Elaborado por:

Eduardo Cervantes Guaiato     

Icaro Fernandes Medeiros        

Danielle Ferreira Alves             

Juliana Rodrigues                     

Pamella Venturini Estima          

Soriane Sivieri de Oliveira        

Valéria Santos                         

RESUMO

Este projeto tem como finalidade a formação de cluster turístico em Pedreira, cidade do interior de São Paulo, conhecida como a “Capital da Porcelana” e que tem sua economia respaldada no setor industrial, com a fabricação e um extenso comércio de louças, porcelanas, vidros, artigos em madeira, alumínio, gesso, resina, faiança, uma infinidade de artigos domésticos e de adorno, peças artísticas, utilitárias e de decoração e no turismo, com lojas especializadas no atendimento ao turista, sendo esse comércio o maior atrativo turístico do Município.

Para a formação desse cluster é necessário o estudo de cinco pontos fundamentais para o desenvolvimento da idéia, que são: mercado, território, estrutura social, estrutura privada, estrutura pública, tendo como base a sustentabilidade e competitividade.

Região geograficamente inadequada para o desenvolvimento da agricultura mecanizada, o Município de Pedreira é cortado pelo Rio Jaguari. Sua beleza paisagística começa a atrair o interesse de empresas de alta tecnologia.

Pedreira ainda é muito carente de infra-estrutura básica tais como: albergues e spas, restaurantes de cozinha internacional, locais para convenções e delegacias especializada. A implantação de cluster turístico na cidade trará para a população local melhoria da qualidade de vida e aumento da receita turística, geração de empregos diretos e indiretos, com a chegada de empresas especializadas na cidade e arredores, apoio político e da iniciativa privada, capacitação e qualificação profissional dos moradores, aumento no número de turistas que frequentam a cidade Pedreira, otimização do comércio de seus produtos e melhoria na infra-estrutura turística da cidade e promovendo a competitividade entre os integrantes do trade.


1) LOCALIZAÇÃO DA CIDADE DE PEDREIRA

Situada 130 quilômetros de São Paulo e a 33 quilômetros de Campinas, a cidade de Pedreira faz parte do Circuito das Águas Paulista desde 2004. O objetivo do Circuito é realizar um trabalho em conjunto com as cidades que fazem parte do Consórcio na divulgação de seus atrativos turístico. Além da cidade de Pedreira, as cidades que fazem parte desse Circuito são: Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

1.1) Como chegar

Pedreira está localizada em uma região privilegiada, próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, principal corredor de exportação. Situada à 33 quilômetros de Campinas, com acessos pela SP-340 e SP-95. Distante a 130 quilômetros de São Paulo, com fácil acesso pelas Rodovias Bandeirantes e Anhanguera. O acesso ao Rio de Janeiro é feita pela Rodovia Dom Pedro, cujo trevo encontra-se a 33 quilômetros.

 

Figura 1: Mapa de localização da Cidade de Pedreira. Fonte: disponível em: www.circuitodasaguaspaulista.com.br.


2) LEVANTAMENTO DE DADOS ECONÔMICOS

2.1) Aspectos sócio-econômicos

Sabe-se que a proximidade de Campinas torna Pedreira a mais importante alternativa para expansão de desenvolvimento da Região, principalmente para atividades que requerem as condições ambientais que Pedreira ostenta. Com essa preocupação, já estão sendo analisadas as condições de infra-estrutura que, embora possam atender demandas de curto prazo, são objetos de estudo para ampliações e melhorias permanentes.

O Município de Pedreira inicia um levantamento dos atributos requeridos por empresas de alta tecnologia que exigem, entre outros fatores condicionantes, um espaço ambiental não contaminado, adequadas condições sociais e de segurança, associados às vantagens dos benefícios advindos da proximidade de um grande centro, no caso Campinas, não sofrendo, por outro lado, os efeitos negativos da grande concentração, tais como: poluição e congestionamentos.

Em seu parque fabril, com cerca de 210 indústrias, incluindo as de grande, médio e pequeno porte, e também as micro-empresas, predominam o ramo cerâmico, produzindo utilidades domésticas, adornos e, especialmente, isoladores de porcelana que além de atender a toda expansão da rede de distribuição de energia elétrica, vem sendo exportado em larga escala.

Atualmente, seu comércio abriga 450 lojas especializadas na venda dos seus produtos e estão instaladas em pontos de fácil acesso.

Os produtos industrializados em Pedreira são distribuídos, em sua maioria, para todo o território nacional. Uma realidade que dá a Pedreira uma boa estabilidade econômica, mesmo em períodos de crise generalizada. Dispõe de dois distritos industriais, totalizando uma área de 325.000 m2, com inúmeras facilidades de aquisição, em áreas privilegiadas.

O Município de Pedreira integra a Região Administrativa de Campinas e possuía, em 2000, 35.199 habitantes. Uma análise das condições de vida de seus habitantes mostra que os responsáveis pelos domicílios auferiam, em média, R$731, sendo que 48,8% ganhavam no máximo três salários mínimos.

Esses responsáveis tinham, em média, 5,6 anos de estudo, 30,3% deles completaram o ensino fundamental, e 7,7% eram analfabetos. Em relação aos indicadores demográficos, a idade média dos chefes de domicílios era de 46 anos e aqueles com menos de 30 anos representavam 13,8% do total.

As mulheres responsáveis pelo domicílio correspondiam a 19,2% e a parcela de crianças com menos de cinco anos equivalia a 7,8% do total da população.

2.2) Dados gerais

População

Área

Bioma

PIB Per capita

Área territorial

38.152 hab.

109,71 km2

Mata Atlântica

12.176

110 km²

Tabela 1: Dados gerais da cidade de Pedreira. Fonte: IBGE Cidades@

2.3) Evolução Populacional

1991

1996

2000

2007

27.972

31.764

35.219

38.152

Tabela 2: Evolução Populacional da cidade de Pedreira. Fonte: IBGE Cidades @

2.4) Despesas e Receitas orçamentárias

 

Figura 2: Despesas e receitas orçamentárias da cidade de Pedreira. Fonte: IBGE Cidades@

 

2.5) Produto Interno Bruto (valor adicionado)

 

Figura 3: Produto Interno Bruno de Pedreira. Fonte: IBGE Cidades@


3) DEFINIÇÃO DO PRINCIPAL CONCEITO

3.1) Cluster

Segundo Michael Porter (1999), um dos maiores especialistas de cluster no mundo, clusters são:

“concentrações geográficas de empresas de determinado setor de atividade e organizações correlatas, de fornecedores de insumos a instituições de ensino e clientes. Os clusters provocam tanto a concorrência como a cooperação: as empresas continuam disputando o mesmo mercado, mas cooperam em aspectos que trazem ganhos mútuos, como por exemplo, participação em feiras, consórcio de exportação, compartilhamento de fretes e tratamento de matéria prima, aumentado a produtividade das empresas sediadas na região, indicando a direção e o ritmo da inovação, que sustentam o futuro crescimento da produtividade e estimulando a formação de novas empresas, o que expande e reforça o próprio cluster. Por estarem próximas, as empresas interagem com efeitos positivos. Por estarem concentradas, as empresas criam um mercado de trabalho especializado, atraem fornecedores de diversos tipos e geram um ambiente de disseminação de tecnologias. O que uma empresa faz no cluster, a outra fica sabendo por canais informais de comunicação e também adota. Isso contribui para aumentar a competitividade da região e acontece automaticamente, simplesmente pelo fato de as empresas estarem concentradas. Um cluster seria algo como uma colméia (sugestivo de cooperação, colaboração, especialização, divisão do trabalho) ou como o conjunto de equipamentos de lazer de um condomínio de edifício (a piscina, a churrasqueira, a quadra poliesportiva, o playground infantil), o que sugere integração, entrelaçamento, afinidades etc.”

Para Zacarelli (2004, p. 200),

“um cluster completo deve incluir outras características relacionadas à tecnologia, assim como a competitividade, sustentabilidade ambiental e cultural, qualidade de vida e sinergia, como resultado de relações sistêmicas. Além das variáveis sugeridas, Porter adiciona: o hábito de reutilização de materiais recicláveis; intensa competição entre os atores do cluster e destes com outros clusters; padrão tecnológico similar entre as empresa; cultura social adaptada às atividades do cluster; alta relação e sinergia entre os agentes e amplos benefícios relativos à qualidade de vida.”

Beni (1999) define cluster como:

“um conjunto de atrativos com destacado diferencial turístico, dotado de equipamentos e serviços de qualidade, com excelência gerencial, concentrado num espaço geográfico delimitado”.”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GERANEGOCIO - CLUSTERS. Disponível em: http://www.geranegocio.com.br/html/clus/p17.html. Acessado em 14.03.2009.

PAGEL, Geovana. Porcelanas de Pedreira. Sucesso no Exterior. Disponível em: http://www.brazil-brasil.com/content/view/342/78/. Acessado em 14.03.2009

Prefeitura Municipal de Pedreira, Secretaria de divulgação e Turismo. Disponível em: http://www.pedreira.sp.gov.br/port/turismo.php. Acessado em 14.03.2009

CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA. PEDREIRA. Disponível em: http://www.circuitodasaguaspaulista.com.br/pedreira/. Acessado em 14.03.2009

Dados Estatísticos da cidade de Pedreira. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat. Acessado em 25.03.2009

Mercotur, Análise de Clusters Turístico. Material de Apoio. Disponível em: www.mercotur.org. Acessado em 25.03.2009

FILHO, Vinicius de Lucca. Clusters e alianças estratégicas: competitividade no Turismo. [s/l]. 2003. Disponível em: www.etur.com.br. Acessado em 25.03.2009.

IBGE. Censo Demográfico; Fundação Seade. Disponível em: http://www.seade.gov.br/produtos/ipvs/analises/pedreira.pdf. Acessado em 30.03.2009.

GLEG Consultoria Hoteleira - http://www.glegconsultoria.com.br

GLEG Consultoria Hoteleira para hotéis. Seu hotel com procedimentos e qualidade de atendimento, através de treinamentos operacionais e consultoria hoteleira