Formação humana

O ser humano é movido por novidades e por aquilo que ainda não viveu, mas deseja em viver. Tudo isso faz parte de um ciclo em forma de escada, para o crescimento pessoal e social de cada ser humano.

Subimos o primeiro degrau quando nascemos, pois quando viemos ao mundo somos movidos por gestos e símbolos, fazendo com que passamos de seres irracionais para racionais.

O segundo degrau e subido quando tornamo-nos adolescentes, onde tudo é bom, perfeito, novo e desejado deixando o jovem confuso diante do novo mundo de possibilidades. Tempo esse que parece vicioso para qualquer jovem, vive cada minuto como se fosse o ultimo em sua vida, aproveitando suas oportunidades.

O terceiro é alcançado quando deixamos o mundo “fantasioso” e passamos a compreender o mundo de uma forma mais ética e racional. Deixamos de agir em sua maioria emocionalmente para equilibrarmos coma razão, ou seja, perguntas e questionamentos surgem diariamente como, qual a consequência de cada ato realizado, como é minha responsabilidade diante das minhas atitudes etc. sendo isso no final algo natural para qualquer pessoa que sofre essa transição.

O quarto passo é quando nos tornamos adultos e começamos desenvolver e desfrutar daquilo que adquirimos em todo esse percurso, que é educação, família, trabalho dentre outros assuntos que influenciam o homem.

Tudo isso parece rotina, algo enjoado e natural. Mas que o interessante e fazer a diferença, buscar ser diferente, para o mundo ser mais criativo e novo, mas agindo racionalmente.

Viva, ame, crie, recrie, faça, refaça...

Faça tudo o que tem vontade e sonha, pois se realizara. Pois a vida é um livro aberto pronto para ser escrito.

Autor: Paulo Danilo.