FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNIA 

Deroni da Silva Sampaio

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Ciências Biológicas/Licenciatura (BID0210) – Prática do Módulo I

20/06/12

RESUMO
 

A filosofia nasceu na ágora grega um espaço dedicado às discussões onde cada um contribuía com sua crítica pra a formação de opiniões e pensamentos sempre respeitando o ponto de vista de cada um, ou seja, nasceu a democracia onde cada cidadão tem vontade de estar e participar do meio, necessidades de ser ouvido e respeitado contribuindo para o bem estar da comunidade com suas críticas e sua reflexão, nasce então, uma democracia e nela a voz do povo realmente é a voz de Deus, as vozes da criação de ideias, pensamentos, teorias, reflexões sobre tudo e principalmente sobre o desconhecido, surge alguns Filósofos que indagam a todos e a tudo levando o homem a parar e pensar sobre si e suas atitudes, medos e virtudes, contrapondo com o mito muitas vezes com a poesia, a parábola, para instigar o conhecimento, levando o ser humano a indagar a razão de sua própria existência e com isso saciar o vazio que esse homem sempre teve em descobrir o desconhecido como a famosa pergunta “de onde eu vim e para onde vou?”, os Filósofos sempre procuraram instigar seus discípulos e ouvintes ao saber e na educação Contemporânea procuramos a mesma ideia filosófica propondo ao aluno não somente a sua reflexão, mas sua participação e pensamento para a construção de um todo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Palavras-chave: Educação. Filosofia. Contemporâneo.

1 INTRODUÇÃO 

A filosofia não veio para substituir a ciência, ela tem como objetivo a razão e podemos dizer que ela serve como ponte para a ciência e a fé, onde o homem contextualiza tudo e todos em sua volta. 

A principal contribuição da Grécia para o mundo é a filosofia onde dela vários pensadores contribuíram com a preocupação e a criação de métodos e para a educação onde com o passar do tempo às mesmas sofreram mudanças e hoje temos a necessidade de estar desafiando o conhecimento e os conceitos escritos para trazer uma educação que forme cidadãos preocupados com a politica, a sustentabilidade e o bem estar de todos, tirando a cortina da alienação para que possamos viver em um mundo completamente democrático onde todos são ouvidos e se fazem ouvir, respeitando as diferenças, construindo uma sociedade igualitária. 

2 DESENVOLVIMENTO 

Na educação contemporânea vivemos em um mundo globalizado onde sem sair de casa você pode conversar com cidadãos do mundo, ter uma enxurrada de informações e conhecer culturas com meios de vida totalmente diferentes. Como se portar perante essa nova ágora virtual? 

 As novas tecnologias tão atrativas como a internet onde é sem duvida uma grande fonte de pesquisa e de discussões onde cada um exprime seu pensamento a milhões de pessoas em todo o mundo, o maior desafio dessa educação é fazer com que o cidadão saiba usar essas tecnologias para o aprimoramento do saber. 

  O professor tem papel fundamental em criar mecanismos para atrair a atenção e a vontade do saber de seus alunos. Com a correria do dia a dia a pressa do homem para alcançar a tão sonhada felicidade, tem interferido na educação e no conhecimento do senso comum. A consciência crítica se tornou uma realidade em nossa sociedade que sente a necessidade de participar e fazer parte do todo, com as diferenças sociais estampadas em blogs, jornais e redes sociais, traz a consciência para o não, ou seja, olhar o mundo de forma negativa dizendo não para os fatos, a indiferença, o racismo e os preconceitos. 

O papel da educação nessa nova ágora é procurar interrogar, questionar, procurar o porquê e o para que das coisas, essas duas ações positivas e negativas contribuem para o pensamento filosófico. Então porque não voltar a olhar o passado e aprender mais uma vez com os filósofos? 

O educador Paulo Freire propôs um novo modelo de educação baseado no respeito às diferenças culturais na sociedade, o educador deve obter o conhecimento dessas diferentes culturas, o aluno não deve somente aprender o conteúdo, mas também precisa aprender a pensar de forma correta, pensamento desenvolvido a partir da filosofia crítica onde os professores são vistos como sujeitos de sua própria história e participantes do processo. 

A educação crítica é um processo lento onde tem que ser inserida no cotidiano da comunidade. O caminho para o desenvolvimento da consciência crítica é a curiosidade, assim como o filosofo Aristóteles que causava a curiosidade nas pessoas ao interrogá-las o educador deve causá-la a partir da indagação do senso comum trazendo primeiramente o conhecimento do aluno e compartilhando com todos, fazendo-os questionar a si mesmo e propor um novo pensamento a partir do relato de sua aprendizagem.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

As pessoas são seres históricos capazes de modificar o seu espaço e não somente agirem como máquinas programadas para a execução de tarefas, a psicologia nos ajuda a entender esse ser humano na sua individualidade, a sociologia procura entender esse mesmo ser humano em seu meio, sua coletividade.

A importância de uma consciência crítica passa diretamente pela filosofia que faz com que as pessoas desenvolvam um pensamento crítico e próprio sobre a realidade do cotidiano, questiona os dogmas e as validades dos métodos e critérios adotados pela ciência, ou seja, analisar o meio em que vivemos a partir de nossa capacidade de questionamentos e sempre buscando fundamentos, para isso, tendo como principal instrumento, o conhecimento. 

Nesse sentido a atuação do professor no processo educativo está relacionada à formação da consciência crítica, ao desenvolvimento da curiosidade. Educação é sair da caverna um processo capaz de nos tirar da escuridão, da ignorância e irmos ao encontro da luz, do conhecimento.

REFERÊNCIAS

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/democracia-grega-x-democracia-contemporanea.htm 

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/filosofia-democracia.htm 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.