A fonte para notebook é algo de grande importância para o funcionamento do aparelho, pois é a fonte que alterna a energia elétrica para que alimente o aparelho e também o carregamento das baterias. Elas são ligadas a energia elétrica, convertendo a tensão da rede elétrica para a corrente necessária para alimentar o aparelho. Geralmente a corrente de 110V ou 220V é convertida de corrente alternada para corrente contínua, em torno de 15V, 16V, 19V ou 20V volts, conforme o aparelho.

As fontes são responsáveis pela alimentação da energia das baterias, dessa forma é possível usar os notebooks em qualquer lugar. Elas são geralmente bivolts, ou seja, podem ser usadas em energia cuja voltagem oscila entre 110V a 220V. Dessa forma não é preciso se preocupar se a fonte irá “queimar” em uma cidade que a voltagem seja diferente da usada em nossas casas.

As fontes são divididas em duas ou três partes: fio de alimentação, ligado a energia e energia elétrica, compartimento para conversão e pino, que é ligado ao notebook.

Tipos de pinos

Tipos de pinos

Os pinos são uma peça de essencial necessidade de fonte para notebook. São diferentes pinos, com espessuras e pequenos detalhes que variam de acordo com o fabricante. Existem mais de 10 tipos comuns, inclusive nas fontes universais estão a maioria deles. Cada marca e aparelho apresentam diâmetros diferentes, geralmente a partir de 4 mm, contudo há modelos de 6.3 mm, geralmente com amperagens maiores, que chegam a 20 V.

Cuidados com as fontes

Fonte UniversalAs fontes originais fornecidas pelo fabricante são as mais indicadas, por essa razão, caso haja perda da fonte original é necessário comprar uma fonte da mesma marca. As “fontes universais” não são muito confiáveis, principalmente por conta da falta de garantia de procedência. Muitas delas são produzidas na China nem sempre apresentam matérias – primas de qualidade. Apesar do valor bem inferior as fontes originais, as “fontes universais” podem até ser compatíveis podem não causar danos ao eletrônico, contudo ela tem uma vida útil menor. 

Se for usar uma dessas fontes é importante verificar se a voltagem, potência e amperagem são as mesmas, pois mesmo que haja uma tolerância para a amperagem é importante que ela não seja menor ou maior que a fonte original. Também vale ressaltar que os pinos devem se encaixar perfeitamente no local indicado, sem folgas nem a necessidade de forçar na hora de plugar.

Recomendações

Deixe a fonte sempre em local arejado e livre de umidade. O calor excessivo também pode diminuir a vida útil não apenas da fonte para notebook, como também o próprio aparelho. Manter os fios sempre bem organizados e enrolados de forma a não serem forçados também garante uma vida útil maior para a fonte. Verifique sempre se a voltagem e a corrente elétrica é a ideal para o bom funcionamento do notebook.

Uma alternativa para aumentar a vida útil da bateria, é retirá-la quando estiver totalmente carregada e usar o notebook somente com a fonte de alimentação, basta ficar atento para não tirar a fonte da tomada sem a bateria para não desligar o aparelho e perder as informações não salvas.