão do contador de historia.Não requer nenhum acessorio  e se processa por meio da voz do narrador, de sua postura.Este por sua vez com  as  mãos  livres, concentra toda a entusiasmo na expressão corporal.

            Lendas, fabulas e historia populares acredito que seja a melhor forma de simples de narrativa. É a maneira ideal para  contar uma historia ea que mais contribui para estimular a criatividade.

Com o livro

            Há textos que requerem, indispensavelmnete, a apresentação do livro, pois a ilustraçãoos complementa.Há livros onde se destaca apresentação gráfica e a imagem é tão rica quanto o texto.A bela borboleta de Ziraldo é um exemplo.

            Seria impossivel relacionar aqui todos os livros que, pela beleza do tema  e intregração grafica ,devem ser mostrados durante a narrativa.Essa apresentação,laem de incentivar o gosto pela leitura (mesmo no caso dos que ainda  não são alfabetizados),contribui para desenvolver a sequencia lógica do pensamento infantil.

 Com gravuras

            Aconselha-se  o uso de gravuras reproduzidas.As imagens indispensaveis podem ser ampliadas.As favorecem,sobretudo,as crianças pequenas,permitem que elas observem detalhes e contribuem para a organização de seu pensamento.Isso lhe facilitará mais tarde a identificação da ideia central,fatos principais,fatos secundarios etc. “Nos bons livros infantis ilustrados, o texto e a imagem se articulam de tal modo que ambos concorrem para a boa compreensão da narrativa” (FARIA, 2004, p. 39).

       Antes da narartiva,empilha-se as garvuras em ordem,virads para baixo.A medida que vai contando, o narrador as colocas uma a uma na sequencia.Esse movimento se faz com maturalidade,uma gravura substituindo a outra  no momento exato,sem atropelos , a narrativa a fluir   initerrupta ,mesmo na troca de gravuras.

            Como se depreende pelo exposto,cada apresentação tem vantagens especiais,corresponde a determinados objetivos e saber  escolher é fundamnetal. As formas de apresentação devem ser alternadas e defenidas dependendo do local e das circunstancia.