Flautista e acadêmico mato-grossense apresenta trabalho em São Paulo na sétima edição do ENFLAMA

 

Claudio Alves Benassi

Professor de LIBRAS CODEX-UFMT. Mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea e especializando em LIBRAS

 

Pelo segundo ano consecutivo, acadêmico do curso de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares de Cultura Contemporânea-ECCO, da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, participa em São Paulo do ENFLAMA – Encontro Nacional de Flauta doce.

No ano anterior, o flautista e compositor Cao Benassi teve um artigo selecionado para publicação e apresentação durante o evento que contou com a presença de professores e personalidades internacionais, dentre eles, o renomado professor holandês Paul Leenhouts que ministrou no evento a oficina de formação de conjuntos instrumentais.

Neste ano, o mestrando publicará e apresentará o trabalho intitulado “Ensino/aprendizagem de instrumento a distância: um relato de experiência dialógica voltada para a performance musical” onde o acadêmico apresenta os resultados da experiência de se estudar instrumento a distância, modalidade de ensino que pode proporcionar capacitação e aperfeiçoamento técnico a músicos, mesmo que estes estejam distante dos grandes centros musicais.

No decorrer do evento, diversos cursos serão ofertados. Entre eles, “Tipos de respiração: lunar e solar – inalador e exalador” e “Como tocar flauta doce segundo as respirações” com a artesã holandesa Adriana Breukink e “Preparação para a performance” com o professor e flautista Paul Leenhouts.

Além dos convidados Paul Leenhouts professor de flauta doce e desenvolvimento histórico do Conservatório Sweelinck de Amsterdam, Adriana Breukink que nos últimos anos, tem desenvolvido muitos instrumentos novos, como a flauta doce subcontrabaixo em si bemol de 3 metros (10 pés) de comprimento, as flautas doces dos "sonhos" [dream recorders] e a famosa flauta doce Eagle, se apresentarão no evento o renomado quarteto brasileiro Quinta Essentia Quarteto, o Fantasmi Ensemble Barroco e o professor doutor em música/Piano pela Universidade de Iowa – EUA, Rafael dos Santos.

Também se apresentarão na sétima edição do Enflama, o grupo “Novo Ovo Novo” que surgiu em 2003 com a proposta de executar a chamada “música antiga” através de arranjos que incorporassem as vivências musicais de cada um de seus integrantes e o grupo Allegretto que teve origem em 1996 a partir da classe de Prática de Conjunto de Flauta Doce do Conservatório Pernambucano de Música.

Serão cinco dias em que os participantes estarão imersos em um ambiente onde se respirará a verdadeira essência musical da flauta doce, instrumento peculiar, apreciado desde os tempos mais remotos e que ultimamente, por seu uso inadequado, tem se tornado sinônimo de brincadeira e recurso facilitador nas aulas de música.