Flagelos Sociais. Sua verdadeira Origem.

 Certamente quando ouvimos e vemos nas TV’s notícias recorrentes sobre situações crônicas de certas localidades que não melhoram, perguntamos: por que não muda? Por que ninguém faz nada?

Há tempos vinha ‘cruzando informações’, sobre o que para mim é um ‘fenômeno’: o recorrente discurso das Reportagens televisivas emocionantes; e nos sermões de aparência piedosa, que sempre voltam; e apontam para o mesmo diagnóstico, para as ‘mesmas causas’: a seca, a pobreza,... ; e, isto chama a atenção: são os mesmos locais que servem de ‘pano de fundo’ das gravações! Por exemplos, filmam o sertão assolado pelas secas,..., e a saúde precária oferecida nos hospitais de áreas nominalmente metropolitanas! Reportagens vêm; reportagens vão; e nunca se faz nada! Ou, nunca melhora! E, passado um tempo a Reportagem volta ao mesmo local!

No Nordeste, gravam a seca, e exibem a Reportagem que alcança grandes massas de telespectadores, segundo índices; vendem seus ilusórios comerciais,... mas a causa da miséria permanece intocável, até a próxima Reportagem e sua Exibição, de cunho comercial, diga-se! Alguém já disse que este Mundo é Cruel. Mas minha imaginação não chegava a tanto! E O aparato de piedade permanece escondendo o verdadeiro caráter disso, de forma insuspeita para muitos da Sociedade comum, de que se trata só e tão somente de um Ramo, muito Rentável, por sinal, A Televisão. E Outros (Ramos) de Atividades que não têm formalmente ‘fins lucrativos’ também se beneficiam – e como se beneficiam! NÃO LEVANTAM AS CAUSAS REAIS DOS PROBLEMAS. Deixam lá no sertão; e nos hospitais metropolitanos o cenário prévio, o ‘set’ das próximas filmagens! I.É: a fábrica de novos Programas televisivos já fica pronta para a próxima Reportagem.

Era estranho não ver grandes reportagens em caráter de Denúncia desse Abuso (Aproveitamento emocional/comercial da miséria humana) em Grandes Jornais, Revistas ou TV’s a altura desta denúncia – antiga, mas que mesmo assim instiga-nos a retornar à questão, como se tomados por um ‘surto de esperança’ de que alguém ‘já vai surgir’ para acabar com esse tipo de Abusos pelos Meios de Massa; e Entidades discutíveis, por anos a fio! Infelizmente uma ‘Comprovação Científica’ desse ‘fenômeno’ sairia muito cara, e eu não teríamos Recursos; ou seria mesmo impossível de constatação no campo tangível, pois isto ocorre na Esfera do Intangível (Valores Éticos, Moral,...)! O que não exclui o poder que age sobre esse ‘o Invisível’! É perfeitamente possível que a falta de divulgação disto, numa linguagem rústica – único estilo que pode trazer à baila a gravidade do assunto –, seja por medo desse Poder! No fundo todo Mundo sabe; mas já se falou tanto, em tom acadêmico, que já ninguém mais liga ou ‘leva a peito’ a gravidade desse vício cruel da ‘exploração’ Televisiva – esta sim, o ‘verdadeiro flagelo’ do Nordeste brasileiro, inclusive! Também é possível que o excesso de eufemismos quando referem à tão cruel realidade – a exploração da miséria humana – se explique por um ‘sutil medo’ de um Poder oculto! 

A Ira que se abate sobre os verdadeiros repórteres (não das TV’s, óbvio) se explica porque O ‘Inimigo Intangível’ Jaz nas próprias Reportagens sobre ‘males da Saúde, do Transporte,...; e também nos piedosos sermões! Mas quanto à honestidade sobre a real causa dos flagelos?! A TV vai ao Sertão ‘denunciar a seca’ e a miséria humana que ela inflige! Um gesto aparentemente lindo de solidariedade humana! Mas, em verdade essa é uma indústria, muito rentável, por sinal! Só grava a situação do Local. E mostra-se condolente/pesarosa ao resto do Brasil por tanta miséria dentro da ‘pátria mãe’! Mas, algo intriga nisso!

Notadamente eles vão ao Local, gravam, emocionam o Brasil com exposição de tais flagelos. Mas repetem a mesma causa: SIMPLESMENTE ‘É A SECA OU A ESTIAGEM’!  E, pronto. Caso encerrado! Um pragmatismo que chama atenção! Pois esse ‘fatalismo’ faz aquela população perder a capacidade de pensar ou duvidar, por exemplo: É MESMO A SECA A CAUSADORA DA MISÉRIA DESTE LUGAR? Não levantam outras possíveis causas! É isso que me instigou a Suspeita sobre a ‘lisura’ da piedade demonstrada na TV! Porque não mostram ou não fazem na Reportagem uma comparação do Nordeste brasileiro com outras Regiões da Terra que têm dificuldades análogas. Por exemplo, em Israel ‘cultivam-se flores (a floricultura)’ mesmo que as condições naturais não sejam próprias! Nem dizem que nos Andes também se desenvolve a agricultura! E até em outras Áreas do Globo! Analogias que, se fosse Veiculadas, certamente levariam pessoas a pensarem/duvidarem do velho bordão da ‘seca cruel’! NÃO! ISSO, NÃO. Porque isso levaria ao risco de ‘duvidarem’ da ilibada e inarredável credibilidade e ‘Domínio’ ou Liderança do Poderoso Grupo do Ramo de Comunicação de massa!

Saindo um pouco do Nordeste brasileiro, perguntamos: e no Norte, em especial o Pará?!

No Norte não muda! Ou, mudam os Atores; mas quanto à ‘saga’ não muda muito!

Há tempos sofremos por causa do Pará, Belém, onde atualmente passo os dias! O que vale para o Nordeste brasileiro; vale também ao Pará; e para qualquer outro lugar (por mais utópico que seja) debaixo deste céu. Mas adiei até agora este, pois também aqui há uma Ira, pronta a ‘atacar’ contra quem destoa do velho – já desgastado e também ‘inaudível/indiferente’ - discurso do ‘pobre injustiçado’ que não recebe tratamento digno – ainda que receba tratamento ‘condigno’, no caso – nas casas de saúde pública; nos transportes coletivos,... e por aí vai! E, por mais que ‘sobre boa vontade’, pelo menos nos Planos e Projetos Federais, os males persistem como num ‘círculo vicioso’! O histórico e o tempo comprovam que já passou da hora de os velhos bordões (culpa do Governo, do Prefeito,...) serem encarados com Cisma ou Suspeita, essas causas nunca levaram os problemas ao’ Tribunal da Solução’! Ao Contrário, essas velhas 'supostas causas', que são apontadas ‘de graça’ pela TV; e discursos políticos e de pessoas, só tem levado a um estranho e mórbido conformismo – como numa realidade macabra em que ‘todos têm culpa’! E, enquanto isso os males se perpetuam!

Mas esse estado, imutável ou ‘pará-do’ tem mecanismos bem interessantes! Por exemplos: gostamos do nosso estado de ‘berço esplêndido’; e evitamos tudo o que possa ‘incomodar’ esse status quo, mesmo que isso ande meio ‘fora de moda’!  E, também - esta motivação, bem mais justificável para nós -, por força de nossa boa natureza humana de ‘ser social’, queremos a qualquer custo obter a ‘legitimidade’ Social. Ou seja: qualquer opinião em contrário pode arranhar nossa imagem de bons paraenses, amantes da Terra,... então escolhemos seguir o 'sabor da onda'! Porque mexer com a ‘veracidade dos fatos’ soa como um ato de atrevimento; redunda numa ‘temeridade’, ou no mínimo, um gesto ‘deselegante’ que nos colocaria numa ‘saia justa’ na nossa legítima - e confortável! - condição de quem ‘ama o Pará’!

Parece muito conveniente a ‘concordância simplista’ de que as causas dos nossos males são – ou, seriam, no caso – os mesmos velhos ‘bodes expiatórios’ que sempre nos inculcaram: ‘é o Governador, é O Prefeito, ...! E, ainda que, no fundo, saibamos que isso não é a, bem da verdade, para nós parece ser mais ‘acertado’ compactuarmos com a opinião da maioria, ou com o que rola nas redes sociais! Pois, já que não vislumbramos nenhum prejuízo pessoal – só vantagem! – em acompanhar a multidão,... então para que contrariar?! Mas essa conveniência e aparente ‘boa alternativa’ pode se revelar um ‘engodo’!

A anuência, a nosso favor próprio, com as causas que nos são repassadas gratuitamente pela Mídia, de que os ‘inexplicáveis’ rebaixamentos dos Clubes é culpa de cartolas; que a cidade ‘perdeu a copa do Mundo’ por causa do Governador,... , parece-nos favorável! Mas, devemos lembrar que isso é a mera repetição de um velho vício muito conhecido, por sinal! Vício porque se evidencia tanto inútil, quanto prejudicial - características estas próprias de todo vício! São costumes Inúteis porque nunca direcionaram (nunca colocaram) os Problemas ‘frente a frente’ com a verdade que eles segregam; e prejudiciais por que causam desinteresse pela solução! Ao contrário, estranho, até, SÓ TRAZEM A MÓRBIDA CONFORMAÇÃO A ESSE ESTADO DE COISAS VICIANTES! E, sabemos que quando se aponta uma pretensa causa de um problema, mas isso só gera a ‘conformação’ mórbida, logo, isso não é a causa verdadeira do Problema! Pois quando as perguntas são verdadeiras ou 'condizentes ao problema', logo conduzem à solução! Portanto, no caso dos problemas Locais, o comportamento de conformação leva a uma ‘cisma’ de que as causas levantadas são ‘engodos’ que direcionam o problema para outra esfera, infeliz da ‘falta de solução’! E, assim, o Problema fica arraigado na Terra! QUANDO FALAMOS DE PARÁ, ISTO TEM SIDO O TRISTE SCRIPT QUE TÊM SEGUIDO TODOS OS PROBLEMAS DA TERRA!

O Grande Problema é que agindo assim, passamos longe do que pretendemos (ser bons cidadãos)! Pois nesse caso, em verdade, contribuímos negativamente permitindo a perpetuidade da mesma situação que dizemos não querer para Cidade, para o Estado! Porque o mesmo tanto que fazemos bem à nossa imagem; por outro lado somos cruéis com a própria Terra que dizemos amar!  Pois, através da nossa aparentemente boa causa de ‘sermos legítimos, ‘amantes da Terra’,... acabamos por deixar intocáveis as verdadeiras Causas que, em verdade, são os próprios ou OS MESMOS VELHOS VÍCIOS QUE VÃO SENDO ARRAIGADOS POR SÉCULOS na localidade!

Ocorre que, imperceptivelmente acabamos cometendo um erro lamentável que leva a corrosão dos bens intangíveis – diga-se ‘Direitos' - da Sociedade! No fundo’ sabemos quais são as reais causas desses Prejuízos Sociais! Mas, porque somos ‘bons em cálculo’ arrazoamos que ‘preferir o Apoio Social ou a ‘Legitimidade’ de verdadeiros cidadãos da localidade, é – ou seria, no caso – mais vantajoso para nós! Por que não achamos que isso será contra nós num futuro próximo! Por isso escolhemos a legitimidade. E justificamos: porque ‘amamos o Pará’!

Mas, a despeito do medo que escapa à nossa consciência, O Monstro se esconde atrás de aparências que, para a Sociedade comum, passam insuspeitas ou despercebidas! Mas nem por isso deixam de ser operantes! Por exemplo, se o ‘bispo’ resolve falar uma única verdade apenas, noutro dia já não é mais bispo. ‘Será só um desgraçado’! Ouvi certa vez numa edição de Jornal (em papel) na primeira página a seguinte manchete: “bispo diz que a Sociedade é pedófila”! E, logo em seguida procurei o jornal e... sumiu! Ainda bem que nesse caso, foi só a edição do Jornal que foi 'para o brejo'! Ora, não há como comprovar de forma ‘palpável’ ou tangível as coisas que denigrem nossa Dignidade Social. Sabe-se que é como uma fonte que não seca, e não identificada a olho nu, em Local impreciso como fontes (olhos d´agua) em um grande pântano! Porém, podemos ser verdadeiros sem precisar proferir tão ‘forte’ afirmação’ do nível da que foi publicada naquele Veiculo diário! Podemos começar a curar os ‘sintomas’ desses Males Sociais, aproveitando as pequenas oportunidades – a partir deste singelo escrito, por exemplo -; e começarmos a nos afastar paulatinamente das pequenas inverdades – os velhos bordões de que ‘foi culpa do Governador’; ou de outra pessoa - que vão ‘nos deixando assim’ - como refere uma Letra (...quem paga pra gente ficar assim)!  Em Tempos Idos, O Mestre dos Mestres já asseverava que ‘só a Verdade Liberta (... E CONHECEREIS A VERDADE; E A VERDADE OS LIBRERTARÁ – Jo 8:32)! O problema é que ‘nunca começamos’; e o tempo vai passando! O temor disso é que cheguemos à velha Lamentação do Profeta: ‘Terminou o verão, acabou a seca; e nós não estamos salvos (Jr 8:20)’!

É muito comum ouvirmos por aqui: ‘é o fulano o culpado’! Porém, retomando ao exemplo, acima, da declaração do bispo, isso demonstra que há sim informações que seriam ‘duras ou verdadeiras’ para vir à tona e que abririam profundas feridas sociais se fossem tratados diretamente ou confrontadas! O problema é que o precinho promocional que A Providência põe em nossas mãos para o ‘início do nosso e tratamento (‘começarmos a nos desvencilhar dos ‘sutis oportunismos’ Malignos, os pequenos enganos, antes que seja tarde demais)’, nós ‘trocamos’ ou barganhamos para ‘angariar apoio dos nossos pares’! E assim as oportunidades se vão... Por exemplo: por que não reconhecer, em caráter mea-culpa’ que foi o Próprio Pará o culpado de perder jogos da Copa do Mundo em Belém?  Por sua Espantosa – Fatal, a meu ver – Renitência e Recalcitração a Verdades-Mor, inclusive Contra a Palavra - ‘NÃO’, por exemplo - de Deus! (Digo sempre que é bom ter autoafirmação dizendo ‘sou Forte/sou do Norte’. Mas é bom sempre perguntar: essa ‘valentia’ está nos levando aonde?! Pois, por exemplo, Contrariar ou Lutar Contra Deus certamente não é uma boa maneira de usar essa valentia)!

Também, é bom ostentar o título de bom cidadão. Mas, até onde sei a omissão da verdade não honra; não dá título de cidadania a ninguém; e muito menos de ‘nobreza’! Ao contrário, mesmo que seja em nome da nobre causa da ‘Legitimidade’, faltar com a verdade só traz desonra e qualificações negativas! E, por extensão transforma o cidadão em pária, por participação na ‘ocultação’ da verdade!

A Tristeza – longe de ser compreendida – que sentimos por ver toda uma população sofrendo (falta saúde, de transporte digno, Clubes esportivos ‘muito’ rebaixados nas Séries Nacionais,...) deve ser Maior que o Medo (de retaliação) desse poder Maligno escondido sob o manto de Entidades ‘Renegadas por Deus’! E devemos levantar bandeiras verdadeiras ante a, cada vez mais ousada e Ultrajante, Ação dos Pérfidos. Por exemplo: ruído sonoro abusivo em salas de aula na UFPA (banda tocando ‘carimbó do Pará’)! Um dia passei horas inúteis tentando ouvir a aula sob um ruído infernal; e carros de Abuso sonoro (milhares de decibéis) Contra a residência do cidadão (próprio)! Aí, Entendi a ‘Urgência’: legitimidades à parte, as populações precisam saber pelo menos a ‘Causa Principal’ dos Males desta Terra que lhe trazem os ‘Opróbrios’ há muito Veiculados pelos Jornais e TV’s, sob o ‘manto da emoção de causas Sociais’! E que alimentam a piedade de sermões religiosos!

A PRINCIPAL CAUSA É A MESMA DE SÉCULOS: ‘INSOLÊNCIA QUALIFICADA’ CONTRA DEUS! Quando, por ex., Ele Diz: ‘NÃO’; DIZEM ‘SIM’! Alguma mente ‘brilhante’ tentaria explicar como alguém em ‘sã consciência’ pode deturpar uma das ‘Palavras da Definição do Universo (SIM/NÂO)’?! E também da Linguagem do Computador (equivale ao '0 e 1; ou, 'aceso/apagado')! E isso considerando a Fonte da Palavra, no caso! Mas é justo por isso que refiro a INSOLÊNCIA QUALIFICADA! Porque usam Subterfúgios da emoção religiosa, p/exs. a ‘autoflagelação, e outros exageros que maquiam a Palavra subtraindo-lhe o sentido de Definição ‘NÃO’! Interessante que, apesar de ser algo tão Grave, quase ninguém denuncia que “é por detrás dessa ‘religiosidade’ que se esconde a Maior das Insolências: CONTRARIAR O ‘NÃO’ DE DEUS"! Que coisa! Diz uma Palavra: UM ABISMO CHAMA OUTRO! E, é no rastro desse Abismo Maior (Insolência a Deus) vem OUTROS ULTRAJES QUE SOMADOS TORNAM A TERRA TOTALMENTE ESTÉRIL, MESMO SENDO ESTA NATURALMENTE UM PARAISO! É o Caso do Pará cuja Terra é um paraíso! MAS A 'INSOLÊNCIA A DEUS' O EXPULSA DO LOCAL! E com Ele vão os Valores Intangíveis (Morais, Éticos,...) da Sociedade – que ‘seria Abençoada de Verdade (com Atendimento à Saúde, Serviços Dignos; Respeito humano,...)! Subterfúgios emocionais da natureza humana decaída Contaminam - e complicam ainda mais - o coração que É MAIS ENGANOSO QUE TODAS AS COISAS: Jr 17:9. Nesse caso quase nada se pode fazer para Livrar tal Sociedade do Desastre Iminente (Rm 7:11/13)! Pois O Mal ‘incita’ seres humanos que vagueiam neste Mundo submissos ao poder de Entidades Decaídas para Abusarem de quem não deveriam! Mas, sob o manto da ‘Amoralidade’ que se abate sob a Terra Atualmente, o fazem. Por ex., o Abuso do ruído sonoro na Universidade Federal do Pará – quem diria que a ‘Amoralidade’ ia chegar tão cedo em tão Altas Instâncias! (Fato este que lembra Mt 24:15: QUANDO A ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO ESTIVER ONDE NÃO DEVERIA ESTAR...); e também delinquentes, que aproveitam o estranho comportamento (Omissão no Cumprimento da Lei Ambiental) do Poder Público - Perturbando cidadãos dentro dos seus próprios lares com ruído sonoro Abusivo –, Denunciam/evidenciam o nível de Insolência nesta Terra! A Tragédia nisso é que as populações não sabem – ou melhor, não sabiam até então - que A ‘VARA DO CASTIGO POR ULTRAJES CONTRA DEUS E CONTRA OS SEUS VEM, EM FORMA DE INDIGNIDADES E OUTROS FLAGELOS DO MAL, PARA TODA A POPULAÇÃO’, em decorrência desses Ultrajes! E a Localidade fica ‘Abandonada por Deus’ devido ao Agravo ao Seu Espírito! Vale ressaltar que os Filhos de Deus não merecem isso, Justo porque não fazem parte da ‘Teimosia Velada’ de Desprezar a Palavra de Deus! Ao contrário, Estes sofrem Ira dos Podres poderes que fazem tudo para ver A Verdade, mas ‘amordaçada’! E ‘arremetem’ Contra aqueles que A Divulgam! Dessa forma os Recalcitrantes à Palavra da Verdade Incitam A Vingança do Autor da Palavra (A Verdade)! E toda Sociedade vem a Sofrer ‘gratuitamente’! Digo: sofrem ‘de graça’ porque desconhecem – ou melhor, desconheciam, até então - a Causa do Mal que lhes sobrevém! E tudo porque ‘acoitam’ um punhado (minoria) de insolentes (Agressores ao Meio Ambiente; e até, quem diria, religiosos). Talvez um dos mais profundos fenômenos da Psicologia, dentro do assunto "DEFESA PSICOLÓGICA' seja esta espécie incomum de ‘compensação psicológica’ em que o ser humano se dispõe a pagar qualquer preço para ser aceito na Sociedade ou para que Esta ‘legalize’ o direito de praticar seu vício"! Sendo que o ‘objeto do vício’, nesse fenômeno do comportamento viciado transforma-se num talismã, intocável! Falando de religião, o pseudo-liderado se dispõe a ceder qualquer quantia, valor ou sacrifício,... Até se autoflagelar,..., ou outro qualquer gesto para demonstrar apreço e consideração ao seu ‘falso-líder’ desde que e enquanto não toque em seu objeto mais precioso, o seu vício! Isso explica por que, seja o padre, seja o bispo, se disser a verdade, noutro dia essas multidões (que fazem de tudo para que ninguém as incomode nos seus erros), o jogam, sem dó nem piedade, na rua da amargura. ‘Está demitido’! Mas, se permitir ao viciado religioso que este exerça o direito de praticar seu vício, será ‘venerado’ como o próprio Deus por essas mesmas populações! Incrível, não é? Como diria certo personagem cômico: ‘que coisa’! Por isso é que a ‘quase totalidade’ dos nominais sacerdotes seguem o caminho de Aarão – que, na ausência do Líder Moisés, permitiu que o povo participasse da festa idólatra (adorando imagem no deserto)! Episódio tragicômico, até, pois Moisés saiu ao Monte Sinai “Justo em busca de ‘Orientações’ ou Mandamentos de Deus” para aquele Povo! Mas, Contrariando o Comportamento de um Verdadeiro Líder, Aarão ‘deu permissão ao povo’! E tudo pelo prêmio da ‘legitimidade’ social, ou para ‘ser aceito como sacerdote’! Esses Personagens das Escrituras, Moisés, e Aarão Representam Tipos, hoje em dia inclusive: Moisés, Verdadeiro Líder! Já Aarão, permissivo! E sobre o fenômeno do ‘quanto o objeto do vício significa para o viciado’, vivi uma experiência desagradável: quebrei um copo de uns bêbedos! E, apesar dos esforços para aceitarem outro copo, só recebi muita hostilidade! Aprendi o significado do ‘objeto do vício’ para um viciado. Isso, infelizmente, acontece também na religião!

Mas ‘por que a gente fica assim’?! Esta frase, parte de uma ’Letra’ engajada  diz: “BRASIL, MOSTRA TUA CARA. QUERO VER QUEM PAGA PRA GENTE FICAR ASSIM”. Mas, a despeito de ser instigante, qual outras tantas canções que expressam a revolta de ‘rebeldes sem causa’, esses filosóficos apenas levantam a bandeira, mas não trazem respostas! Pois TODOS CONTRIBUEM DE ALGUMA FORMA ‘PARA A GENTE FICAR ASSIM’! Incluindo entre as formas de contribuição, aquelas inconscientes! E ‘inconsciente’ não é porque falte a consciência da atitude. Sim porque não conhece as implicações ou gravidade delas! Aage na simplicidade! É isto que acontece quando escolhemos o ‘caminho mais fácil’ de seguir a multidão ou a opinião comum corrente! Não passa pela nossa cabeça a gravidade do mal que estamos invocando para a Terra que 'dizemos amar'!

Já referi que dificilmente se acharia comprovações de que ou de quem são os agentes ou os atores insuspeitos que atuam para as coisas ‘ficarem assim’! Mas de alguma forma, nossa intuição – ou a ‘consciência, se preferir este termo - nos ‘avisa’ que há alguma coisa errada! Os ‘mecanismos’ que envolvem essa Sociedade nos causam essa ‘cisma’ que leva uma pessoa - não somente ‘bispo’, que por sua função social conhece bem os meandros do Meio; mas qualquer outra pessoa no exercício de seus direitos - a afirmar que existe ‘distorções gravíssimas’ nas Sociedades em que vivemos!  Sabemos que existe isso! 

Novamente, não há necessidade de sermos tão ‘diretos’ dizendo ‘a Sociedade é isso’! Mas, também ninguém deve carregar sozinho o peso do ‘por que a gente fica assim’. Mas, toda a Sociedade, na condição de ‘Entidade-Mor no uso de suas atribuições, de Fato e de Direito’, sabendo que os Problemas só começam a se entregar quando começamos a admitir as reais causas desses problemas. E que, se ‘retivermos' ou ‘faltarmos com a verdade dos fatos’ toda Essa Carga de Castigo vem contra toda a mesma Sociedade como ‘radiação fatal’! É aí que prevalece a célebre frase ‘seja o que Deus quiser’, ou, melhor ainda, ‘que Deus me ajude’, pronunciada por um Reformador Cristão!

Inclusive aos amantes dos ‘Clubes esportivos, há ‘explicação’ sobre o aparentemente Inexplicável rebaixamento! Isso é intrigante! Há dias mencionei isto sinteticamente numa rede social. Até Clubes novos do interior do Estado que não possuem ‘patrocínios gordos’, já se destacam mais que os tradicionais (centenários!)! O fato a seguir ilustra: nos ônibus, entram grupos – dizem ‘torcida organizada’! Mas, ‘se essa é a organizada, como será a ‘desorganizada’! E começam as expressões de ‘calão invejável para qualquer demônio bater palmas,’ no coletivo! Daí a resposta! Eureca, entendi o fenômeno dos rebaixamentos’. Não por coincidência, é os mesmo Ultrajes são do mesmo nível  desnível, no caso! –do faz o Pará ser ‘pará’! Funciona assim: alguns ‘Insolentes Ultrajam o Mundo (o que há de Bom nele); e a Deus com expressões descabidas inoportunas para o lugar! (Observei que boa parte dos elementos da ‘torcida’ são ‘comedidos’ e usavam até ‘mímica’ para os exaltados se comedirem)! Mas, esses 'veículos ou Avatares da Maldição' - que Entristecem até Céu, que se dirá o Pará, com seus Despautérios inoportunos - só têm aquilo mesmo para dar, a saber: ‘Ultrajes, Vergonha, falta de cultura’, mau costume,...! (Infelizmente alguns das ‘Ciências Sociais’ chamam erroneamente para isso de ‘cultura’)! Motivo por que escrevo isto. ACHO DESONESTO NÃO COMUNICAR AS POPULAÇÕES (a grande maioria) – paraense inclusive - que sofre, e como sofre por seus Clubes; e também pelo Atendimento Precário à Saúde, transporte coletivo indigno; desrespeito ao ser humano,... – DE QUE É UMA MINORIA DE ‘AMORAIS’, entre os quais, espero, não estejam nem Governador, nem Prefeito e Secretários – QUE TRAZ TODA ESSA CARGA DE MALDIÇÃO, DEVIDO AS INSOLÊNCIAS PERANTE AOS EXÉRCITOS DE DEUS NA TERRA!

Para essas populações escaparem desses, já muito conhecidos flagelos, basta que a Sociedade se lembre dos velhos e saudosos Tempos; e ‘sair do meio desses’! Por exemplo, A Bíblia diz de certos Personagens nas circunstâncias: “ESCAPA-TE POR TI MESMO - Gn 19:17"; e “SAI DELA PARA QUE NÃO SEJAIS PARTICIPANTE DE SEUS PECADOS E PARA QUE NÃO INCORRAS NAS SUAS PRAGAS - Ap 18:4"!

Por exemplo, no caso das torcidas ‘organizadas’ – em verdade, nada organizadas -, se as ‘pessoas de bem’ procurassem algo mais útil para fazer e se afastassem dos estádios, isso contribuiria para reduzir a maldita anti-cultura da violência nos estádios, pois esses marginais ‘fantasiados de torcedores’ alimentam a violência de seus atos por que têm ‘plateia’! Sem plateia, eles não teriam para quem se exibir! Então, mesmo que isso doa, assim se revelaria que os Clubes têm se tornado antros e refúgios de seres humanos que estão muito longe de serem pessoas (de bem)! Em verdade, trata-se de marginais delinquentes infiltrados usando o nome de Clubes, fantasiando-se de torcedores para exercerem sua vilania! E os cartolas, fazem vista grossa a essa tragédia! Se depender dos ‘donos da bola’, enquanto receberem polpudos patrocínios da Indústria e do Comércio – e da ‘contribuição’ dos restantes veros bravos torcedores que heroicamente insistem em comparecer aos estádios - eles vão continuar fazendo ‘vista grossa’, o velho ditado popular ‘tem pai que é cego’! (Postei em rede social, um ‘desagravo’ ao abuso de patrocínios para Clubes, pois constrange a quem nada tem com essa anti-cultura exibida nos estádios por pseudo-torcedores. Particularmente não compro produtos de patrocinadores desses Clubes). Se as pessoas que se dizem ‘de bem’ se dispusessem a esse sacrifício de deixar seus Clubes por algum tempo, ‘só’ as torcidas ‘des-organizadas’, óbvio, ficariam nos estádios matando-se uns aos outros! Que espetáculo! Então, cartolas procurariam saber que houve com a ‘torcida’ organizada de verdade! Porque veriam que a ‘torcida’ de seus amados Clubes teria reduzido a ‘grupelhos’ de vadios, vândalos,... ’!  Sei. Há um Problema. Isto é um dos maiores entre os grandes paradoxos no ser humano: ‘não queremos deixar’ - ainda que seja por um sacrifício imprescindível para o Bem Futuro – nosso amado Clube; não queremos deixar nossa ‘velha igreja’ e, assim, sem querer, tornamo-nos Participantes por conivência da Enxurrada de Males que levam correnteza abaixo Clubes, igrejas, Cidades, Estados,... e quem, no Fim, nós mesmos sermos arrastados! E tudo isso ‘por amor’; ou, ‘em nome do amor’!

A Sociedade tem Meios de evitar que esses poucos ‘instrumentos do Mal’ tragam a Maldição para uma Localidade, para um Clube,...! Mas uma atitude seria ‘saber cobrar’ do Poder Público o real funcionamento dos Órgãos responsáveis pela Ordem! Onde está o ‘poder de Polícia’ do Executivo que Deve ‘poupar’ dos Abusos dos delinquentes aqueles que não devem ser Afrontados pelos Abusos? Afinal, quem nada deve a isso, já contribui expondo-se a ‘certos riscos’ por divulgar a verdade dos fenômenos, o que desafia, ainda que indiretamente, os poderes aqui referidos, por exemplo, o Aparato emocional da *falsa graça – que em verdade são ‘graciosidades’ permitidos pela falsa piedade religiosa! Será que nunca ‘Desconfiaremos’ dessas ‘piedades dos dias atuais’? Desculpem-me os ‘Poderes’, mas não posso mais carregar sozinho esse peso de Culpa na Consciência por ‘fazermos que se acredita’ no que rola nas Reportagens das TV’s; nos sermões, e discursos de que: ‘foi culpa do Governador (a)’! Foi culpa da seca; dos cartolas, culpa da ‘pobreza’;...! Aliás, ‘esta’ nenhuma culpa tem! Pois o culpado da pobreza é o ‘próprio pobre, que não exercita-se em nenhum tipo de nobreza’; e despreza qualquer valor ético/humano! Inclusive nenhum respeito pelo seu igual ‘pobre’! Experimente: disfarce-se de pobre e fique com uma micro-câmera num ponto do ônibus, as 11 da noite (hora do ‘último ônibus)! Depois me diga o que foi que o ‘pobre’ – mas, pago para prestar serviço - lhe fez! Incrível, escreva aí: o ‘pobre’ motorista vira a cara para o lado oposto ao ponto, acelera o ônibus e segue viagem tranquilamente! Como dizem por aqui: sem medo de ser feliz, ou sem a mínima culpa na consciência! Pior ainda que esse ‘pobre motorista’ encontra no ônibus outros pobres para ‘comentar’ o cidadão ‘estava na para errada’! Agora, falemos sério: qual seria o ativista falto de senso ético/moral que ‘lutaria’ para ‘aumento de salário’ desse – que ironia! - ‘pobre trabalhador’? No caso, como fica o cidadão? Ah, fica sem transporte para chegar a sua casa, pois era o último ônibus! Ora, pega um táxi, dizem esses ‘pobres motoristas’! Como se a pessoa que ele negou a condução, fosse o dono da ‘Casa da Moeda’! Coitados desses pobrezinhos motoristas de ônibus coletivos daqui! Vamos fazer uma campanha salarial, fazer uma cesta básica para ajudar esses pobrezinhos! Pergunto: A Televisão, o capelão,... não sabem que a bandeira do pobrezinho coitado é uma falácia?! Claro que sabem! Então, por que continuam levantando esse falso pendão? Ora, já falei, é porque é sua indústria, sua fábrica, i.e, o seu ganha-pão! Então por que eles ‘abririam mão’ de sua ‘galinha dos ovos de ouro’? É Óbvio, não!

Por exemplo, falando do abuso da ‘poluição sonora’, perguntamos: mas, não existe Uma Secretaria? Não existe Uma Lei? Não existe Agentes da Lei? Sim, existe Tudo Isso! E, ao que indica, todos recebem ‘Pagamento’ para Executar a Lei! Mas, então o que acontece? Por que não Executam a Lei! Ora, eles até executam. Porém, de outra forma: ‘matando’ a Lei’, ou desmoralizando-a através de barganhas pessoais! Mas, como? Eis um dos grandes Paradoxos a que referi, acima. Tudo isso (Secretaria de Meio Ambiente, Lei, Agente, Altos Vencimentos), pasmem, a Julgar pela ‘Espantosa Falta de Execução da Lei’, torna-se em ‘nada ou é anulado’ só por uma lei popular - por sinal, muito popular – a tal da ‘propina’! Esta também é uma indústria, tão lamentável - para a Sociedade, é claro – quanto à outas aqui referidas!  Poupem-nos os poderes: estamos mais do que fartos de consumir a alma esforçando-nos para respeitar o que não respeita nem a si próprio, a saber, o Poder Público, Secretarias de Meio Ambiente e afim! Todo Poder que não Honra/não Respeita Àquilo a que Ele próprio presta Juramento – à nação, à Sociedade – que Respeito teria?! Como respeitarão a Sociedade? Infelizmente, esta vira ‘fichinha, simplesmente um ‘detalhe’ desprezível no meio desse mar de Ultraje e Desrespeito às Leis!

Então, através deste breve texto - que para o bom entendedor ou para aqueles que querem entender, é o bastante – ou, já é possível compreender o que ocorre com Região do Brasil; Saúde; nosso amado Pará; nossos amados Clubes; (...):

1 - “OS ULTRAJES GRATUITOS CONTRA DEUS; E CONTRA OS SEUS”! Ultrajes que agora já ocorrem até dentro das Universidades Federais; além do ambiente domiciliar dos Filhos!

2 - “A HIPOCRISIA”, tanto DA MÍDIA que vende a pobreza como ‘virtude’, fazendo-a ‘âncora’ das Reportagens que escondem as Causas da Miséria; e dos SERMÕES, do ‘salvo-conduto a pecador Abusar inclusive do seu próximo pobre’, em nome da ‘aura da santificação’ da pobreza. 

AGORA, SABENDO QUE ‘TODA A POPULAÇÃO’ PAGA O PREÇO POR ISSO, vem ao caso ‘abdicar’ do equívoco de que chegaríamos à honra, à cidadania, à dignidade,... pelas vias da omissão aos fatos, da ‘Amoralidade’, forma mais sutil de conivência, do ‘riso’ contra quem sobre Abusos; E RECONHECER – ainda que por mea-culpa’, se necessário for –, QUE SOMENTE A ‘ACAREAÇÃO’ DOS FATOS É O CAMINHO VERDADEIRO PELO QUAL ALCANÇAREMOS A DIGINIDADE ALMEJADA!

*Lembrando que a ‘falsa graça’ aqui referida significa a corruptibilidade que transformaram a Graça de Deus (O Favor imerecido que dá direito à Vida Eterna ao ser humano, se este fizer Jus, É Claro!), em oportunidades para pecadores se valerem dessa brecha e fazerem suas ‘graças’ contra os Filhos de Deus! Pior é, ‘quem fez isso’? Os religiosos tradicionais! E evangélicos completaram essa triste obra! Isso lembra a Cena dos judeus e os sepulcros dos Profetas: uns mataram; outros ‘embelezam’ seus sepulcros! O Mestre via nisso ‘uma obra só’! Assim o ‘evangelho gracejoso’ embeleza um ‘evangelho finado morto, num túmulo! E, num gesto macabro, mas bem ‘confeitado’ de boa intenção religiosa, dizem: ‘estamos no tempo da graça’! Creio que foi por esses tipos de Pecado Mortal (que transforma a Graça de Deus, em gracejos) que o Apóstolo Pedro assevera em sua Primeira Carta Universal: O JUÍZO, a seu tempo, COMEÇA PELA CASA DEUS –I Pe 4:17! Mas, alto lá, O Juízo ou Castigo é para falsos-cristãos ‘de nome ou nominais’ apenas. Ou aqueles que fazem um Desserviço ao Reino de Deus! São os mesmos, aliás, da ‘graça’ da falsa piedade que ‘assola’ o bolso dos desavisados! Agora, pecadores – pasmem, geralmente filhos dos ‘evangélicos da graça’ - que deveriam ser crucificados com os ‘Pregos da Palavra da Cruz’ – como o foi O Filho, aliás – se tornaram a nova classe de celebridades, ‘os novos intocáveis’ – como se já não bastasse os tantos ‘intocáveis’ produzidos pelo falso evangelho hodierno! E esses ‘novos intocáveis’ ganharam essa ‘gracinha Trágica (salvo-conduto à prática de todo tipo de Abuso), confiados num deus ‘bom demais’! E tudo porque sua ‘mãezinha’, piedosa da oração, inculcou na sua cabecinha que ‘deus é amor’ e que ‘o ama de qualquer jeito’! Isso gerou mais um flagelo social (nova classe de Delinquentes Petulantes e Insolentes) – como se já não bastasse tantos que já tínhamos – criado pela virtude da ‘simplicidade’ manipulada (a serviço) do Poder do Pecado! E isso através da melhor intenção religiosa! Nesse caso, “O pecado tomou ocasião ou pegou carona na religião, e tornou a condição do homem irreversível ou Maligna (Rm 7:13)”!