FLEXIBILIDADE

 

A flexibilidade é uma valência física caracterizada pelo movimento articular, ou amplitude de movimento em torno de cada articulação. Em diversos esportes e em muitas atividades diárias, uma boa flexibilidade é necessária para a realização com menor risco de lesão e maior eficiência motora.

Existe um nível ótimo de flexibilidade, onde um nível baixo de flexibilidade ou nível muito alto de flexibilidade não é recomendado. No primeiro caso, o baixo nível de flexibilidade compromete as ações motoras e aumenta o risco de lesão devido a pouca amplitude de movimento e no segundo caso, o nível muito alto de flexibilidade, aumenta a instabilidade da articulação, aumentando também a probabilidade de lesões.

O meio de melhorar a flexibilidade é através do alongamento, podendo ser feito através do alongamento estático, ou seja, sem movimento, pode ser através do alongamento balístico, com insistências no maior ângulo atingido e pode ser através do método FNP, onde após alcançar o ângulo máximo, são realizadas contrações com força oposta, aumentando a flexibilidade.

As adaptações ao treinamento de flexibilidade vão desde aspectos neurais e musculares. Como participação neural, existe a ação do alongamento sobre a função de proprioceptores articulares, que facilitam o alcance de maiores ângulos articulares. No contexto muscular, as deformações dos componentes plásticos e elásticos presentes no músculo e no tecido conjuntivo, aumentam a elasticidade muscular. 

O ideal é realizar alongamentos para todos os segmentos corporais, ou também podem ser realizados com ênfase em regiões que sofrem maiores tensões durante o dia.