Formação Humana

Wanderson V Boareto

Resumo

A formação humana está sendo deixada de lado pelos setores de educação e de formação coletiva dos indivíduos. Com isso, vários problemas, tais como: segurança e desemprego ficam mais fluentes em nossa sociedade.

Palavras Chave

Educação –Formação – Tecnologia – Desenvolvimento - Sociedade

Na era da tecnologia e da globalização a importância da qualidade educacional é discutida por vários pensadores da área.  Para entendermos a educação temos que ter por princípio a realidade das escolas e da participação das famílias na formação das crianças e adolescentes.

Nas últimas décadas, a escola de base, ganhou uma responsabilidade que não pertence somente a ela, “educar os alunos”. A educação vem de quatro pilares: o meio onde este indivíduo está inserido; a religião que ele pratica; a família e a escola que ele frequenta.  Nesse sentido, a escola é um dos pilares, talvez seja o mais importante devido a alfabetização e o letramento que  possibilitam desenvolver as várias faculdades como ensina “Aristóteles” em seu livro “ Política”.

A formação humana está sendo deixada de lado, por todos os quatro pilares, devido às tecnologias e a correria da vida cotidiana, já que ninguém tem tempo. A falta de tempo é a grande justificativa da má formação que se reflete na segurança, no desemprego, na política e nos outros segmentos da sociedade.  Assim sendo, o pouco tempo que se tem se gasta em tudo menos em formação humana. Até mesmo a formação acadêmica está ligada a realização profissional, ou seja, liga-se ao mercado de trabalho e não ao social nem ao humano.

No entanto, com a perda da formação humana, os valores vão sendo substituídos por vaidade e individualismo, cada qual pensa em si, e o coletivo é deixado de lado. Tudo só tem importância se tiver algum ganho, esta mentalidade é pregada em todos os setores da sociedade, e a justificativa é a competitividade. Seria infantilidade deixar de lado as necessidades de mercado, porém, a formação humana garante uma vida mais justa e mais feliz no sentido da realização pessoal devido á harmonia que o estado psicoemocional garante em todos os sentidos possíveis.

A falta de formação leva os indivíduos procurarem satisfação em outros segmentos da vida nos grandes centros, sendo muitos deles ilícitos, como a droga e o álcool. Outros procuram em tratamentos clínicos com o uso de medicamentos. No entanto, a formação humana pode dar segurança e prazer nas pequenas e nas grandes realizações da vida. Este entendimento só é real quando tem formação para tal. Quando os poderes que regem os pilares da educação derem conta da importância da formação humana, o mundo vai ser mais harmônico.

Bibliografia

CARDOSO, Fernando Henrique, Homem e Sociedade, Ed Companhia Editora Nacional, 1975, São Paulo, SP;

GADOTTI, Moacir, Educação e Poder, Ed Autores Associados, 1980,São Paulo, SP;

ARISTÓTELES, Os Pensadores, Ed Nova Cultura, 1999,São Paulo, SP;

CAMPBELL, Joseph, A Epopeia do Pensamento Ocidental, Ed Bertrand Brasil, 2002, Rio de Janeiro, RJ;

MINTO, Lalo Watanabe, As Reformas do Ensino Superior no Brasil, Ed Autores Associados, 2006, Campinas, SP;

PARO, Vitor Henrique, Gestão Democrática da Escola Pública, Ed Átila, 2010, São Paulo, SP.