O câncer de mama é com certeza o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e pelos efeitos psicológicos que ele causa, afetando a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele costuma ser raro antes dos 35 anos, porém acima desta idade sua incidência cresce muito rápida.

Seu grande problema é o esvaziamento ganglionar, ou seja, a retirada dos gânglios linfáticos existentes na axila, dificultando na movimentação do braço, principalmente na abertura lateral. O tratamento auxilia na recuperação e na prevenção desses distúrbios linfáticos. O fisioterapeuta deve estimular e esclarecer a paciente sobre seu papel durante o tratamento pós-operatório e quais benefícios este tratamento trará para ela, tornando-a assim interessada pela própria recuperação. A fisioterapia tem um papel fundamental na recuperação funcional do membro superior de mulheres que foram submetidas à mastectomia, atuando na prevenção das complicações do pós-operatório, como o aparecimento do linfedemaque é o aumento do braço homolateral à cirurgia. Quando esse linfedema já está instalado, a paciente deve procurar tratamento o mais rápido possível, pois por se tratar de uma patologia crônica ele tende a aumentar com o tempo, podendo levar a infecções. É importante que a paciente procure um Fisioterapeuta especializado que oriente os cuidados com a pele e que juntamente com a equipe multidisciplinar ajude na recuperação em sua recuperação física, diminuindo o risco de complicações no período pós-operatório e integrando-as novamente a sociedade, melhorando assim sua auto-estima e qualidade de vida. Pacientes que começam tratamento imediato recuperam suas funções mais cedo e dentre os tratamentos realizados estão: Exercícios específico, enfaixamento, automassagem, drenagem linfática manual e exercícios respiratórios.

O Fisioterapeuta não se preocupa apenas com o local afetado pelo câncer, mas também com a repercussão do problema em todo o organismo, visualizando o paciente como um todo, além de ajudar na estima, sentimento e qualidade de vida. Nossa principal meta é mostrar ao paciente a necessidade de retomar as atividades diárias e oferecer a ele condições para isso.

É importante lembrar que o diagnóstico precoce do câncer de mama diminui o índice de mortalidade, facilitando o tratamento, diminuindo sua morbidade e assim possibilitando cirurgias mais conservadoras e mais estéticas.