Mesmo com o Fluminense consagrando-se campeão do Brasileirão antecipadamente (faltando três rodadas), o campeonato ainda não terminou. Resta agora a briga para entrar na Libertadores de 2013 e para continuar na Série A. O Grêmio já tem sua vaga assegurada no torneio continental, mas ainda busca entrar direto na fase de grupos. As chances de classificação para o torneio do quarto colocado, e na teoria último a conquistar a vaga, o São Paulo futebol clube, já ultrapassa os 97%. Porém outros cinco clubes permanecem vivos, apesar das chances matemáticas serem mínimas.

O Fluminense já está garantido na fase de grupos da Libertadores. O Grêmio, atual vice-líder, tem que vencer todos os três últimos jogos para figurar na fase de grupos junto ao tricolor carioca. Para o Atlético-MG não basta só vencer suas últimas partidas, o time depende de um tropeço do Grêmio para terminar o campeonato como segundo colocado. Já o São Paulo, para ficar em segundo lugar, tem que ganhar todos os jogos que vai disputar e torcer para Atlético-MG e Grêmio não passarem dos 68 pontos. O tricolor paulista ainda conta com a Sul-Americana. Se for campeão, o clube garante vaga na principal competição continental, excluindo a vaga do quarto colocado.

O Botafogo é o clube mais próximo de alcançar a Libertadores nessa reta final do torneio, mas para isto tem que ganhar os três jogos, somando 9 pontos e ver o São Paulo marcar no máximo 3 pontos. Já o Corinthians é o time mais despreocupado. Classificado para o torneio Latino por ser o atual campeão, o alvinegro só cumpre tabela no Brasileirão.

Quem também só cumpre tabela é o Flamengo e o Cruzeiro. Não correm risco de rebaixamento e nem chegam a ameaçar adentrar ao G4. Os dois clubes fizeram as campanhas mais oscilantes do campeonato.

Na parte de baixo da tabela, a briga é para não ser rebaixado para a Série B. Quatro times na disputa: Portuguesa, com 16,5% de chances de queda; Bahia, com 7,1%; Sport, com 77,4% e Palmeiras, com 98,9%. Restam duas vagas para o Z4, Figueirense e Atlético-GO já estão rebaixados.

O Sport ainda sonha com a fuga da zona, para isso tem que ganhar todos os jogos e torcer por uma derrota de Portuguesa ou Bahia. Já a situação do Palmeiras é quase impossível. Para escapar o clube vai ter que vencer todos os jogos à disputar e ver duas destas três equipes (Portuguesa, Bahia e Sport) não passar dos 42 pontos. Se perder o próximo jogo, está rebaixado.