A fobia social é um transtorno de ansiedade social - TAS, que gera o medo de gente, de se expor, do julgamento do outro. Este tipo de transtorno mental pode causar inúmeras dificuldades como: no relacionamento amoroso, no trabalho, social, familiar, etc.

Conforme explica Chagas (2010), a fobia social é o terceiro transtorno psiquiátrico mais frequente, tendo curso crônico, geralmente sem remissões, causando enormes prejuízos funcionais e comprometimento psicossocial.

Segundo Brunoni (2008, p. 257), a fobia social é "medo excessivo e persistente de situações sociais em que a pessoa seja exposta a estranhos ou a julgamento, havendo o temor de passar por algo humilhante, podendo levar a um ataque de pânico".

O transtorno de ansiedade social, como a fobia social, deve ser tratada através de farmacoterapia, psicoterapia e atividade física (NASCIMENTO, 2005).

Entretanto, como em todas as enfermidades, o sucesso do tratamento vai depender da assiduidade e do comprometimento do paciente em querer realmente se curar.

Conforme explica Range (2001), a terapia cognitivo comportamental auxilia muito na fobia social pois muda os pensamentos automáticos, as crenças distorcidas e as expectativas irrealistas.

Assim, o que se pode concluir é que para a fobia social é preciso um tratamento psiquiátrico, que dará o diagnóstico e os medicamentos mais indicados; a psicoterapia, com indicação para a terapia cognitivo comportamental e a atividade física, que além de trazer benefícios para o corpo como um todo, libera endorfina aumentando a auto estima e encorajamento psicológico.

BIBLIOGRAFIA

BRUNONI, A. R. . Transtornos Mentais Comuns na prática clínica. Revista de Medicina (FMUSP), v. 87, p. 251-263, 2008.

CHAGAS, M.H.N. et al. Diretrizes da Associação Médica Brasileira para o diagnóstico e diagnóstico diferencial do transtorno de ansiedade social. Rev. Bras. Psiquiatr., v.32, n.4, p. 444-452, 2010.

NASCIMENTO, C.L.F.; MORGADO, F.C.A.; GIOVANNI, K.; RESENDE, M.M. Ampliando o conhecimento sobre o transtorno de ansiedade generalizada. IX Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica. V Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, Universidade do Vale do Paraíba, 2005.

RANGÉ, B. Psicoterapia comportamental e cognitiva. São Paulo:LivroPleno, 2001.