Logo após você terminar de ler esse artigo digamos um pouco incomum, e sem duvida posso afirmar que para a maioria das pessoas estonteante, massante , desagradável, desisteressante e claro, muitas vezes incompreendido, espero que sua inestimável cede de leitura o tenha feito um dia se deparar (mesmo que pouco, o que ja serve) com o tão incrível universo da Física moderna, fazendo com que esse texto ao invés de chatea-lo venha a lhe proporcionar produtivos pensamentos.
Bem, Física moderna é toda física redescoberta a desde o início do século XX com os seus principais colaborades ninguém menos do que Heisemberg, Plank e Einstein, dando ínicio ao que chamamos de Mecânica Quântica e Relatividade.
Deixando um pouco a Relatividade de lado o que não nos serviria aqui, falaremos um pouco de Física Quântica: estudo de fenomenos que ocorrem em escalas extremamente pequenas onde se você leitor se lembrar-e é claro que lembra- do tal do eletron , proton e neutron, sim a Mêcanica Quântica estuda as interações e como se comportam essas e varias outras particulas as quais não entrarei em detalhes aqui.
Você deve estar se perguntando; onde esse maluco quer chegar com isso? Bem, saindo um pouco de conceitos físicos poderemos perceber que assim como a Física no século XX a sociedade passava por mudanças; 1 e 2 Guerra mundial, Guerra Fria com o mundo bipolar e depois multipolar, e é claro a Globalização e o tão selvagem capitalismo.
Paralelamente a Física e a sociedade evoluiam de um modo arrebatador; mas o que elas tem em comum? o que a tao complicada interação entre particulas tem ligação com a sociedade na qual vivemos hoje?
Muitas! Sem duvida a Física vem influenciando a nossa sociedade desde os pensamentos geocentricos de Aristotles as grandes descobertas de Gallileu-Newton com a mecânica clássica , James Watt um dos pais da termofisica, Hertz, o casal curie com a radioatividade, EINSTEIN com a relatividade e por consequência a temivel bomba atomica dando sequência só que com o processo de fusão e não de fissão a bomba-H, as inestimáveis descobertas quânticas feitas por Ernest Plank , Heisenberg , Rutherford, Bohr , Schrodinger. Em fim, citar aqui todos os gênios da FÍsica e seus feitos me tomaria um grande tempo mas a questão é: graças a Física é que a sociedade é o que é hoje! Se pensarmos um pouco veremos que graças a Física foi inventada a maquina a vapor, sendo a primeira no seculo XVIII e depois aperfeiçoada por James Watt dando origem a revolução industrial na Inglaterra. Toda a questão de movimento, a questão do atrito para carros nao derraparem , os aviões com suas turbinas que usam de conceitos fisicos como pressão para diminuir o volume do ar causando assim sua combustão e tornando possível que o avião decole. A área de eletrofísica servindo de base para todos os equipamentos tecnológicos que temos hoje necessitando novamente de conceitos físicos como circuitos , campo eletrico, cargas, condutores, diodo . A radioatividade contribuindo (e muito) para a área da medicina , com o uso do raio X e sua capacidade de penetraçao não tão nociva, proporcionando a capacidade de se obterem imagens do tecido osseo do paciente sem que lhe seja causado algum dano. Voce caro leitor, deve ter percebido com essa massante mas proposital quantidade de exemplos, que a Física sem duvida teve mais do que uma subinfluencia no mundo em que vivemos hoje.
Hoje em dia a sociedade se comporta estranhamente semelhante a fisica ''dominante'' que é a quantica. Assim como diz o princípio da incerteza de Heisenberg: de acordo com a constante de Plank temos um mínimo de interação possível fazendo que com sejamos imcapazes de obter o momento e a posição de uma partícula no mesmo instante. Ou seja levando em conta a probabilidade, o eletron esta em todos os lugares ao mesmo tempo em volta do núcleo formando uma NUVEM DE INCERTEZA. Isso te lembra algo meu caro leitor? Seria da minha parte, uma total falta de ceticismo propor que haja uma relação verdadeira do principio da incerteza com a sociedade, mas penso eu que nao seria nada imprudente propor uma pequena relação coincidente entre a quântica e o fato das pessoas hoje em dia com a vontade incessante de estar em varios lugares ao mesmo tempo, com reuniões e milhares de compromissos e sem tempo para faze-los, creio eu que muitas pessoas adorariam se comportar como eletrons! Levando em conta ainda a constante de Plank que diz: há um mínimo de perturbação que pode haver entre uma experiência fazendo com que não se tenha absoluta certeza e sim probabilidades quando se tratando de partículas com massas extremamente pequenas, você consegue achar alguma relação com a sociedade comtemporânea?
Bem , TUDO que temos hoje é constantemente interferido, há um mínimo de intereção com outras pessoas para que seja realizado algo, nós seres humanos somos incapazes de realizar qualquer coisa que seja, sem que tenhamos que ter tido ou venhamos a ter algum tipo de interação com outra pessoa, ou seja não pode existir nada que pelo simples fato de ser feito nao vá alterar grandiosamente qualquer acontecimento pelo qual ele tenha perturbado. O que nos leva mais uma vez a um conceito quantico aplicado na sociedade!
Mas tratando agora de escaslas maiores, podemos perceber que o mundo é multipolar desde a queda do muro de berlim e fim da Guerra-Fria em 1989 em que os polos mundias deixaram de se concentrarem apenas em URSS e nos EUA e começaram a se expaplharem pelo mundo todo criando varias superpotências. A Física atual tambem esta dividade em varios polos tento como principais e Relatividade de Einstein , a Mecânica Quântica e a Teoria das cordas Michio Kaku que propõe a tão procurada unificação das teorias físicas, Pois que para a Relatividade estar certa a Mecânica Quântica tem de estar errada e vice-versa.
Temo ter me aprofundado de mais no assunto para o que deveria ter sido apenas uma simples ideia mas, se voce-senhor leitor-é atencioso e dotado de uma vasta cultura, devo ter-lhe aberto a mente para que venhas a pensar nas inumeras relações( é claro indiretas) que a Física tem hoje com a sociedade. E por fim respondendo a pergunta que talvez venha a surgir em sua mente: Como se define por vez o estado atual da sociedade em relaçao a Física? Eu diria que a sociedade esta simplesmente esperando que haja mais alguma incrível descoberta, para novamente se adequar as imenças mudanças que irão ser proporcionadas.