Flora ou vegetação?

 Estes dois termos são usados muitas vezes como sinônimos. Entretanto, seus conceitos de são distintos embora ambos estejam relacionados às plantas de um dado local.

 A flora de um ecossistema seria o conjunto de espécies vegetais que habitam aquele ecossistema. Por esta razão, quando biólogos fazem o levantamento das espécies que ocorrem em certo ecossistema, eles denominam tal levantamento como levantamento florístico.

 Já o termo vegetação geralmente se refere ao tipo de vegetação que habita um certo local. Por exemplo, o tipo de vegetação que habita a Amazônia é do tipo florestal. Nos campos do sul do Brasil, o tipo de vegetação que predomina é a de gramíneas. No Pantanal, seria uma mistura entre florestas e campos. Como é possível perceber, os diferentes tipos de vegetação possuem diferentes espécies e, por isso, possuem diferentes floras.

 Assim, por meio deste simples texto, talvez fique clara a diferença entre estes termos.

 Preparado a partir de:

 SPOSITO, G. The Hans Jenny memorial lecture in soil science. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=y3q0mg54Li4.   Acesso em 22 de janeiro de 2013.