O presente artigo apresenta considerações sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa relacionado à formação do professor e as dificuldades de ensinar geografia na Escola Estadual Santa Elvira-MT.
Abordamos a importância desta pesquisa e o motivo que me levou a isso, depois se trata do saber cientificamente e suas dificuldades encontradas na aprendizagem do aluno, causada pela falta de formação do professor.
Embora o conhecimento exista desde os primeiros tempos, ainda há escolas que passam por uma necessidade surgida pela falta de professores formados como é o caso desta escola acima citada. Através desta pesquisa destaca-se um ponto principal: a qualidade do ensino e a conseqüência no futuro para os alunos que desejam ingressar numa Universidade, ou no mercado de trabalho, e ate mesmo prestar um concurso publico, por isso que ao abordar a importância deste projeto, pude analisar e refletir sobre a forma que está sendo o trabalho destes professores em sala de aula.
Para isso buscou-se fontes importantes em revisão bibliográfica de vários livros relacionado a formação do professor e ao ensino da Geografia. O período de analise compreende desde o inicio do ano letivo de 2010.
A Geografia no Ensino Médio ocorre no sentido de desenvolver a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade tendo em vista a sua transformação, foi por essa preocupação que resolvi escrever e por em pratica essa pesquisa, será que realmente nesta escola os alunos estão conhecendo uma Geografia que leva o aluno a pensar criticamente, e compreender o espaço em que vive?
Além disso o ensino da Geografia busca a compreensão das diferenças espaciais, orientações, localização e representação de dados, pela qual tem uma importância no currículo escolar. O país vem passando uma problemática educacional especialmente no que se refere aos professores, que são: os salários baixos, forçando o professor a ter uma jornada de trabalho incompatível com a docência, a falta de formação continuada, péssimas condições de trabalho e principalmente numa escola como esta, sem formação espeíifica em Geografia, como contribuir para uma seleção de conteúdos e escolha de métodos para uma sala de aula sem conhecimento da disciplina e sem nenhuma experiência? O professor não se preocupa com a atualização da Geografia, em geral não se comprometem com a aprendizagem, mas sim em cumprir com a seqüência do livro didático e do plano de aula.
Trata-se da importância do questionável conhecimento ensinado, na maioria das vezes, os alunos não dão importância à disciplina de Geografia não sabe o seu papel na formação de um aluno consciente, participativo e conhecer as dificuldades no ensino, nota-se que na pratica os alunos não estão aprendendo Geografia. A conseqüência desse processo não poderia ser outra: o aluno não percebe como participante do espaço geográfico que estuda.
O professor é o agente mediador e deve ter objetivos claros e bem definidos, analisar informações em consonância com a proposição do seu trabalho para que não ocorra o risco de obter resultados difusos, ele deve despertar o interesse e compromisso dos alunos em conhecer a Geografia como sujeito social deste contexto.
Sendo assim o que se pode entender é que, uma escola onde não exista até o momento um professor com formação em Geografia, como buscar uma experiência vivida para transmitir aos seus alunos? O professor com formação busca em seus conhecimentos para que sejam capazes de dominar os conteúdos.
Sabe-se que não será fácil concluir este trabalho, pois para que isso aconteça é necessário o empenho fundamental nesta pesquisa, a preocupação com o ensino e com a aprendizagem, em fim com a forma que esta sendo conduzida a educação nesta escola, porém com muito afinco e esforço buscará através de observações no andamento do ano letivo desta escola onde trabalho durante alguns anos e tenho observado essa grande dificuldade surgida ao longo destes anos, que tem sido prejudicial nos momentos em que os alunos recorrem à busca de interesses em concursos e vestibulares, basta que se faça uma entrevista aos alunos para que se tenha uma resposta sobre o tema, não só em Geografia, mas também em algumas outras disciplinas nas quais acontece a mesma situação.
Hoje talvez surjam críticas ao meu trabalho, porém logo entenderá que será de grande importância a elaboração do mesmo para eventuais mudanças quem sabe até mesmo governamental; Umbelino afirma que:
"Por outro lado os alunos são treinados a não pensar sobre o que é ensinado e sim, repetir pura e simplesmente o que é ensinado. O que significa que eles não participam do processo de produção do conhecimento". (Umbelino-2008, p.24).

O que significa dizer que eles não participam do processo de produção do conhecimento são os métodos e técnicas de ensino utilizado em sala de aula que tem sido muito tradicional, onde o professor transmite o conhecimento tecnicista e os alunos apenas recebem a mensagem transmitida sem contestar.
Por fim, pode se definir é que o ensino de Geografia como um conjunto de saberes que não só ocupam os conceitos próprios, mas os contextos sociais nos quais se apóiam. Ensinar na perspectiva da construção dos saberes não é apenas dominar conteúdos, mas ter, ao mesmo tempo, um discurso conceitual organizado com uma proposta adequada de atividades, buscando superar os obstáculos da aprendizagem.

Considerações Finais
Este artigo é fruto de variadas observações ao longo dos anos em que me encontro nesta escola e venho observando a real situação da mesma. Discussões estas que nos enriquece a cada dia, nos deixando conscientes destes variados acontecimentos no âmbito da geografia e a partir desta tomarmos como responsabilidade para desenvolvermos um projeto de pesquisa em sala de aula sugerido à cima, sempre procurando relacionar com estudiosos autores como referência para o desenvolvimento do mesmo. Portanto, devemos estar sempre buscando em nossas aulas as expectativas de aprendizagem, para que possa estar seguros dos nossos conhecimentos. Lembrando que este projeto é importante para o enriquecimento dos nossos saberes, atendendo a necessidades que a disciplina requer. O desenvolvimento deste projeto é construtivo e eficiente, e busca a cada individuo a refletir sobre o ensino aplicado na escola pública através de uma boa formação e prática.
Assim, é preciso que o professor se coloque mais como mediadores entre esses saberes, dando sentido a ambos como integrantes de elaborações que se complementam, criando assim, um ambiente de desencontros entre as experiências do cotidiano dos alunos e saberes sistematizados pela ciência.