Hoje, em qualquer profiss o, a formaç o profissional é primordial, e quando nos referimos ao setor educacional, o tema ganha ainda maior relevância. É impossível falar em qualidade de ensino, sem falar da formaç o do professor, quest es que est o intimamente ligadas. A formaç o teórica e prática contribui para melhorar a qualidade do ensino, visto que s o as transformaç es sociais é que ir o gerar transformaç es no ensino.

Há algumas décadas, acreditava-se que, quando terminada a graduaç o, o profissional estaria apto para atuar na sua área o resto da vida. Hoje a realidade é diferente, principalmente para o profissional docente. Este deve estar consciente de que sua formaç o é permanente, e é integrada no seu dia-a-dia nas escolas. 

O professor n o deve se abster de estudar, o prazer pelo estudo e a leitura deve ser evidente, sen o n o irá conseguir passar esse gosto para seus alunos. "O professor que n o aprende com prazer n o ensinará com prazer. " Snyders. (1990). S o grandes os desafios que o profissional docente enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver práticas pedagógicas eficientes, s o os principais.

O professor deve ser capaz de levantar dúvidas sobre seu trabalho. N o apenas ensinar bem a fazer algumas contas de Matemática ou a ler um conto. É preciso ir mais fundo, saber o que acontece com o estudante que n o aprende a liç o. É preciso ter muita vontade de aprender a fazer. No entanto, muitos acham que basta alguém descrever como tinha acontecido algo em sua aula para ser tratado como reflexivo, e esse processo é muito mais que descrever, pois é possível perceber efeitos de uma prática questionadora nos estudantes. Quando o professor faz isso corretamente, o aluno aprende a gerir seu estudo, dificilmente ele será alguém que só decora, porque o mestre incute nele estratégias de interrogaç o e busca formá-lo como um indivíduo autônomo.

Tudo está mudando, a sociedade, os efeito das novas tecnologias de comunicaç o está sendo enorme e os problemas de indisciplina também tornam os contextos de aprendizagem muito difíceis. O que nos ajuda a manter um certo contato com a realidade da sala de aula é a supervis o, e o acompanhamento dos formandos para ajudá-los a se desenvolver. E a realidade da universidade mostra que a maior parte do processo ensino-aprendizagem que desenvolve está calcada no modelo de reproduç o do conhecimento.

O professor reflexivo é aquele que pensa no que faz, que é comprometido com a profiss o e se sente autônomo, capaz de tomar decis es e ter opini es. Ele é, sobretudo, uma pessoa que atende aos contextos em que trabalha, os interpreta e adapta a própria atuaç o a eles e os contextos educacionais s o extremamente complexos e n o há um igual a outro, podemos ser obrigado a, numa mesma escola e até numa mesma turma, utilizar práticas diferentes de acordo com o grupo. Portanto, se o professor n o tiver capacidade de analisar, vai tornar um tecnocrata, ou seja, dar aulas de forma técnica, acabando por prejudicar os estudantes.