Diferentes exercícios que são realizados nas academias, são dependentes de uma força, chamada de Força da Gravidade, ou de um forma abreviada, Força G. A Força G é uma atração que todos os corpos sofrem para o centro da Terra. Muitos exercícios têm sua eficiência reduzida, somente por apresentar uma posição corporal inadequada que reduz a ação dessa força que atua diretamente sobre todos os corpos.

Isso pode modificar totalmente a atuação do vetor de força aplicado nos exercícios. E, outro ponto importante, é que os pontos de maiores torques, também geralmente são dependentes da Força G. 

Por essa questão analisar o tipo de resistência utilizado é tão importante. As barras, anilhas e halteres, são dependentes da Força G. Algumas vezes ajustando a posição corporal já gera um maior aproveitamento dessa força e maior dificuldade durante o exercício. Por essa questão, a tensão em diferentes ângulos do exercício é diferente (também tem outras questões que influenciam).

Vários exemplos que dei em postagens anteriores se enquadram nessa questão, como exemplo, a Abdução de Quadril em Pé. Esse exercício se torna prejudicado por ter pouca ação da força da gravidade. Sabemos que a Força G sempre terá um vetor de força vertical. É ai que entram os ajustes para tentar potencializar os efeitos do exercício.

Prof. Profº Léo de Paiva Montenegro
Site: www.leodepaiva.com