Enquanto isso em uma igreja perto de você...

  Justiça sempre foi um tema muito complexo e de consequências definitivas para aquele que deseja seguir os princípios do evangelho de Jesus. Digo isso por que, uma vez que se toma conhecimento desta OBRIGAÇÃO, deixada pelo Senhor como parábola em Mateus 25:31, qualquer que vier a renega-la, estará também renegando aquele que a ordenou.

  Segundo o citado texto, as ações de cunho social ou a chamada agenda positiva individual, será aplicada como parâmetro de fé.  Agenda positiva é aquilo que também podemos chamar de “passe à diante”. Por isso “positiva”, por que pretende uma continuidade de processo, não morre, ou acaba nunca. Se você quer uma prova disso é só pensar na ação do chamado bom samaritano. Ele ajudou a um completo estranho, em um momento de grande dificuldade, sem nada pedir em troca. Este tipo de ação pode significar vida ou morte em muitos casos, sabendo disso aquele homem optou pela vida, ou seja, pela continuidade da vida do outro homem que estava no seu caminho. Ele não foi tomado de indiferença, pelo contrario, ele amou aquele homem como a si mesmo.

  O questionamento que pode surgir todas as vezes que citamos este texto ou este assunto é sempre  semelhante e repetitivo:

 - Como eu posso saber se devo ou não ajudar aos necessitados? Ou ainda: - Isto é problema do governo ou das autoridades... afinal eu pago meus impostos, ando muito ocupado, e tenho meus próprios problemas...

Certo, certo,  certo... mas, idaí.  Este é um dos sintomas do que eu chamo de “complexo de fila preferencial”, a pessoa quer sempre ter em primeiro lugar atenção aos seus próprios dilemas. Primeiro eu, cheguei antes, estou aqui há mais tempo, não posso esperar, tenho urgência, ai minha unha encravada...

  É contra este tipo de mal, que só se interessa pelo próprio bem, que existe o remédio do evangelho. Como todo remédio que funciona este é amargo ao extremo, e também pode ser administrado como injeção intramuscular nos sujeitos mais reticentes...

  Andar no evangelho não é picar o ponto na igreja todas as noites, não é abandonar a família e suas responsabilidades em nome de uma imaginária vocação divinal. Hoje em dia os cristãos estão presos nas igrejas, enfiados lá dentro, com medo do mundo. Porém eles esquecem que “o mundo” não é um lugar fora das quatro paredes da igreja, e sim um espirito que, a muito tempo, já adentrou o meio cristão. Dentro da igreja os cristãos se esquecem dos seus problemas ou dos problemas que o mundo tem. Esquecem ou só se escondem?

  Só lê o evangelho aquele que quer mudar o mundo. Que acredita em uma forma de existência diferente, guiada por princípios diferentes, aplicada por meios diferentes, com vistas de alcançar objetivos diferentes. Por que é isto que o evangelho ensina!

 Evangelho é contra ponto. Uma agenda afirmativa diferente da que há na atual sociedade.

  O evangelho deve nos nutrir de uma nova maneira de pensar e não apenas nos impregnar de certo caráter meramente crítico do mundo. Que surge somente como um exercício descarado de ascetismo intramundano. Carregado de puro e simples preconceito com o diferente, porque no seu interior é o que é mesmo.

  Diante desta sinuca que Mateus 25:31 nos colocou, temos que, ou desistir dos nossos próprios interesses particulares e egoístas. Ou desistir de ler o evangelho.

   A maioria dos crentes da crença tem criado outro caminho que eu chamo de terceiro contraditório.

 

   É o seguinte.

  O sujeito não é macho o suficiente para praticar o evangelho e deixar de sonhar o sonho americano e babar na fronha do pecado, então ele segue uma destas possibilidades:

 

1-      Finge que não ouviu que não é com ele, e torce pelo papo logo mudar.

2-      Isola-se lendo só o Antigo Testamento e vira um conquistador da fé. Um Gideão, ou um Davi, ou qualquer outro bárbaro da antiguidade que nem de longe poderiam imaginar o que o evangelho de Jesus iria trazer de novidade no que tange a espiritualidade, se não nunca teriam feito o que suas biografias nos contam. Se eles se beneficiariam amplamente e seriam coerentes com a Nova Aliança que o Filho representa.

3-       Ou a pior das três opções que é se servir da ignorância, pela própria ignorância.

 

  Então temos os três tipos de pessoas que com frequência encontramos nas igrejas por ai e que por sua vez, fazem o maior esforço para não cumprir a agenda de Jesus. São os seus amiguinhos:

 - o fingido, o isolado e o ignorante por pura ignorância.

   Falemos um pouco sobre o primeiro.

   O fingido esta atualmente disponível em grande quantidade. Ele é o retrato da atualidade. Sendo morno, é de sabor incerto, o próprio picolé sabor chuchu de cristo. Um saco cheio de xonga nenhuma.

   E ele é assim em casa, com os colegas do trabalho, em família. Nos negócios não compra nem suas roupas de baixo sozinho... O fingido é sobre tudo um bundão de Jesus.

Por que ele não é transformado pelo convívio na igreja?

Porque é dependente e submisso. Facilmente controlável e aceita o comando de qualquer idiota com sanha de poder, com uma bíblia na mão. O que quer seja dito em cima do púlpito ele engole, participa dos propósitos da igreja. Nunca faz perguntas inconvenientes, e não reclama de liberar algum a mais, em particular é claro, direto para o bolso do Pastor. Ele é o membro ideal, os pastores o adoram, por isso ele nunca será transformado. Só existem oprimidos por que existem opressores.

    Já o “isolado”, tem por característica um apego as práticas ritualísticas místicas do judaísmo. Ele é mais do time de Moisés do que do de Jesus.   Ele A.DO.RA. ler que Deus mandou matar não sei quantos mil filisteus, depois, Deus venceu os cananeus, e ai teve as guerras e as batalhas ...

 É o próprio Napoleãozinho da fé. Um genocida em potencial.

   Ele se pega, em não raras ocasiões, envolvido com pensamentos de caráter homo fóbico. Ou mesmo de preconceitos raciais, regionais, sociais em geral. Este cara é um perigo para a sociedade toda, por que, como ele é intolerante com tudo àquilo que, em sua paranoia, é considerado como “fraqueza de caráter”. Podendo reagir com violência no intuito de purgar os pecados dos outros. Como todo soldadinho de guerra, tem pensamento belicista, portanto em todo momento, avista o inimigo. Que o ronda sempre bem de perto. Dando-lhe uma curiosa demanda gigantesca de atenção:

- O diabo destacou o seu pior capeta pra me perseguir esta semana.

 Diz ele com alguma frequência.

   Em seu delírio de grandeza o que ele não sabe é que o inimigo, que ele se acostumou a projetar em outros, mora somente dentro de sua cabeça, pois, quem não exercita o amor não incomoda o mal.

    O terceiro tipo é o ignorante de pura ignorância, não pense que este terá indulgencia especial não, pois ele usa sua própria ignorância, como desculpa para se manter ainda mais ignorante.

   Ele fala o que realmente pensa e entristece as pessoas com comentários pejorativos a respeito de quem quer que seja. Porém quando confrontado se sai sempre dizendo:

- Sabe como é eu sou assim mesmo, não estudei, por isso sou assim, mas foi só da boca para fora!

  Desta forma ele se safa das consequências de seus atos e prossegue destilando veneno por onde quer que passe. O ignorante de pura ignorância, não move uma palha a seu próprio favor, alegando como sempre que é ignorante demais para se ajudar sozinho, centraliza esforços e mobiliza pessoas que, sem o conhecerem por completo, dedicam-se a ajuda-lo.  A característica principal dele é a capacidade incomum de manipular assuntos e pessoas, mentir para alcançar seus objetivos maquiavélicos. Vitima-se o tempo tudo. Diz-se injustiçado, incompreendido, inocente, se faz de bobo quando quer, porém, só para galgar passos na direção de seu objetivo.

   Uma vez que uma pessoa deseja aplicar o evangelho de forma prática, irremediavelmente, ela vai se deparar com um ou dois ou mesmo os três tipos que figuraram acima.

  Ele será tão logo quanto for possível, contaminado pelos maus hábitos e vícios da igreja.

   O que hoje é chamado de fingido (que um dia foi apenas aquele que ouviu o evangelho das facilidades, ou aquilo que eu chamo de crente Fast Food: acabou de chegar, já tá pronto), vai logo dizer que como ele não ocupa nenhum cargo de liderança... No ministério, ele não pode fazer... Nada a respeito... Do problema... Que ele sabe que é importante mais... Não pra fazer muito sobre a prática da agenda positiva da justiça.

   Se você insiste com ele, fica até meio chato, por que ele muda de igreja na semana seguinte, (crente PEPSI, primeiro que entra primeiro que sai) e o pastor te dá uma bronca enorme por que ele era dizimista.

   O isolado vai dizer que as ações afirmativas na verdade, fazem as pessoas se acostumarem com a sua atual situação e por isso ele não ajuda ninguém (as deixar morrerem é o caminho mais correto, lá no céu vai ser melhor mesmo!). Como ele diz:

 -Tudo que consegui na vida foi com muita luta, todos tem que lutar também e vencer a batalha,...  Derrubar o muro do impedimento que o inimigo pôs diante dele e...  Aproveite que esta semana vai começar uma campanha poderosa lá na igreja... Serão sete sextas feiras com sete velas acessas e blá blá blá...   

   E o ignorante de pura ignorância, centraliza todas as ações afirmativas da igreja para ele e seus familiares, que assim como ele, não podem fazer nada por si mesmos, por que são muito ignorantes e não puderam estudar quando eram jovens, por isso hoje também não tem oportunidades, e só o que lhes resta é ficar de igreja em igreja se beneficiando da bondade alheia, reclamando da vida e destino que têm por designo de Deus. Por isso, não adianta ele se esforçar nem um pouquinho para nada. Se preparar ou buscar com afinco e interesse os estudos, para ele é bobagem, por que é plano divino ele ser assim como ele é. Por isso é melhor se contentar e pronto... Passa logo minha cesta básica que eu já estou indo embora.

       Diante deste cenário fica impossível pensar em ajudar alguém, de fora da igreja, por que as mentes adoecidas dos próprios frequentadores é que precisam de um banho de realidade.  Qualquer um que pretenda aplicar o evangelho entre estes será, irremediavelmente, tachado de louco.

   Pelo Fingido ele será considerado um “forçador de barra”, que não percebe que meu dom não é este de ficar ajudando as pessoas. Pelo contrário, meu dom é de ficar aqui quieto no meu canto, jogando vídeo game no celular durante a mensagem. Ora bolas eu faço o que posso...

   O Isolado vai te acusar de comunista e de confundir os ensinos de Jesus com os de Che Guevara. Caso você não tenha percebido, pra ele o capitalismo é uma benção de Deus para os homens, por isso em sua vida podemos observar a mão de Deus que sempre o fez prosperar apesar de tudo.   Então não venha me dizer que eu devo ficar fazendo pelos outros aquilo o que ninguém fez por mim, meu rapaz.

   Já o Ignorante de Pura Ignorância ao ser chamado para praticar o evangelho logo dirá que é ignorante demais para ajudar e que não pode fazer nada por ninguém dada a sua condição de não ter estudado quando era jovem... Assim como toda a sua família que também não consegue melhorar de vida por que como você sabe, não adianta a gente tentar fazer nada por que quando é plano de Deus tudo dá certo...

  E você leitor se achou parecido com um destes três amigos?

Conhece alguém com estas características?

Muitas vezes é necessário sair da ilha para saber o seu tamanho real.

Assim como, às vezes, é preciso deixar de ser, para voltar a ser, o que na verdade, nunca se havia sido por completo.

 Justiça para Deus é trocar o meu bom local pelo bem maior de Deus.

 Não escrevo para agradar, escrevo para fazer você pensar.

   Só lê o evangelho aquele que quer mudar o mundo. Que acredita em uma forma de existência diferente, guiada por princípios diferentes, aplicada por meios diferentes, com vistas de alcançar objetivos diferentes. Por que é isto que o evangelho ensina!

Email do autor: [email protected]