Fitofisionomia?

O que seria fitofisionomia?

A palavra “fito” de refere às plantas. Já o termo "fisionomia" se refere à uma feição ou aparência que caracteriza um certo objeto. Desse modo, fitofisionomia, ou seja, a junção das duas palavras expostas, significa a aparência ou feição que uma comunidade vegetal apresenta. Por comunidade entende-se o conjunto de populações de diferentes espécies vegetais ocorrentes em uma dada área. Por exemplo, a floresta amazônica é uma fitofisionomia muito diferente dos campos de gramíneas no sul do Brasil. Assim, trata-se de duas fitofisionomias distintas claramente distintas.

As vezes, a diferença entre algumas fitofisionomias é sutil. Isso é verdade especialmente quando se tratam de fisionomias florestais. Nesses casos, deve-se ter um auxílio de profissionais da área ambiental com aprofundamento em botânica que podem auxiliar na identificação da fitofisionomia em questão.

Preparado a partir:

DURIGAN, G. O uso de indicadores para monitoramento de áreas em recuperação. In: UEHARA, T.H.K.; GANDARA, F.B. Cadernos da Mata Ciliar. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, 2011.