Atualmente o meio ambiente tem sido foco de amplas discussões no mundo e no Brasil. Isto se deve ao fato dos crescentes índices de desmatamento, queimadas, despejo de poluentes nos rios e mares, gerando graves problemas de ordem social, econômica, cultural e ecológica.

Nesse sentido, a relação homem-natureza, não tem se dado de forma adequada. Tal comportamento está relacionado ao descompromisso dos indivíduos para com a participação na resolução dos problemas ambientais, esse descompromisso é, ao mesmo tempo, resultado de suas relações sociais historicamente estabelecidas (TOZONI-REIS, 2004).

É indiscutível a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente. Para tanto, os indivíduos precisam ser conscientizados e, para que esta tomada de consciência se alastre entre presentes e futuras gerações, são importantes que se trabalhe a educação ambiental dentro e fora da escola.

A escola educa, por sua vez também é responsável pela sociedade. A educação ambiental é uma forma abarcante de educação, através de um processo pedagógico participativo que procura infiltrar no aluno uma consciência crítica sobre os problemas do ambiente. Os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para questão da sustentabilidade no seu significado mais abrangente.

A Educação é uma ferramenta de importância vital para tentativas de mudança de atitudes entre as pessoas, bem como o meio ambiente em que vivemos é um "escoadouro" de atitudes destrutivas e indesejáveis necessitando de mudanças urgentes nas pessoas que dele se utilizam.

As Florestas Urbanas são fragmentos de florestas situados próximo ou dentro das cidades, são importantes mantenedores da biodiversidade. Várias espécies de plantas e animais encontram neles o seu abrigo. Sua proximidade com as cidades também serve de potencial alternativa de lazer. Nessas áreas podemos encontrar numa caminhada mais atenta várias espécies de pássaros, insetos e plantas. Entretanto seu valor para a cidade vai além da preservação das espécies e do lazer. Esses fragmentos de florestas podem mitigar a poluição química e sonora, reduzir o efeito de ilha de calor, aumentar a disponibilidade e qualidade da água, reduzir a erosão nas encostas e, por conseqüência, os assoreamentos dos rios. Esses e muitos outros benefícios se traduzem em economia de dinheiro para as cidades, visto que seriam necessários menos investimentos em dragagem dos rios, tratamento da água e consumo de energia elétrica pelos aparelhos de ar condicionado. Além desses fatores de importância local, soma-se o fato de as árvores serem grandes reservatórios decarbono, assim essas florestas podem absorver uma grande quantidade de CO2, ajudando assim a reduzir o aquecimento global.

Portanto se faz necessário a inserção da Educação Ambiental para a produção de florestas urbanas, pois só através da mesma que teremos mudanças de atitudes das pessoas, e conseqüentemente pessoas maispreocupadas com o nosso meio ambiente.

Referências

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_urbana acessado em 15 de novembro de 2009.

Disponível em: http://www.ipef.br/silvicultura/urbana.asp acessado em 15 de novembro de 2009.