Literatura Norte- Americana


A formação da literatura brasileira e da literatura norte-americana encontramos pontos que aproxima e afasta a cultura desses dois países. Ambos foram construídos com uma literatura de implantação, pois sofriam influencia da metrópole colonizadora, o Brasil de Portugal e os Estados Unidos da Inglaterra. No entanto a colonização desses dois países se difere no objetivo de colonizar . No Brasil a colonização foi de exploração, ou seja, não se acrescentava nada aos pais apenas extraiam-se seus bens naturais; não havia o interesse de construir uma pátria, pois os portugueses trouxeram para povoar o Brasil pessoas que eram excluídas da sociedade como: ladrões, prostitutas e pobres. Enquanto que nos EUA a colonização teve o intuito de se construir um lar uma nação na qual iriam morar e foi nesse período que se criou o sonho americano de que todo americano é um vencedor e um povo escolhido por deus .
No período de colonização de ambos os países o que predominava era a literatura histórica, o que existia de literário eram os documentos históricos de todos os pais. No Brasil temos como exemplo de literatura histórica a carta de pero Vaz de caminha e os sermões do Padre Jose de Anchieta ,nos EUA temos como maior exemplo a carta de independência, entenda-se que esses documentos são de valor histórico e não estético. A literatura estética desses dois países só teve inicio após a independência, pois tudo o que fora produzido antes era imposto pela metrópole não havendo produção literária autônoma nessa época.
No Brasil, por exemplo, era proibido publicar qualquer coisa e em somente 1808 Dom João liberou as publicações caracterizando assim um atraso literal esteticamente falando mundo grande. Nos EUA o problema estava na repressão religiosa imposta pelos puritanos que fugiram da Inglaterra que viam como um país de corrupção de valores. Os puritanos se achavam com a missão de fundar uma terra ,e eram regidos pela bíblia , fato que atrasou os EUA literalmente devido as restrições e proibições da época ,como por exemplo era proibido ler Shakespeare pois ele corrompia os valores da sociedade.
Os países da America só criaram uma identidade após a independência, momento no qual a literatura sofreu uma transição de histórica para estética, consolidando uma literatura autônoma em todos os país. A consolidação de uma literatura estética dos dois países ocorreu no período do romantismo. No Brasil a implantação do romantismo esta ligado ao projeto de construção nacional ,onde os autores se encarregam da renovação dos padrões literários, fizeram-no como quem cumpria uma missão civilizadora ,contribuindo para dotar o novo país de uma expressão original e legitima dos sentimento nacionais.
Nos EUA a consolidação da literatura teve três escritores como responsáveis por tal ato; Edgar Alan Poe, Walt Whitman e Emily Dickson.Com o fim do sonho americano após a independência, percebe-se que o mundo não é apenas dos ganhadores, que é também dos excluídos ou fracassados. A industrialização gerou pobreza ,desemprego e mais excluídos,para sobreviver as pessoas se tornavam uma maquina, trabalhando cerca de 18 horas por dia ,não havia tempo para nada ,apenas para trabalhar .Esses três escritores tiravam o homem de sua condição de escravo da sociedade ,pregando a consciência para a humanidade .Tendo como principal ingrediente a imaginação e a plurisignificatividade ,com o valor da interpretação .
Os escritores do romantismo norte americano tinham um projeto único mais com visões diferentes para retratar a alma humana. Tendo base que o romantismo é um movimento que prega liberdade extrema ,aonde predomina-se a imaginação sobre a razão ,surge nos EUA três projetos literários essencialmente iguais mais esteticamente diferentes .
Edgar Alan Poe esta vinculado a ideia que a sociedade é extremamente amarga, e enxerga o mundo através do grotesco e do terror. Entretanto apesar de ser o primeiro escritor famoso da literatura norte americana, e considerado o pai do conto nos EUA ,Poe vive a desilusão de não ser reconhecido em sua terra natal . Edgar Alan Poe é um escritor periférico e vai direcionar suas obras ao povo excluído socialmente, mostrando que o homem perdeu sua humanidade e transformou-se em maquina. Poe trata de temas eternos, para ele viver em sociedade gera um eterno descompasso, o poeta foge desse descompasso através da bebida, e acaba morrendo de coma alcoólico .
Emily Dickson prega o contato com a natureza como fuga da sociedade valorizando a solidão. Ela desmascara a sociedade mostrando o conflito de essência e aprecia, afirmando que quem vive de aparência são os vivos. A natureza para Emily é um local de harmonia e inocência ao contrario da cidade onde existe corrupção de valores físicos e psicológicos .
Enquanto que Walt withiman prega uma busca de si próprio valorizando o egoísmo através do eu. Walt Whitman estabelece uma fuga através do tempo (velhice) com a idéia de viver a vida intensamente .O poeta é dotado de uma individualidade extrema ,prova disso é seu poema canção de mim mesmo ,onde o canto é uma idéia de expressão da alma . Whitman prega o aproveitamento da vida, carpe dien, pois o presente é sempre ruim e o futuro será melhor que o passado.
Esses três escritores levaram cada um a seu modo a sociedade refletir sobre os problemas da época, pois nada é eterno.