Rodrigo Dallacosta

Buscando soluções para amenizar as emissões de gases do tipo co², responsáveis pelo aumento do efeito estufa, nosso grupo de estudo procurou apresentar uma idéia, que ajudaria a combater as emissões desses gases, principalmente aqui na região sul do Brasil. Analisando as condições climáticas de nossa região e a cultura sulista, descobrimos que várias famílias utilizam de fogões a lenha nas estações que fazem mais frios, para aquecer seus lares, e essa prática se dá através da queima de combustíveis vegetais como: madeira, troncos de árvores, aglomerados á base de serragens e outros. O que gera uma grande quantidade de emissão de fumaça na atmosfera, e se consideramos que são muitas as residências que utilizam de fogão a lenha aqui na região sul, temos uma contribuição considerável de gás carbônico na atmosfera todos os anos.

Pensando em como amenizar essas emissões, apresentamos algumas propostas, que iam desde a proibição dessas praticas, até em fazer uma conscientização da comunidade para alertar dos perigos que oferecem para a natureza e qualidade do ar, a queima de combustível vegetal. Foi quando percebemos que, se todas as chaminés tivessem algum equipamento instalado, que fizesse a filtragem dos gases emitidos, poderíamos ter uma redução considerável de co², contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas estações de frio, onde a poluição do ar se torna mais concentrada e perigosa para saúde humana.

Para concretizar essa idéia, demos inicio a um projeto de construção de um filtro para chaminés de fogão a lenha. Primeiramente pesquisamos sobre o assunto, para descobrimos se alguém já teria pensado como nós, e acabemos por descobrir que existem vários filtros para chaminés industriais, mas especifico para fogões a lenha, não encontramos nada a respeito. Então procuramos fazer uma parceria com quem entende do assunto, entramos em contato com uma funilaria local e explicamos a idéia para o Sr. Aldo, responsável pela funilaria e com anos de experiência no mercado de chaminés. Para grande surpresa nossa, descobrimos que ele mesmo á muito tempo pensava em desenvolver um filtro para chaminé de fogão a lenha, só não sabia como.

Unimos o útil ao agradável e demos inicio ao esboço do filtro, o que nos levou a pensarmos como poderíamos fazer algo descomplicado e com grande eficiência na sua real tarefa, ao mesmo tempo utilizando-se de materiais relativamente baratos para diminuir os seus custos de fabricação. E constituímos o filtro nas seguintes fazes:

 CORPO- o filtro está disposto no interno de um cano para chaminés, na bitola de cano n° dois, (que chamamos de corpo) e possui aproximadamente setenta centímetros de comprimento, fabricado a partir de chapas de zinco. Sua função é acoplar-se à chaminé original, e sustentar no seu núcleo os agentes filtrantes.

 PRIMEIRA PENEIRA- a primeira peneira é a primeira parte do filtro, e está na sua parte inferior com vários furos na bitola de, aproximadamente dez milímetros. Sua função é fazer a filtragem das fuligens grosseiras que saem das chaminés, que são agentes poluidores do ar assim como os gases contidos na fumaça.

 SEGUNDA PENEIRA- essa segunda peneira também possui a mesma função que a primeira, que é reduzir a quantidade de fuligem emitida, mas agora filtrando com mais intensidade, para isso diminuímos a bitola dos furos que são aproximadamente de cinco milímetros agora.

 SERPENTINA- logo acima das duas peneiras está à serpentina, que é responsável por forçar a fumaça em fazer um "zig-zag" diminuindo a quantidade de gases e perdendo sua força e tonalidade escura.

 IMÃ DE RETENÇÃO DE PARTICULAS DE METAIS- esse imã localiza-se próximo a saída do filtro e é a penúltima faze de filtragem. Sua função é reter as partículas de metais presentes na fumaça emitida por fogões à lenha que possuem em sua confecção somente metais que se desprendem com a queima de materias.

 FILTRO DE FIBRA- a ultima etapa de filtragem da fumaça é feita através de um filtro de fibra, com pequenos poros, sua função é eliminar as fuligens mais finas que as etapas anteriores não conseguiram eliminar.

 CHAPÉU PROTETOR- na ponta do filtro foi instalado um chapéu protetor e sua finalidade é impedir que a águas de chuvas entrem no filtro.

3.1 POSSÍVEIS PROBLEMAS

Como todo equipamento em faze de teste, estudamos os possíveis problemas ou defeitos que podem ocorrer, com o filtro após um período de funcionamento.

Após um período não estimulado ainda de filtragem de fuligem e fumaça, o filtro requer manutenção, isso se dá devido ao entupimento de seus filtros internos por acumulo de fuligem, que acaba por diminuir ou até mesmo impossibilitar a passagem da fumaça para fora da chaminé. Outra constatação é o tamanho original da chaminé, que em casos de chaminés muito curtos, o filtro pode causar a devolução da fumaça de volta para o emissor, que no caso é o próprio fogão á lenha.

[email protected]