A FONOaudiologia ESTÉTICA da Face, é uma nova área de atuação fonoaudiológica dentro da especialidade de Motricidade Orofacial. É um trabalho totalmente muscular objetivando harmonizar o estético e o funcional; adequar a postura / a respiração / a mastigação / a deglutição / a fala; equilibrar as forças musculares da face e pescoço; minimizar ou eliminar as mímicas faciais exageradas ou inadequadas; fortalecer e sustentar a face; proporcionar a aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais. Como conseqüência deste trabalho obtém-se a eliminação ou atenuação das rugas de expressão.
Este trabalho é destinado a indivíduos que evitam procedimentos invasivos por dor, alergia ou problemas de coagulação; indivíduos que procuram qualidade de vida e mudança de hábitos; atletas; em casos pré e pós cirurgia bariátrica ou cirurgia de face (pré e pós). É recomendado as pessoas entre 25 (prevenção) a 75 anos (tratamento amenizador de marcas de expressão).
Em um primeiro momento colhem-se informações sobre os hábitos alimentares, e hábitos diários em geral. Em um segundo momento é realizado uma avaliação para verificar de que forma o paciente utiliza a sua respiração, de que forma ele mastiga, deglute e fala. É observada também sua articulação e suas expressões. Em seguida, é apresentada a possível relação entre o uso da musculatura e as marcas de expressão.
O próximo passo é conscientizar o paciente dos abusos cometidos. São ensinados exercícios (alongamento e movimentos) que devolve tonicidade aos músculos da face e do pescoço e, restabelecendo também as funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição e fala ? articulação). Recomenda-se que os exercícios sejam realizados também em casa.
Durante o tratamento o paciente percebe os benefícios de seu trabalho, pois ele promove o bom funcionamento das funções vitais como respirar e engolir; aumenta a circulação no rosto; combate o envelhecimento precoce; ativa a fabricação do colágeno e a capacidade de regeneração celular; potencializa a absorção e o efeito dos cremes de tratamento facial. O resultado começa a ser notado na terceira ou quarta sessão, em que o paciente começa a apresentar uma pele mais suave, uma musculatura mais firme e uma face mais harmônica.
Contudo, tal procedimento terapêutico é contra indicado nos seguintes casos: pele com acnes; quem fez ou faz tratamento à base de isotretinoína via oral (somente com autorização do médico, geralmente após 2 meses do término do tratamento); durante os primeiros 6 meses após cirurgia da face, somente com autorização médica; bioplastia; no local onde há o efeito da toxina botulínica.
O fonoaudiólogo é o profissional ideal para realizar este procedimento pois ele conhece as funções de cada músculo da face e sua função (mastigação, deglutição, respiração, fala) podendo assim, fazer um atendimento diferenciado. Desta forma, se o paciente tem alguma disfunção, esta será tratada em consultório. Se houver alguma outra disfunção, o fonoaudiólogo encaminhará para outro profissional como um ortodontista, por exemplo.
Na internet tem existem vários artigos interessantes para consulta. Mas cuidado! Alguns sites de busca fornecem informações errôneas de ginástica facial. Tais "ginásticas" possibilitam um empenho muscular e muitas vezes com reações negativas. Pequenos movimentos podem provocar grandes alterações. O importante é receber atendimento individualisado.
Segue algumas sugestões de consulta on-line de bons profissionais:
Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=mpIzt42RiUI
http://www.youtube.com/watch?v=906KrcQxPOk
http://www.youtube.com/watch?v=_6B0-LlOg2E
http://www.youtube.com/watch?v=mpIzt42RiUI
http://www.youtube.com/watch?v=4bAad5hRwsI
Sites: www.patriciafaro.com.br
http://www.fonoaudiologiaestetica.com.br/


"Atuar em fonoaudiologia estética da face é compreender o belo no seu mais amplo significado e assim acreditar, transformar, adequar e proporcionar a aceitação do ser e estar, do equilíbrio da beleza interna e externa, da alegria de viver... se descobrir... e se amar intensamente." (Patrícia Faro)