LÚCIA HELENA PINHEIRO SERRÃO MAGALHÃES

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO: LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                               BELEM-PARÁ

2011

 

JUSTIFICATIVA

 

Este projeto surgiu da necessidade de preencher o tempo vago dos alunos da escola nos intervalos das aulas.

Dessa forma, propondo viabilizar a aquisição do saber e um ensino de qualidade buscamos através de nosso projeto uma proposta pautada na leitura de diversos gêneros textuais em diversos contextos.

Por esta razão e sabendo que, com a globalização torna-se muito mais difícil prender a atenção de nossos alunos no espaço escolar. A grande quantidade de informação gerada através da internet e também dos diversos veículos de comunicação existentes tem deixado o indivíduo à margem da falta de construção e formação contextualizada das propostas existentes no espaço escolar, razão pelo qual, muitos alunos saem do ensino fundamental e até mesmo do ensino médio com várias dificuldades na formação e construção da leitura e da escrita.

A grande maioria dos jovens hoje está acostumada a linguagens distorcidas que criadas pelos jovens a partir das redes sociais.

“Esse tipo de linguagem tanto escrita quanto falada é o “point” do momento para esses jovens que vêem a partir desse intercâmbio cultural, uma forma de” construir ou “desconstruir seu estilo.

A linguagem torna-se entanto, o viés que impulsiona a aquisição para a formação de jovens leitores e futuros escritores, perpassa pela qualidade e também, pelo tipo de metodologia pedagógica que vai ser utilizada para tal fim. Não apenas o de envolver os alunos com materiais sem funções pré definidas e sim, o de viabilizar a inclusão destes com o material e os objetivos propostos. Fazer esse tipo de construção requer  muito  mais que artefatos lingüísticos ou  propostas evasivas, requer acima de tudo o amor pelo fazê-lo e a capacidade de respeitar o aluno em suas capacidades na construção do saber.

 

 

 

 

 

 

 

OBJEIVO GERAL:

 

Favorecer a construção da leitura e da escrita a partir da aquisição e do manuseio de diversos gêneros textuais e diferentes propostas pedagógicas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Ampliar o vocabulário dos alunos;

- Construir o hábito pela leitura;

-Propiciar a criança a aquisição e o manuseio de diversos gêneros literários;

-Estimular a criatividade e a capacidade cognitiva dos alunos;

 

METODOLOGIA

 

A forma de apreciação do projeto se dará a partir da acessibilidade dos alunos ao acervo existente na escola como: manuseio de livros, tos para acesso a internet com a orientação do educador, criação de textos e poemas para o trabalho da oralidade dos alunos e a socialização entre eles, o manuseio de revistas, jornais e toda forma de linguagem que puder ser utilizada como forma de construção do saber. Também,envolver os alunos com a escola pautando a necessidade de se trabalhar todas as turmas que porventura estejam ociosas devido a falta de professores, e também, por conta de intervalos longos.Isso estimulará o aluno e fará com que ele melhore sua construção lingüística.

Dessa forma, o projeto se estenderá até o final do semestre, onde ao término deste, será feito uma culminância para apresentar os trabalhos desenvolvidos por estes alunos.

Dessa forma, toda semana os alunos serão envolvidos pelos responsáveis pela implantação do projeto para uso de livros coletivos e material pedagógico que facilite a construção da aprendizagem do aluno. Onde mais adiante com a construção de seus trabalhos estes poderão receber conceitos que valerão como pontuação para as matérias que estão com maiores dificuldades.Isso estimulara o aluno em sua formação enquanto leitor e facilitará a aquisição do saber.

 

REFERÊNCIAS:

 

-MAGDA, Soares. Letramento: Um tema em três gêneros.Belo Horizonte:Autêntica,1998.

­­­­­­_________MAGDA, Soares. Alfabetização e Letramento. Editora Contexto, 2003.