Baseando-se em grandes ícones mundiais, onde os lideres de hoje estão pecando?

Qual seria uma das maiores dificuldades encontrada pelas organizações nos dias atuais?

Martin Luther King pregava a igualdade de direitos entre negros e brancos, Madre Teresa de Calcutá tinha como objetivo acabar com a miséria e a fome mundial.  Sem querer entrar em um mérito religioso, fazendo uma análise da figura de Jesus como homem podemos defini-lo como, aquele que, com palavras transformava vidas.  

É fácil enxergar os feitos, mais a mensagem que esta por trás de tudo isso era que, as necessidades das pessoas precisavam ser atendidas. Quando falo necessidade não quero dizer capricho, esses grandes lideres se desprendiam de si e se concentravam em atender as dificuldades dos outros.

As organizações nos dias de hoje tem em seu plantel grandes profissionais no que diz respeito à parte técnica, pessoas com a capacidade de desenvolver maquinas altamente tecnológicas, softwares de última geração, pessoas que fazem aplicações financeiras altamente rentáveis, porém esta faltando no mercado profissionais que saibam lidar com pessoas. Isso é algo que já vem de infância, as crianças já crescem com esse espírito competitivo e são incentivadas a isso, indiretamente o ambiente familiar contribui com esse aspecto, os pais exercem uma forte pressão sobre a criança para que ela seja a melhor possível.

As crianças se tornam muito individualistas e quando chega à fase adulta essa característica as acompanham, tornando-as profissionais incapazes de trabalhar em grupo, de ouvir opinião dos outros, incapazes de um simples gesto de educação, de um, por favor, um muito obrigado. Muito se fala que as empresas só estão preocupadas com os resultados e que não investem nas pessoas, isso pode até ser verdade em muitos casos, mais agora eu pergunto, o que as pessoas que já ocupam a posição de líderes estão fazendo para se tornar profissionais com foco em pessoas?

Quando observamos o mercado vemos que os profissionais estão preocupados em fazer especialização disso, especialização daquilo, e o foco principal que são as pessoas estão ficando de lado. Deveria ser uma obrigação em cargos de liderança uma formação direcionada a pessoas, isso ajudaria a criar uma sensibilidade quanto às necessidades do grupo a que se lidera, gerando confiança e respeito.

É difícil essa pratica de se desprender do eu e se colocar a disposição do outro, mais como os grandes da história, devemos praticar a humildade todos os dias e sermos comprometidos com a mudança no comportamento, a fim de um bem maior para todos.

 

Elaborado: Marcelo da Silva

Orientado: Professora Esther Cosso

FNC - FACULDADE NOSSA CIDADE