Para nossa cultura, que se baseia na ciência e considera história, ciência que estuda as ações humanas, o parâmetro do juízo é a história. Uma obra é vista como obra de arte quanto tem importância na história e contribui para formação e desenvolvimento de uma cultura. Para muitos críticos pode se reconhecer a qualidade de uma Obra de Arte, Arte com “A” maiúscula, quando documenta o realizar de uma experiência, com todo o interesse e a ânsia de busca que necessariamente a acompanham. Quando ela é determinada e determinante dos sistemas culturais que se encontra inserida. E como tal é capaz de alterar pensamentos e ações.

Com base em tais parâmetros foi escolhida a Obra Literária O Povo Brasileiro – A Formação e o Sentido do Brasil, para estudo critico e apreciativo, enquanto peça de avaliação do curso de Pós-Graduação Latu Sensu – Arte e Cultura do Instituto Humanidades - Universidade Candido Mendes.

Por considerá-la uma Obra de Arte Sublime, de autoria Darcy Ribeiro, que nos permite partindo do momento presente entender, conhecer e criticar nosso passado, com o objetivo de construir um novo futuro.

Nascido em 26 de outubro de 1922 em Montes Claros, Minas Gerais. Darcy Ribeiro, abandona o curso de Medicina em 1944, para se matricular na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Dedicando-se até o final dos seus dias a arte de responder por que o Brasil ainda não deu certo.