Antonieta Silva Dias[1]

Rita de Cássia A. de Souza[2]

 

RESUMO
 

Este trabalho de pesquisa de temática Formação Continuada: PROGESTÃO na Rede Municipal de Presidente Figueiredo no Estado do Amazonas, tem como objetivo investigar, a formação continuada do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, bem como, a importância desta formação, na Cidade de Presidente Figueiredo, das contribuições da formação, das aprendizagens significativas, da melhoria para o desenvolvimento do curso. A investigação contou com cunho qualitativo fenomenológico, pois se preocupou com a descrição direta da experiência tal como de fato se apresenta. A observação assistemática e a entrevista estruturada foram utilizadas como instrumentos de coleta de dados. O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, vem trazendo uma bagagem de conhecimentos, oportunizando aos cursistas, a troca de conhecimentos, práticas e novas forma para solucionar problemáticas, atendendo a disposição do Regimento Geral das Escolas de Presidente Figueiredo quanto ao cumprimento da LDB 9394/96, do artigo 62, §1º e 2º.

 

Palavras-chaves: Formação Continuada. Significativa.  PROGESTÃO.  

1. INTRODUÇÃO

O objeto de estudo é o Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares – PROGESTÃO do Município de Presidente Figueiredo que está localizada, há 107 km da capital do Estado do Amazonas, este programa organizado pelo Ministério da Educação sob a coordenação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), elaborado para servidores públicos que estão a frente do ensino público do Brasil.

O tema Formação Continuada: PROGESTÃO na Rede Municipal de Presidente Figueiredo no Estado do Amazonas nos despertou o anseio de averiguar como ocorre a formação continuada dos gestores e pedagogos de Presidente Figueiredo.

Lei de Diretrizes e Base 9394/96 dispõe no artigo 62 que profere sobre os profissionais da educação, especificando sobre a promoção da formação inicial e continuada e a capacitação dos profissionais do magistério, o qual poderá utilizar dos recursos e tecnologias da educação a distância. Ao tratarmos capacitação, abordaremos sobre a implantação da educação a distância, a qual, Rumble (2000) apuld TAFNER, TOMELIN, HACK e SIEGEL (2009) apresenta em quatro gerações distintas e significativas.

Silva (2009) apresenta a formação continuada como uma extensão das aprendizagens significativas pois, vem contribuir para as mudanças que serão necessárias para melhorar a práxis pedagógica com efeito a educação e, é dever do administrador escolar observar e analisar o desempenho do corpo docente e dos funcionários que desenvolvem funções pedagógicas, a fim de propor plano de formação incentivando melhorias para a escola. A formação continuada vem ao encontro dessas necessidades trazendo uma bagagem de conhecimentos propondo e incentivando propostas atualizadas, suprindo as necessidades emergenciais.

2. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A educação a distância passou a ser implantada no Brasil devido à necessidade de suprir uma demanda de qualificação profissional de forma flexível, acrescendo assim, o nível de escolaridade e qualificar o maior número de pessoas para o mercado de trabalho. Rumble (2000) apuld TAFNER, TOMELIN, HACK e SIEGEL (2009) cita que:

[...] na EAD, o desenvolvimento passou basicamente, por quatro fases ou gerações [...].

1ª Geração de EAD – baseada no meio texto, impresso ou escrito a mão. Distingue-se principalmente pelo termo “educação por correspondência”. [...]

2ª Geração de EAD – baseada nos meios de televisão e rádio.  As leituras ao vivo na sala de aula onde se encontrava o professor eram captadas e transmitidas, por meio da televisão ou do rádio, a grupos de alunos em uma sala de aula distante. [...]

3ª Geração de EAD – baseada em uma abordagem multimídia, com texto, áudio e vídeo [...] A informática foi incorporada aos processos de ensino à medida que se desenvolvia. [...]

4ª Geração de EAD – baseada na comunicação mediada por computador. Caracteriza-se pela utilização de: conferencia por computador; correio eletrônico; acesso a bancos de dados; pesquisas em bibliotecas eletrônicas; utilização de Plataformas Virtuais de Ensino e Aprendizagem. [...] A 4ª Geração de EAD é verdadeiramente global.  (p.63-64)

Percebemos que a EAD, ao passar pelas gerações obteve valorosos avanços, onde na primeira geração encontramos materiais impressos e encaminhados via correspondências, ao retornarmos nesta etapa histórica, imaginamos quão seria demorada a resposta de uma questão aos professores que estavam a frente deste projeto para a retirada de dúvidas dos discentes aguardavam ansiosos a resposta das dúvidas que possuíam. Na segunda geração citada por Rublem, apresenta a presença de um professor para dar suporte aos discentes que assistiam atentamente as aulas através do rádio e/ou televisão. A terceira geração incorpora o sistema informatizado, ampliando assim a tecnologia, permitindo acesso a novos meios de comunicação, com aulas áudio visuais; com a quarta geração temos, o acesso a internet através de  correio eletrônico, plataformas virtuais, banco de dados, o acesso a bibliotecas eletrônicas, propiciando a cada dia, a qualidade e através de materiais enriquecedores, facilitando a auto-aprendizagem. CAVICHIOLI (2009) cita que:

A Educação a Distância- EAD – é uma modalidade de ensino que tem como objetivo possibilitar ao aluno acessar as informações de maneira interativa, adaptando-se às novas tecnologias. Essa modalidade facilita ao educando e praticidade de entrar e contato com o conhecimento, tornando-o sujeito ativo do seu processo de aprendizagem. (p. D9-60)

 Como Cavichioli apresenta a modalidade de ensino EAD tem o objetivo oportunizar o aluno acesso as tecnologias de forma interativa, possibilitando a adequação  de novas oportunidades de saberes, sendo um instrumento facilitador entre o aluno e o conhecimento transformado-o em um sujeito ativo no processo de aprendizagens.

3. FORMAÇÃO CONTINUADA

A escola por ser um espaço um espaço educativo onde todos que participam do processo de troca de conhecimento e aprendem a participa de forma democrática das decisões e por isso, há necessidade de estar constantemente se aperfeiçoando em formações que possam apresentar melhorias na qualidade da educação.

A formação continuada contribui para as mudanças que fazem necessárias para a melhoria da ação pedagógica na escola e, consequentemente, da educação.

É uma das competências do administrador escolar observar e analisar o desempenho dos docentes e funcionários nas suas funções didático-pedagógicas e identificar as necessidades para propor um plano de formação inserido na própria rotina da escola.

A formação continuada, oferecida pela entidade mantenedora, deve ser incentivada e possibilitada, assim como encontros, oficinas e reuniões em que a ação prática possa ser socializada e analisada, trazendo novas idéias e contribuições para o grupo. (SILVA, p. D8-69)

A formação continuada é uma extensão das aprendizagens significativas pois, Silva diz que ela vem contribuir para as mudanças que serão necessárias para melhorar a práxis pedagógica com efeito a educação. Uma das habilidades do administrador educacional deve ser o que observar e analisar como está o desempenho dos funcionários bem como do corpo docente para que possa propor se caso necessário um plano de formação para melhorias na escola. A formação continuada vem trazer o conhecimento de extensão para propor o incentivo de propostas de cursos atualizados, suprindo as necessidades atuais. As entidades mantenedoras devem, portanto, oportunizar e incentivar encontros, oficinas e reuniões a fim de propiciar a troca de conhecimentos, visando um olhar futurístico para uma educação de excelência.

TELES e MENDONÇA (2006):

 A formação continuada a distância libera os sujeitos das restrições temporais e espaciais, mas requer um planejamento de estudo mais rigoroso que num curso presencial. Isso implica uma organização do cotidiano intensamente dependente da autodisciplina, ao mesmo tempo em que promove uma aprendizagem cooperativa. (p.21)

Para Teles e Mendonça, a formação continuada a distância leva a evolução tirando o cursista de suas limitações temporais e espaciais, deixando-os livres para fazer seu horário de estudos mas, em contrapartida, exige um certo rigor nas aulas presencias, implicando em uma autodisciplina e na autonomia do estudante gerando aprendizagens significativas.

4. O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA GESTORES

O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares – PROGESTÃO, organizada pelo Ministério da Educação sob a coordenação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), programado para servidores públicos que estão a frente do ensino público do Brasil, oferecendo subsídios para trabalhar os diversos pontos dos funcionários que estão a frente das escolas públicas.

 [...] – Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, uma proposta de Curso a distância destinada à formação continuada e em serviço dos profissionais que, [...] se encontram no exercício de atividades de gestão nas escolas públicas no país. (MACHADO, p.7, 2011)

O PROGESTÃO é um curso de capacitação a Distância para Gestores Escolares sendo considerado um curso de formação continuada, destinado a servidores que estão em plena atividade administrando escolas públicas. A elaboração deste programa visa garantir um padrão de qualidade aos gestores escolares. Observando diversos países, o programa pretende qualificar a liderança e os dirigentes escolares, suprindo assim as necessidades das Secretarias de Educação, levando em consideração a prática vivenciada em cada escola do país. Nogueira apresenta o objetivo e o público-alvo do PROGESTÃO:

Qual o objetivo geral?

Formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática da escola pública, focada no sucesso dos alunos das escolas públicas de ensino fundamental e médio.

Qual o público-alvo?

O programa é dirigido aos gestores escolares, isto é, aos profissionais que[..] integram a equipe da escola, seja diretor, vice-diretor, supervisor, coordenador pedagógico, seja candidatos à função de dirigentes ou outra categoria estabelecida [...] (MACHADO, p.13, 2011)

Observando o objetivo geral do curso do PROGESTÃO, percebemos o compromisso que se pretende ter com a construção de uma gestão democrática das escolas públicas, garantindo assim, uma educação de qualidade, focando nas necessidades que o discente precisam, com a capacitação dos gestores, vice-diretores, coordenadores pedagógico em fim, do quadro administrativo que estará a frente da escola para que possam estar embasados e capacitados através de troca de experiências.

Nogueira (2007) disserta acerta do POGESTÃO:

[...] que consiste em um curso de formação continuada e em serviço, dirigido a gestores escolares que atuam em escolas públicas em todo o país, [...] estabelece que este foi elaborado para assegurar um padrão comum de qualidade na formação de gestores das escolas públicas de Estados e municípios brasileiros, buscando elevar o desempenho desses profissionais e, em conseqüência, a qualidade dos serviços e dos resultados das instituições que eles dirigem. A modalidade [...] foi selecionada por ser entendida como o meio mais democrático para universalizar essa formação.

            Segundo Nogueira, o PROGESTÃO é em um curso de formação continuada, voltadas para gestores escolares que atuam em escolas públicas do Brasil, esta formação foi organizada para garantir uma padronização de qualidade oportunizando aos gestores a elevação de suas funções profissionais, gerando qualidade nas instituições brasileiras, mas, esta modalidade de ensino foi escolhida por acreditarem ser uma forma mais autônoma e democrática.

5. ESTRUTURA, METODOLOGIA, APOIO E AVALIAÇÃO DO PROGESTÃO

A estrutura do Programa de Capacitação para Gestores conta com o caráter modular, baseado em problemas apurados em escolas e voltados para o desenvolvimento de competências, valorizando a vivencia e o aprimoramento da prática de cada cursista. Os módulos estão distribuídos em dez unidades didáticas, sendo organizados em Caderno de Estudo e Caderno de Atividades de cada módulo, onde o cursista recebe dez Cadernos de Estudos e dez cadernos de Atividades e um guia didático explicando todas as etapas de como se deve estudar, objetivo do curso, metodologia, o apoio que se pode contar como serão realizadas as avaliações, ensinando como organizar o tempo para ler e para participar dos encontros presenciais.

[...] o currículo, de caráter modular, estruturou-se com base em problemas verificados nas escolas e é voltado para o desenvolvimento de competências profissionais. A ação-reflexão-ação e o aprender fazendo são princípios pedagógicos desencadeadores do desenvolvimento dessas competências, enquanto a resolução de problemas assegura que a aprendizagem se desenvolca no contexto da prática profissional. (MACHADO, p. 17)

Machado vem apresentar que este caráter modular são baseados nos problemas que foram encontrados nas escolas voltadas para desenvolver competências profissionais a fim de fazermos uma reflexão sobre as ações e que pudéssemos através dos encontros presenciais, discutirmos as melhores forma em solucionar cada caso estudado. Os temas dos módulos estudados propõem temas centrais com subtemas divididos em quatro unidades dentro de cada caderno de estudo. Dos dez módulos temos os temas: Módulo I – Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Módulo II – Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? Módulo II – Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? Módulo IV – Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola? Módulo V – Como contribuir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola? Módulo VI – Como gerenciar os recursos financeiros? Módulo VII – Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola? Módulo VIII – Como desenvolver a gestão dos servidores na escola? Módulo IX – Como desenvolver a avaliação institucional da escola? Módulo X – Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar?

O tutor do curso recebe como apoio o guia didático, o guia do tutor e suplemento do guia do tutor, contando ainda com o serviço da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Figueiredo que recebe o suporte da Secretaria de Educação do Estado – SEDUC.

6. CARGA HORÁRIA E FLEXIBILIDADE DO CURSO DE PROGESTÃO

Para que se possa obter o certificado ou o diploma de um curso, é necessário que possamos cumprir certa carga horária e no curso do PROGESTÂO, não se difere dos demais:

Estima-se para o presente programa uma carga horária de 300 horas, com previsão de 30 horas por módulo. Estes dados derivam-se das estimativas dos elaboradores e consultores do programa e do pré-teste realizado com os materiais, os quais foram trabalhados e avaliados por uma amostra de gestores escolares com o mesmo perfil do público-alvo do programa [...].

Entretanto, em função da flexibilidade do programa, dada por sua estrutura modular, cada estado poderá adotar a carga horária proposta na totalidade ou não, como também poderá agregar horas de módulos complementares [...] tanto a carga horária geral quanto a sequência do desenvolvimento dos módulos poderão sofrer ajustes diferenciados, que constarão, quando for o caso, no Guia de Implementação de sua unidade federativa. (op. cit, p.20 ).

O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, dispõe de uma carga horária de 300 horas, tendo em vista, 30 horas por cada módulo, esta estimativa foi desenvolvida em virtude de um grupo de elaboradores, consultores que realizaram testes com o material disponibilizado pelo programa com grupos de gestores escolares. Portanto, percebemos que há uma flexibilidade que permite que seja realizado ajustes, em caso de necessidade que dependerá de como estão sendo trabalhadas em cada estado, podendo ainda acrescentar horas de módulos complementares.

 

7. PROGESTÃO NA REDE MUNICIPAL DE PRESIDENTE FIGUEIREDO NO ESTADO DO AMAZONAS.

 

O município de Presidente Figueiredo está localizado na Região Norte do país, há 107 km da capital do Amazonas – Manaus, tendo como referencial diversas cachoeiras e grutas, passando as ser uma cidade turística. Wikipédia (2012) fala sobre a população de Presidente Figueiredo:

[..] população, estimada pelo IBGE em 2012, era de 28 652 habitantes, sendo assim o 23º município mais populoso do estado e o mais populoso de sua microrregião. Juntamente com outros sete municípios, integra a Região Metropolitana de Manaus, a maior região metropolitana brasileira em área territorial e a mais populosa da Região Norte do Brasil.

A cidade de Presidente Figueiredo segundo dados do IBGE possui vinte e oito mil seiscentos e cinqüenta e dois habitantes, sendo o vigésimo terceiro município mais populoso integrando a região metropolitana de Manaus que é a maior área territorial e mais populosa da Região Norte do nosso país. Portanto, pela quantidade populacional e por se tratar de se uma cidade muito freqüentada por turistas é necessário que haja compromisso dos administradores do município, em proporcionar cursos que venham qualificar os servidores de modo que possam propor atendimento de qualidade em todas as áreas.

A rede municipal de ensino da cidade de Presidente Figueiredo, é administrada pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED que possui como mantenedor, a Prefeitura. A Secretaria Municipal da Educação, de Presidente Figueiredo, consciente da responsabilidade em oferecer uma educação de qualidade e, visando o cumprimento da legislação do ensino em vigor no País [...]. (SEMED, 2006).

Conforme SEMED, a Secretaria Municipal de Educação tem a responsabilidade de oferecer uma educação que tenha qualidade tendo em vista o cumprimento da legislação que está em vigor no Brasil.

A LDB 9394/96 dispõe no Título VI, do artigo 62 – Dos Profissionais de Educação:

§ 1º A União, o Distrito Federal, os estados e os municípios, em regime de elaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.

§ 2º A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.

Conforme a LDB, é dever da União, dos estados e municípios promover a formação inicial, formação continuada, capacitando os profissionais do magistério, nestas formações, podendo utilizar recursos e tecnologias da educação a distância. O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares – PROGESTÃO, é organizado e promovido pelo Governo Federal em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Municipal de Educação na cidade de Presidente Figueiredo, obedecendo a LDB, utilizando de recursos e tecnologias da EAD, capacitando profissionais da área de magistério em especial, os administradores escolar que são chamados de Gestores e Pedagogos.

No curso do PROGESTÃO há encontros presenciais, nestes encontros, o tutor do curso organiza no inicio do curso um calendário de datas para que possam realizar os encontros presenciais que acontecem uma vez ao mês. Nas aulas presenciais é realizada a troca de experiências dos projetos e atividades aplicadas nas escolas e dos resultados onde, cada escola mostra o que foi aplicado e o que obtiveram como conseqüência da aplicação do trabalho, antes das apresentações, passa-se um vídeo apresentando o tema do próximo módulo, comenta-se sobre o próximo módulo e partem para a avaliação do módulo anterior, entregando também o caderno de atividades a tutora.

Com a aplicação do questionário na coleta de dados podemos obter preciosas informações as quais a tutora nos informou ter na turma do PPROGESTÃO quarenta cursistas participando, dentre delas, temos gestores e pedagogos.

Ao responder o questionário à tutora local nos respostou o seguinte:  que possui três anos de experiência na educação continuada, onde atualmente está a frente do curso do PROGESTÃO  considerada como formação continuada o qual, participam somente  pedagogos e gestores da rede pública, acredita que o tempo para retirada de dúvidas em seu ponto de vista é suficiente e que,  o  material utilizado para ministrar o curso é distribuído pela CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação; do material que recebe da CONSED de ótima qualidade está: um caderno de estudos, um caderno de atividades e além do mais recebe o suporte da coordenação estadual; a forma de avaliação do PROGESTÃO é realizada através de: pontualidade, entrega do projeto de intervenção, freqüência, auto-avaliação e conceito de participação; as maiores dificuldades e desafios que enfrenta é a ausência por parte dos cursistas e quando ha presença dos mesmos é considerada como boa. Em relação a autonomia dos cursistas e o contato que é estabelecido com o tutor através de telefone, pessoalmente, e por e-mail, eles tem apresentado autonomia para resolver suas atividades, para realizar encontros com outros colegas e encontrar novas soluções para as atividades exigidas, a grande maioria tem entrado em contato com o tutor por diversos meios de comunicação. A tutora acredita que quando se trata de leituras indicadas nos cadernos, esta  é realizada  somente em parte, devido a outras atividades paralelas ao curso que impossibilitam com que os pedagogos e gestores possam  realizar-las  evitando o aprofundamento dos assuntos, mas que não afeta no potencial que cada um possui.

A professora acredita que todas as aprendizagens do curso são significativas, pois, cita que no módulo IV, apresenta um tema muito interessante  “Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?”, contextualizando as dimensões pedagógicas e função social da escola. Quanto a sugestão para melhorias, ela acredita que os gestores e pedagogos poderiam assumir um maior compromisso em participar dos encontros presenciais que são realizados  mensalmente.

Gráfico 01- Quanto a quantidade de cursistas que responderam o questionário

               Fonte: Cursistas do PROGESTÃO na Rede Municipal de Presidente Figueiredo, 2012.

No universo de quarenta cursista treze pessoas se proporam em responder o questionário de perguntas mistas e uma tutora que também respondeu a algumas perguntas quando questionada, totalizando assim dos 100% dos participantes do projeto, 32,5% responderam e 67,5% não responderam devido a falta de tempo dos mesmos.

No questionário o quando solicitado a identificação, a idade e a profissão, todos responderam.

Tabela 1: Resposta do Questionário de pesquisa sobre a Formação Continuada do PROGESTÃO na Rede Municipal de Presidente Figueiredo.

Perguntas

Respostas

No PROGESTÃO sou

13 discentes

PROGESTÃO É

13 Formação Continuada

O que acrescentou na minha formação o PROGESTÃO

13 me capacita para melhora minha prática na área da educação

O PROGESTÃO é capacitação para

13 gestores e pedagogos

O tempo de encontro é suficiente para retirada de dúvidas

01 não

04 em parte

08 sim

São realizadas atividades de forma

01 individual e grupal

12 grupal

Você recebe algum material?

01 apostilas

04 apostilas e cadernos de atividades impresso

08 cadernos de estudo e cadernos de atividades impressos

O material que você usa

13 não pago por ele

Como é realizada a avaliação?

01 apresentação de seminários

01 apresentação de seminários e troca de experiências

02 exposição de trabalha aplicados na escola, troca de experiências e aula dialogada.

03 apresentação de seminários, exposição de trabalha aplicados na escola e troca de experiências e aula dialogada

06 avaliação escrita, apresentação de seminários, exposição de trabalhos aplicados na escola com resultados, troca de experiências, aula dialogada

Qualidade do material usado no curso

06 excelente

07 ótimo

O caderno de estudo de atividades, o ajudam a tirar todas suas dúvidas? Os assuntos são claros?

01 em parte

12 sim

Fonte: Cursistas do PROGESTÃO na Rede Municipal de Presidente Figueiredo, 2012.

Da tabela acima, percebemos que dos treze discentes, reconhecem que o curso do PROGESTÃO é de grande importância para sua prática profissional, que o material ao qual recebem é distribuído de forma gratuita e está entre de excelência e ótima qualidade. A grande maioria também acredita que no caderno de atividades os assuntos são claros e que ajudam a tirar as dúvidas e quando questionado se o tempo é suficiente para retirar dúvidas, obtivemos oito respostas positivas, e cinco que podemos considerar negativas os quais responderam: não e em parte.

Tabela 2: Análise do desempenho do aluno

Questões

Sim

Não

Em parte

Estabeleci horário para estudar, criei condições para realizá-lo e li todas as telas do curso

04

-

09

Cumpri as tarefas do curso e de atividades

08

-

05

Demonstrei autonomia para buscar informações novas

12

-

01

Mantive contato com o tutor

08

-

05

Desenvolvi minha criatividade e propus soluções

O8

-

05

Participei dos trabalho em equipe

10

-

03

Fiz leituras complementares indicadas na Biblioteca

02

02

09

Mantive contato com os colegas de curso

05

-

08

Fonte: Avaliação do módulo - PROGESTÃO

Das respostas supracitadas marcadas não e em parte, os cursistas justificaram o seguinte: a falta de tempo para organizar um tempo para se dedicarem mais ao curso do PROGESTÃO, por parte de alguns devido estarem cursando outros cursos paralelos, falta de oportunidade em ter em suas comunidades acesso a tecnologias, internet e livros atualizados. Em relação ao trabalho em grupo, alguns moram em locais distantes (zonas rurais) onde não dispõe de transporte a seu dispor para locomoção, dificultando reunir com o grupo que fica disperso devido a distância das comunidades.

Quando questionado aos cursistas, quais as aprendizagens mais significativas que obtem  através do curso do PROGESTÃO responderam: A troca de experiências e informações que são muito ricas, sugestões que são encontradas nas apostilas que orienta como solucionar algumas problemáticas, como deixar as reuniões mais prazerosas e criativas, como desenvolver melhor o trabalho na escola, o estreitamento do relacionamento gestão e coordenação pedagógica para que trabalhem em uma direção.

Ao questionar quais seriam a sugestões de melhorias, obtivemos os participantes responderam: sugeriram que os tutores os visitassem na zona rural; que o curso fosse realizado em duas ou três encontros mensais; que houvesse mais orientações sobre normas, disciplinas e qualidade educacional; que os cursistas estabelecessem os encontros para realizarem os trabalhos em equipe; a participação de toda a equipe da escola no curso, a fim de que todos possam acompanhar o processo de mudança.

A Educação precisa oferecer aos indivíduos a oportunidade de se atualizarem, aprofundando e enriquecendo seus conhecimentos. Necessitamos de uma educação que prepare os indivíduos para enfrentar os desafios do terceiro milênio, para adequar-se a um mundo de mudanças.   (SILVA, p. D9 – 80, 2009).

A afirmativa de Silva vem pontuando que a Educação deve proporcionar  a todos neste milênio oportunidades para enriquecer seus conhecimentos, aprofundando com a finalidade de adequação as mudanças do mundo em que estamos vivendo, pois, a cada dia, novas metodologias e avanços tecnológicos levam o mundo a evoluir, e como cidadãos futuristas, temos que estar constantemente participando desta troca de conhecimentos e aprofundamento de saberes. CHALITA (2001) observa que, “a formação é um fator fundamental para o professor. Não apenas a graduação universitária ou a pós-graduação, mas a formação continuada, ampla, as atualizações e o aperfeiçoamento” (p. 162).

Compreendemos que  os professores precisam estar constantemente adquirindo novos conhecimentos, novos saberes, destes que não são meros saberes do senso comum, mas dos quais se obtem através de formações universitária, pós-graduações e ainda, das formações continuadas que são de suma relevância para o aperfeiçoamento da educação trazendo novos horizontes e qualidade.

 

8. conclusão

A formação continuada encontra apoio na LDB que trata do dever da União, dos estados e dos municípios a promoção de formação tanto inicial quanto a “FORMAÇÃO CONTINUADA”, visando atender aos profissionais do magistério. O PROGESTÃO é o Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares que visa a capacitação dos administradores escolares que são conhecidos como: Gestores e Pedagogos ou diretor, vice-diretor, supervisor, coordenador pedagógico, e os candidatos à função de dirigentes ou outra categoria estabelecido no entendimento do Governo Federal representado pelo CONSED -  Conselho Nacional de Secretários de Educação.

Os dirigentes e futuros dirigentes escolares do ensino público do país, podem participar desta modalidade de ensino, voltada para a melhoria da formação de lideranças escolares comprometidas com a construção do projeto democrático das escolas públicas, enfocadas no sucesso dos alunos destas escolas dos ensinos fundamental e médio. A disposição do artigo 62 da LDB 9394/96 o qual apresenta os profissionais da educação, e o Regimento Geral das Escolas de Presidente Figueiredo que estabelece a responsabilidade de oferecer uma educação de qualidade tendo em vista o cumprimento da legislação do ensino em vigor no nosso país, surge então a necessidade em fazer cumprir este regimento o qual nos solicita a LDB o que foi efetivado pelo órgão competente do município – A Secretaria Municipal de Presidente Figueiredo.

Mediante a um levantamento de dados que realizamos quando,  distribuímos um questionário com perguntas mistas obtivemos uma visão geral dos cursistas os quais, no universo de quarenta participantes, treze nos responderam aos questionamentos, reconhecendo a relevância do PROGESTÃO para sua prática profissional, onde, o material que recebem de forma gratuita, a grande maioria acredita ser facilitador, pois, explana todos os temas abordados de forma clara, o que possibilita  tirar  dúvidas; entendendo também  que o curso possibilita a troca de experiências, com aprendizagens significativas, tornando-os autônomos para reunir e executar atividades, trazendo novas idéias e soluções dos demais foco na área da educação;  em contrapartida, temos alguns contratempos na visão da tutora e dos cursistas que se refere a dificuldade de mobilidade dos cursistas para participarem dos encontros devido alguns morarem em zona rural e não possuírem transporte para estar indo ao encontro de outros colegas quando, o trabalho de equipe é solicitado, inviabilização ou atrasando os encontros das equipes. Outras problemática levantada é a falta de livros atualizados, a falta sinal de internet nas comunidades rurais que impossibilitam outras leituras e ainda outros envolvimentos dos cursistas em outros cursos que inviabiliza o tempo para dedicação total do curso PROGESTÃO.

O administrador escolar deverá estar atendo observando, analisando o desempenho do corpo docente bem como dos funcionários da escola em suas funções didáticas e das ações pedagógicas, identificando e pontuando as mudanças necessárias, visando o total desenvolvimento cognitivo dos alunos, traçando metas e ações que venham trazer melhorias no desenvolvimento escolar e, assim, formação continuada segundo Silva, estará contribuindo nestas mudanças mediante as ações pedagógicas da escola colaborando na formação de um cidadão capaz de estar preparado para as realidades que a sociedade exige, e é através do Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares que acontece a toca de conhecimento e o aperfeiçoamento dos saberes, tornando os Gestores e pedagogos mais preparados para uma realidade exigente, no mundo de constantes evoluções, trazendo idéias novas, soluções de problemáticas, criando novas oportunidades e evoluções para o mundo do saber. 

 

REFERENCIAS

 

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001.

LDB,  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Câmara dos Deputados. 5 ed. Brasília, 2010.

MACHADO, Maria Aglaê de Medeiros. PROGESTÃO: Guia Didático. CONSED. Brasilia, 2009.

SIEGEL, Noberto. Produção de Material Autoinstrutivo para a Educação a Distância. UNIASSELVI. Indaial, 2009.

SEMED, Secretaria Municipal de Educação. Regimento Geral das Escolas. Presidente Figueiredo, 2006.

SILVA, Maria Aparecida de Oliveira. Administração Escolar. UNIASSELVI. Indaial, 2009.

TAFNER, Elizabeth Penzlien. TOMELIN, Janes Fidélis. HACK, Josias Ricardo. Produção de Material Autoinstrutivo para Educação a Distância. UNIASSELVI. Indaial, 2010.

 

TELES, Jorge Luiz. MENDONÇA, Patrícia Ramos. Diversidade na Educação: experiências de formação continuada de professores. Ministério da Educação. Brasília, 2006.

WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Presidente Figueiredo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_Figueiredo. Acesso em 25 novembro 2012.



[1] Acadêmica concluinte do Programa de Pós-Graduação da Universidade Leonardo da Vinci no Curso Administração Escolar, Orientação e Supervisão da turma: AES 4171/1.

[2] Professora Orientadora (UNIASSELVI). E-mail: [email protected]